• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas mais bizarras que estavam à bordo do Titanic

POR PH Mota    EM Curiosidades      10/11/16 às 13h56

Já fazem mais de 100 anos que o Titanic afundou e marcou a história da navegação no mundo inteiro. A história se tornou ainda mais icônica depois que Leonardo DiCaprio estrelou uma emocionante história de amor à bordo do navio, em 1997.

Além dos milhares de passageiros, vários itens acompanhavam os viajantes ou estavam disponíveis para as diferentes classes no navio. Alguns deles foram apresentados no filme e se tornaram clássicos conhecidos, como um automóvel Renautl e caras pinturas e obras de arte.

Os objetos foram listados num manifesto que embarcou no navio Mauritania, que chegou até os Estados Unidos intacto. Além disso, empresas de seguro relataram ainda mais itens que os sobreviventes informaram carregar no navio. Confira alguns deles:

1 - Banheiras elétricas

1

No início do século 20, as banheiras elétricas estavam na moda para quem era fanático por conforto e saúde. Apesar do nome, elas não eram utilizadas para o banho, e sim como espécies primitivas de câmaras de bronzeamento. A sua popularidade era tão grande, que uma delas estava dentro do Titanic. Para não gerar confusão na utilização, as mulheres podiam usar o aparelho pela manhã e os homens pela tarde e durante a noite. Para ter direito ao conforto, os passageiros precisavam pagar $1, equivalente a cerca de $25 hoje (ou aproximadamente R$ 78).

2 - "pio

2

Em 1921, quando o Titanic fez sua viagem, o ópio já havia sido banido nos Estados Unidos. As novas regulamentações fizeram com que empresas farmacêuticas tivessem dificuldade de utilizar o componente na produção de seus remédios, mas ainda assim a droga, altamente viciante, esteve presente à bordo do Titanic e foi relatada em quatro casos pelas autoridades.

3 - Chow Chow

3

Para quem conhece a história do Titanic principalmente por causa do clássico do cinema, pode ser bem estranho imaginar que havia cachorros à bordo do navio. No casso de um cão da raça Chow Chow, ele viajava na primeira classe, acompanhando um americano de Nova York que voltava para casa e viajava com o cão para substituir a companhia da esposa. O passageiro sobreviveu, escapando em um dos botes, mas são cão não teve a mesma sorte, encontrando a morte ao lado de outros sete cachorros do navio.

4 - Gaita de foles

4

À bordo do Titanic, o fazendeiro irlandês Eugene Patrick Daly carregava seu tradicional instrumento, uma gaita de foles. Durante o início da viagem do navio, Daly tocou a gaita para os passageiros, para manter a animação do começo da viagem. No naufrágio, ele ofereceu sua vaga num bote a duas mulheres e acabou ficando para trás, mas sobreviveu pulando no mar e sendo resgatado pelo transatlântico Carpathia.

5 - Banho turco

5

O banho turco - também conhecido como hamame - é um tipo de banho que consiste em estar num ambiente quente e cheio de vapor, como uma sauna, antes de se molhar com água. O hábito era considerado luxuoso na época e um cômodo dedicado exclusivamente aos passageiros de primeira classe era inteiramente dedicado à espécie de banho. A diferença desse hábito para a sauna comum é que é muito mais úmido e menos quente do que a sauna comum, ou sauna seca.

6 - Máquina de marmelada

6

Para produzir marmelada, é importante que as frutas sejam cortadas precisamente. A máquina é dedicada a fazer os cortes corretos e produzir um resultado ideal. Viajando na segunda classe do navio estava Edwina "Winnie" Celia Troutt, que perdeu a máquina na correria para conseguir escapar com vida em algum bote. A máquina se perdeu, mas ao menos Winnie conseguiu sobreviver.

7 - Mala de filmes

7

Assim como automóveis e equipamentos eletrônicos, os filmes estavam se tornando extremamente populares no início do século 20. Formada em 1909, a New York Motion Picture Company contava com dois membros, um deles à bordo do Titanic com uma maleta de filmes prontos para serem editados e lançados numa nova produção. Infelizmente a maleta numa chegou ao seu destino final e o conteúdo dos filmes nunca chegou a ser conhecido.

8 - Cavalos elétricos

8

Como não poderia deixar de ser dentro de um navio de luxo, o Titanic contava com uma academia para os passageiros. Um particular item de malhação na época era o cavalo elétrico. A maquina de exercícios simulava a cavalgada em um animal real para estimular os músculos do corpo.

Qual dos itens você acha mais estranho? Esses são só alguns dos milhares relatados que acompanharam os passageiros do Titanic.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+