icone menu logo logo-fatosnerd.png


8 cenas de filmes incríveis que não usaram CGI

POR Lucas Fenrir    EM Fatos Nerd      26/01/17 às 19h13
capa do post 8 cenas de filmes incríveis que não usaram CGI

Não é que não gostamos de CGI (Computer Generated Images, imagens geradas por computador, efeitos especiais), mas às vezes parece que eles não evoluíram muito nos últimos anos, ou que são muito forçados em algumas cenas. Todo filme tem pelo menos uma cena que parece ter sido tirada de um PS3, com gráficos que tentam ser reais, mas percebemos que não são. A gente aceita na hora para manter a "magia" do cinema, mas sempre há uma quebra no visual.

Porém, quando são usados apenas efeitos práticos, a cena fica bem melhor. Além de ficar puramente real, não quebra a linha visual. Com isso, nos envolvemos mais com o filme e o momento fica marcado na nossa mente. Muitas cenas do cinema foram feitas dessa for, com nenhum (ou muito pouco) CGI, e listamos algumas delas pra você.

Confira 8 cenas de filmes incríveis que não usaram CGI.

1. Cavaleiro das Trevas - Explosão do Hospital

Na cena em que o Coringa explode o Hospital, nenhum efeito especial foi adicionado. Eles construiram todo o hospital apenas para ser explodido. Além disso, a própria atuação de Heath Ledger foi improvisada, já que ele não sabia que haveria um intervalo entre as explosões. É, inclusive, uma das melhores cenas do filme.

2. Independence Day - Explosão

Bem, na verdade essa cena é metade real e metade CGI. Vamos explicar: a explosão e o fogo que você vê nas cenas é completamente real. Os produtores fizeram grandes maquetes perfeitas dos famosos locais dos Estados Unidos e as explodiram com bombas e fogo de verdade. Porém, na edição final, eles adicionaram carros e pessoas, voando aleatoriamente pela bola de fogo. Foi por isso, inclusive, que Independence Day foi um grande sucesso na época.

3. Senhor dos Anéis - Gandalf e Hobbits

Sabemos que os Hobbits são seres pequenos, e os Magos tem estatura normal ou alta. Por isso, para gravar "Senhor dos Anéis" o diretor Peter Jackson usou um jogo de ilusão de ótica e perspectiva para criar a ilusão de tamanhos desproporcionais entre os atores.

4. Mad Max - Guitarra em chamas

Sim. uma das cenas mais incríveis e memoráveis de Mad Max não usou nenhum CGI. Na verdade, o filme em si usa pouca computação gráfica. As perseguições são feitas com carros reais no deserto, e eles só adicionam um fundo para parecer que o deserto é maior do que parece, criando um horizonte falso. Na cena em questão a guitarra foi modificada para liberar grandes jatos de fogo de acordo com os acordes tocados.

5. Homem-Aranha - Bandeja

A cena em que Peter Parker pega Mary Jane e em seguida equilibra todos os itens do lanche dela na bandeja foi filmada dezenas vezes até atingir a perfeição. Não foi usado CGI nela; os produtores simplesmente colocaram uma super-cola nos itens para que eles grudassem instantaneamente uns nos outros e não caíssem.

6. Missão Impossível 5 - Avião

Parece CGI, mas não é. Tom Cruise teve que treinar bastante, ser amarrado com super fios de aço à lateral do avião e usar lentes de contato especiais para manter os olhos abertos enquanto o avião decola. Foi uma das cenas mais memoráveis do filme.

7. A Origem - Café

Na cena em que Leonardo DiCaprio e Ellen Page estão num café em Paris e tudo explode ao redor deles foi "real". Utilizaram canhões de ar comprimido para explodir tudo e câmeras especiais para captar slow motion. Depois, eles adicionaram as imagens dos atores, filmados com as mesmas câmeras, antes que eles se movessem perceptivelmente e juntaram as duas imagens.

8. Jurassic Park - Dinossauros

Claro que não poderia faltar na lista. Todos os Dinossauros que aparecem nas cenas mais importantes não foram feitos com computação e sim com robôs, miniaturas e pessoas fantasiadas. O destaque fica com o Tiranossauro Rex, o maior rob utilizado no filme. O filme era tão real que foi um dos maiores sucessos de bilheteria da história. O único CGI é nas poucas cenas em que o corpo inteiro do dinossauro aparece.


Próxima Matéria
avatar Lucas Fenrir
Lucas Fenrir
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest