• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas mais antigas do mundo que ainda funcionam

POR PH Mota    EM Ciência e Tecnologia      25/05/17 às 14h47

Dê uma olhada nas tecnologias que você utiliza normalmente ao longo dos dias. Seu tablet, seu celular, sua televisão, seu carro, seu vídeo game... É bem provável que todos esses equipamentos estejam há pouco tempo na sua vida. Isso porque a durabilidade das tecnologias hoje é bem menor que a do passado.

Claro que para discutir isso devemos ir muito além das condições tecnológicas, mas analisar a velocidade das informações hoje em dia, o avanço dos recursos disponíveis, a moda e todas as tendências que giram ao redor da imagem de um simples equipamento. Na contramão disso tudo, porém, existem alguns equipamentos produzidos há anos atrás que contrariam todas as expectativas e se mantêm em funcionamento.

Vamos conhecer alguns dos objetos mais antigos do mundo que ainda funcionam perfeitamente, apesar do tempo passado de sua criação.

1 - Televisão (desde 1936)

Essa televisão pode não ser a mais moderna dentro de uma sala, mas tem o seu valor por conta dos 80 anos de história que carrega. Construída em 1936, o modelo é o mais antigo ainda em funcionamento em toda a Grã-Bretanha. Ela foi comprada numa época em que havia apenas um canal fazendo transmissões de duas horas por dia. Apesar de não ter a tecnologia dos equipamentos de hoje em dia, dá pra perceber que a qualidade dos materiais é grande. Com tantos anos de história, a televisão teve apenas 30% de suas partes trocadas para manutenção, e sempre por peças originais.

2 - Lâmpada (desde 1901)

A lâmpada mais antiga do mundo já está acesa há 116 anos. O feito é tão impressionante que existe um site destinado somente à lâmpada e em 2015 os admiradores da tecnologia fizeram uma festa celebrando um milhão de horas de funcionamento. Desde 1901, a lâmpada feita por Adolf Chailet (que competia com Thomas Edison para produzir a melhor lâmpada) ilumina uma estação de bombeiros em Livermore, na Califórnia (Estados Unidos).

3 - Aspirador de pó (desde 1904)

Depois de 113 anos, o aspirador de pó de Harry Cox ainda funciona. Considerado o mais antigo do mundo ainda em funcionamento, ele foi resgatado antes de ser jogado fora na empresa em que o rapaz trabalhada. Com 57 anos, Harry tem praticamente a metade da idade do aspirador fabricado pela American Aturtevant em 1904. Apesar da paixão que ele tem pela máquina, sua mulher odeia o barulho e o desconforto causado pelo equipamento secular.

4 - Sinal de trânsito (desde 1932)

Dependendo de onde você vive, você conhece como sinal, sinaleiro, semáforo, farol ou vários outros nomes que são comuns para o aparato que controla o trânsito a partir de luzes verdes e vermelhas. O mais antigo de todo o mundo está em Ashville, Ohio (Estados Unidos), ligado desde 1932. Apesar de ainda em funcionamento, ele deixou as ruas em 1982, porque pessoas daltônicas não estavam conseguindo distinguir as luzes vermelhas das verdes. Desde então, o equipamento foi colocado num museu da cidade, onde controla a passagem de pedestres.

5 - Refrigerador (desde 1936)

Durante a Grande Depressão dos Estados Unidos, da década de 30, as dificuldades eram muitas. Para a família Kinghorn, no entanto, um investimento se provou de grande valor. Era 1936 quando eles decidiram comprar uma geladeira que superou não só aquela crise, como todos os efeitos do tempo. A máquina é uma das mais antigas ainda em funcionamento no mundo e nunca precisou de consertos sérios, com exceção da troca de algumas partes há 30 anos. O refrigerador é um dos últimos modelos ainda fabricados sem uma luz interna, provando que os tempos realmente eram outros.

6 - Computador (desde 1958)

Em comparação com os outros itens da lista o computador é bem jovem, mas não vamos ser injustos, já que para sua categoria este é o mais antigo do mundo ainda em funcionamento. Construído em 1958 no Japão, o computador ainda funciona perfeitamente. Ao longo dos anos ele precisou de reparos e upgrades, mas ainda mantém a mesma estrutura de sistema. A máquina ocupa cerca de 200m² e tem o poder de processamento menor que o de uma calculadora.

7 - Hotel (desde 705)

Quando se fala em tradição e hospedagem, a pousada Nishiyama Onsen Keiunkan, no Japão, certamente está muito à frente de qualquer outro estabelecimento. Fundado no ano 705, o hotel já acumula 1.312 anos de serviço. O estabelecimento é conhecido por suas águas termais numa paisagem cercada por montanhas. Com 35 quartos, o hotel é mantido como um negócio de família há mais de 50 gerações. Ele foi fundado pelo filho de um empregado do imperador e desde então mantém sua arquitetura tradicional, apesar de uma grande reforma em 1997.

8 - Website (desde 1998)

OK, menos de 20 anos não é tanto assim para ganhar um lugar nessa lista, quando estamos falando de um TV de décadas ou uma pousada de tradição milenar. No entanto, quando a gente observa a velocidade de avanço da internet, encontrar um site que promoveu um filme de 1998, quando a rede ainda dava os seus primeiros passos para o grande público, é realmente um achado no tempo. O site do filme Mens@gem Pra Você, com Tom Hanks e Meg Ryan, ainda está no ar e você pode acessá-lo normalmente décadas depois.

Conhece outras coisas bem antigas que ainda funcionam? Conte para a gente nos comentários! Vale de tudo!

Próxima Matéria
Via   Oddee     Daily Mail     Mental Floss  
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+