icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


8 coisas geniais que quase ninguém sabe sobre Pokémon

POR PH Mota EM Curiosidades 25/05/16 às 18h31

capa do post 8 coisas geniais que quase ninguém sabe sobre Pokémon

Após 20 anos de sucesso, Pokémon já está firmado como ícone da cultura pop, mesmo para quem não vivencia o mundo dos animes ou dos games. Mesmo assim, muita coisa sobre a franquia ainda é desconhecida para parte do público.

A origem dos Pokémon, a inspiração que eles geram nas pessoas ou os fatos por trás da criação da franquia continuam surgindo mesmo após tantas gerações de jogos e temporadas de desenho.

Acompanhe alguns dos fatos e curiosidades sobre Pokémon que provavelmente você nunca ouviu falar.

1 - Poliwag são inspirados em girinos de verdade

A pequena criatura azul, sem braços e com uma espiral na barriga tem um equivalente bem parecido no mundo real. Alguns girinos translúcidos tem a mesma aparência, com o intestino a mostra. O formato dos órgãos dos animais é o mesmo retratado no Pokémon. O curioso é que quando ele evolui, a espiral muda de direção.

2 - Parasect é um Pokemon zumbi

Apesar de não existirem zumbis humanos no mundo Pokémon, Parasect é uma versão animal do monstro. O Pokémon na verdade é uma junção de um inseto com um fungo parasita que toma conta de todas as ações do hospedeiro. Não é à toa que o nome da criatura é a junção das palavras parasita e inseto, em inglês.

3 - O primeiro Pokémon lendário é inspirado numa lenda real

Logo no início do anime de Pokémon, Ash se depara com uma ave mística que não era mencionada em nenhum produto já lançado da franquia. Sendo o primeiro Pokémon que realmente não passava de uma lenda, inspirou a criação de Ho-Oh, na geração seguinte. A ave é baseada na fênix imortal chinesa chamada de Fenghuang.

4 - Dá nome a uma proteína do corpo humano

Quanto um grupo de cientistas descobriu uma proteína envolvida no processo de enviar estímulos elétricos para o cérebro humano, decidiram homenagear a franquia dando o nome de "Pikachurin". Anteriormente, um grupo nomeou um gene "Pokémon", mas a empresa tomou providências legais, já que o gene estava ligado a desenvolvimento de tipos de câncer.

5 - Podem ser animais reais

Alguns Pokémon são a representação fiel de animais que existem no mundo real. Os hábitos, alimentação e até mesmo visual de criaturas de bolso supostamente encontradas só na ficção são reproduzidas fielmente na biologia do mundo real. Não é de se espantar que os criadores copiam animais que já existem, pois haja imaginação para mais de 700 criaturas.

6 - Os professores tem nomes padronizados

Desde a primeira geração de Pokémon, os jovens treinadores são guiados por uma figura de autoridade: um Professor Pokémon. Até hoje, todos os professores apresentados na série tem uma característica em comum: tem nomes de espécies de árvores.

7 - Ash e Gary são homenagens a criadores da Nintendo

Os nomes originais de Ash e Gary, na versão em japonês, são Satoshi e Shigeru. Os personagens foram nomeados em homenagem a Satoshi Tajiri, o criador de Pokémon, e Shigeru Miyamoto. Esse último criou diversas franquias consagradas da Nintendo, como Mario, Donkey Kong e Zelda.

8 - Foi inspiração de um discurso de candidato a presidente

Em 2011, o candidato à presidência dos Estados Unidos Herman Cain fez um discurso em que citava as palavras de um certo poeta. O que os fãs de Pokémon perceberam depois que o discurso estava na internet era que as palavras saíram do tema do filme Pokémon 2000.

Por trás da criação de tantos personagens e criaturas, há várias histórias e curiosidades. Agora que você já sabe todas, está mais perto de ser um verdadeiro mestre.


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest