• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 catástrofes que foram previstas e ignoradas

POR André Quincas    EM Mundo Afora      07/03/16 às 15h56

A divisão das áreas de conhecimento existem para organizarmos as pesquisas necessárias ao nosso desenvolvimento. Produzir conhecimento é fundamental para que continuemos avançando e coexistindo com harmonia e qualidade de vida. Pelo menos na teoria. Existem especialistas em áreas que não contribuem tanto pra estes objetivos, mas o fato é que muitas áreas conseguem prever catástrofes.

Especialistas em geologia, economia, oncologia e segurança já previram alguns dos piores momentos do último século. Mas mesmo com informação embasada sobre os riscos iminentes, nada pode ser feito sobre as tragédias que verá a seguir.

Da 1ª Guerra Mundial ao 11 de Setembro, acompanhe 8 catástrofes que foram previstas e ignoradas:

1- Terremoto do Haiti

1

Desde 1998 os especialistas avisavam sobre o terremoto que aconteceu no Haiti em 2010. O terremoto destruiu prédios e matou milhares de pessoas.

2- Usina de Fukushima

2

Em 2011, um terremoto no Japão causou um dos piores acidentes nucleares da história recente. Só que 20 anos antes disso, os cientistas já estavam alertando para a possibilidade de acidentes nessas proporções em virtude de tremores de terra.

3- Crise financeira

3

A crise que os países emergentes vive atualmente se dá também em virtude da desvalorização das commodities. Algo sobre o que se falava já em 2008, na fase de valorização dessas commodities.

4- Avalanche no Peru

4

Em 1968, no Peru, os alpinistas David Bernays e Charles Sawyer morreram ao escalar o monte Glacier 511. O ponto já era conhecido pelas avalanches violentas e imprevisíveis, mas os alpinistas ignoraram os avisos.

5- Colapso de Wall Street

5

A quebra de Wall Street, em 1929, é considerado o maior colapso financeiro de todos os tempos. Mas no início daquele ano, o economista Roger Babson fez um alerta sobre o risco iminente.

6- O risco de câncer pelo tabaco

6

Desde que a indústria tabagista existe os especialistas alertam sobre o risco de câncer em decorrência do consumo de tabaco. Além das outras complicações na saúde que podem ser desenvolvidas em decorrência do cigarro, o câncer foi a principal causa de morte durante todo o século XX.

7- A ascensão de Hitler

7

Depois de a Alemanha por fim à 1ª Guerra Mundial, a França decidiu tributar o país. Na época, o economista britânico John Maynard Keynes fez um estudo apontando como um futuro governo da Alemanha poderia "ir à forra" por conta da multa aplicada ao país. Vinte anos depois, Hitler põe a Europa inteira pra chorar.

8- 11 de Setembro

8

O maior atentado terrorista da história dos Estados Unidos era previsto pelos Pentágono e pela CIA em Junho de 2001, dois meses antes do atentado. Contudo, os agentes não puderam antever a forma como os atentados se dariam e nada puderam fazer para evitar.

Próxima Matéria
Via   Lol Wot  
Imagens Lol Wot
André Quincas
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+