• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas impressionantes que você pode fazer com papel

POR A redação    EM Curiosidades      20/04/16 às 18h38

Não é possível saber qual é a principal função do papel. Quem estuda, acredita que o papel pode ser utilizado para escrever ou ler (quando se trata de livros já prontos). Mas existem diversos tipos de papeis e dessa forma também existem outras funções.

Com papel você pode dobrar, cortar, rabiscar ou reciclar. Com papel você pode criar uma infinidade de coisas diferentes e exóticas. De vestidos até o queridinho das escolas primárias, papel machê.

Conheça 7 coisas impressionantes que você pode fazer com papel:

1- Origami

A arte de dobradura de papel japonesa que consiste em criar diversos coisas apenas com um papel sulfite simples. Os mais comuns são: tsurú, roas, borboletas e raposas. Muitos casais usam o tsuru como objeto decorativo em cerimônias de casamento.

2- Cacheador de cabelo

papel

Você pode usar papel para enrolar seus fios. Enrole o papel pardo no cabelo da mesma maneira que faria com o babyliss. Pode fazer com os fios molhados e secá-los com o secador de cabelo, finalize com um spray e solte mecha por mecha. Seu cabelo ganhará cachos naturais.

3- Objetos decorativos

lantern group

Com papel cartão é possível fazer vários tipos de objetos decorativos, tais como lustres, móbiles artesanais e bolachas de mesa.

4- Vestidos

vestido_de_laura

Com criatividade é possível fazer qualquer tipo de coisa, inclusive roupas. Existe uma feira anual chamada "Cheap Chic Weddings Toilet Paper Wedding Dress Contest" onde artistas se reúnem para criar peças exclusivas feitas com papel higiênico.

5- Papel machê

conjunto-de-gatos.0

Sim, com papel você pode fazer mais papel, mesmo que seja de um jeito bem diferente, como é o papel machê. Para fazer papel machê você precisa juntar tiras de jornal ou papel mais fino junto a cola. Depois de endurecido você pode fazer variados tipos de coisas, como tigelas e máscaras.

6- Brinquedos

brinquedos-de-papel-4

Cartões para jogos, ou formas geométricas que podem formar algum objeto ou animal. O interessante é que com brinquedos de papel a criança pode criar seu próprio brinquedo, desenvolvendo aspectos criativos.

7- Cartões

cartao-para-aniversario

Datas comemorativas são especiais, e dependendo da ocasião é sempre interessante receber cartões de parabenização ou agradecimento. Para desenvolver sua criatividade, nada melhor do que criar seu próprio cartão, feito manualmente.

8- Acabar com o mundo dobrando 103 vezes

Dobre-um-papel-42-vezes-e-ele-chegará-a-Lua

Quer ganhar uma aposta de qualquer cara no Universo? Aposte com ele que ele não consegue dobrar um papel ao meio 103 vezes. Isso porque, matematicamente, é impossível realizar essa operação, já que as dimensões do papel excederiam as do próprio Universo - que é tão grande que, só pra lembrar, levaria bilhões de anos-luz para ser percorrido.

Por sua vez, um ano-luz é a distância que um fóton percorre em um ano, à velocidade de 300 mil km por SEGUNDO! Ou seja, é bem rápido, o que faz dessa distância literalmente impossível de percorrer, imagine então de dobrar.

O recorde mundial atual é de Britney Gallivan, que fez meras 12 dobraduras, deixando o papel um pouco mais espesso que uma mão. Por sorte, porque se tivesse continuado, poderia ter acabado com o mundo! Acompanhe aqui o crescimento exponencial de volume a cada vez que se dobra um papel, lembrando que, a cada dobra o valor é multiplicado por 2 - e por isso aumenta tão rapidamente.

- ao dobrar o papel pela terceira vez, ele terá a espessura de um prego;

wood-nail-metal_15085012

- na sétima dobra, ele terá a espessura de um caderno de 128 páginas;

problem-sign-status-text-text-considered-language-sign

- com 10 dobras, o papel terá a largura da sua mão;

???? Vol.18 ???????

- após 23 dobras, você chega a um quilômetro;

gouw_distance_1km

- após 30 dobras, você pode chegar ao espaço, pois seu papel terá 100 km de altura;

earth-orbit-outer-space-999463-480x320

- com 42 dobras, você poderá ir à Lua, e com 51, você vai queimar no sol;

Map_of_the_full_sun

- agora avance para 81 dobras, e seu papel terá 127.786 anos-luz, quase tão grosso quanto a galáxia de Andrômeda (abaixo), com diâmetro estimado em 141 mil anos-luz;

andromeda-galaxy-970x640

- após 90 dobras, seu papel terá 130,8 milhões de anos-luz de espessura, maior que o diâmetro do Superaglomerado de Virgem, estimado em 110 milhões de anos-luz. Esse aglomerado contém a Via Láctea, Andrômeda e cerca de 100 outros grupos de galáxias;

virgo-supercluster-809x745

- e, finalmente, após 103 dobras, você ficará fora do universo observável, cujo diâmetro é estimado em 93 bilhões de anos-luz.

Master_Universe_by_ANTIFAN_REAL

Bom, além de ser impossível, como você percebeu, agora vamos explicar porque o título.

1) Dois corpos não ocupam o mesmo lugar, de acordo com a física, e para criar um papel com 103 dobraduras, você precisaria de um espaço vazio do tamanho do Universo para colocá-lo dentro.

2) Para que um papel dobrado 103 vezes tivesse a espessura do Universo, qual seria seu tamanho original?

3) Ainda que o espaço e os planetas e estrelas cedessem lugar para o seu papel, e você tivesse um papel desse tamanho e conseguisse dobrá-lo, não me pergunte como, o campo gravitacional que ele geraria, sendo um objeto maciço com as proporções do Universo, provavelmente criaria um campo gravitacional tão grande que o Universo implodiria, ou ele seria "engolido" por algum buraco negro no meio do caminho, mas provavelmente. E você iria junto.

E aí, galera, já pensou em utilizar seus dotes criativos com papel nesse feriado? Se você se arriscar, conta pra gente!

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+