icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


8 coisas naturais que você não vai acreditar que existem

POR Mateus Graff EM Ciência e Tecnologia 03/10/17 às 13h56

capa do post 8 coisas naturais que você não vai acreditar que existem

A natureza, em seu sentido mais amplo, é equivalente ao "mundo natural" ou "universo físico". O termo "natureza" faz referência aos fenômenos do mundo físico, e também à vida em geral. A natureza tem o poder de deixar os humanos completamente encantados com coisas naturais. Tudo bem que a natureza as vezes parece castigar o homem, mas também nos surpreende com cada coisa, que não podemos nem reclamar.

Pois bem, nós fizemos uma seleção de coisas naturais que acontecem e que talvez você nem saiba que existe. Jpa viu um arco-íris branco ou uma arvore com casca colorida? E uma "pedra" que sangra? Pois é, estamos falando de coisas assim, e temos certeza que você vai se surpreender com a nossa lista com as 8 coisas naturais que você não vai acreditar que existem:

1 - Brilho verde do Sol

Vamos começar a nossa lista com algo que não poderíamos viver sem, o Sol. Realmente o nascer e o pôr do Sol são contemplados por milhares de pessoas. Mas já escutaram falar no brilho verde do Sol? Esse fenômeno é visto ao pôr do sol e dura apenas um ou dois segundos. A atmosfera funciona como uma espécie de prisma, quebrando a luz do Sol em cores separadas. Mas e aí, sabia que o Sol poderia ter um brilho verde?

2 - Ondas sem fim

O sonho de qualquer surfista é uma onda que não quebra. Pois bem, aqui no Brasil isso existe, e é conhecida como Pororoca. A onda pode percorrer até 800 quilômetros sem desacelerar e ter cerca de 3,7 metros de altura. Mas por que diabos existe essa onda? Bom, esse fenômeno acontece por que as marés do Oceano Atlântico encontram a foz do rio Amazonas. O som que a onda produz pode ser escutada até meia hora antes dela passar. A onda é perigosa pelo fato de poder ter grandes detritos na água, como árvores inteiras, por exemplo.

3 - Lava azul

Na Indonésia, a cratera Kawak Ijen, na ilha de Java, tem uma lava um pouco diferente. Em vez do tradicional amarelo e laranja, essa lava é azul. Porém, acontece uma confusão quanto a cor dessa lava, pois ela não é inerentemente azul. Esse evento é produzido pela combustão de uma alta concentração de enxofre na no vulcão. Quando o enxofre "acende", ele queima como uma chama azul. Por isso, quando a grande concentração de enxofre entre em contato com a lava, a mesma parece ficar azul. Na verdade, são apenas chamas azuis do enxofre que flui da montanha.

4 - Lago Natron (Tanzânia)

Acreditem se quiser, esse lago tem a capacidade de transformar os animais em pedra. Mas como isso é possível? Pois bem, devido ao alto grau de alcalinidade, o PH da água fica entre 9 e 10,5, fazendo com que os animais fiquem petrificados. Devido ao hidrogênio e ao alcalino, cria-se sal e calcário, que preservam os organismos e impedem que eles se desintegrem. O lago ficou famoso em todo o mundo depois que o fotógrafo Nick Brandt fez imagens assustadoras de animais mortos. Ele encontrou as criaturas mortas em terra e resolveu colocar uma delas como se ainda estivesse viva.

5 - Deserto com flores

Não podemos negar que os desertos são conhecidos principalmente por três características: calor, flora e fauna mínimas e falta de água. Porém, o Deserto do Atacama parece ser diferente. A região é a mais árida do mundo, mas as flores inusitadas são um resultado do efeito do El Niño. As flores aparecem entre o mês de setembro e novembro, mas só com o efeito do fenômeno citado. O evento acontece a cada cinco a sete anos. A imagem acima mostra como o Deserto do Atacama fica com um visual belo.

6 - Arco-íris branco

Os arco-íris são belos, ainda mais com aquela quantidade de cores. Mas vocês já viram alguma vez na vida um arco-íris branco? Um arco-íris branco acontece da mesma forma que o colorido, com a luz solar passando por gotas de água. Porém, nesse caso, acontece quando uma neblina está se formando. Como as gotas do nevoeiro são menores, as cores se perdem ao passar por elas. Existem cores no arco-íris branco, porém, são tãp fracas que nossos olhos não conseguem percebê-las.

7 - Arco-íris em árvores

E que tal árvores coloridas? Essa árvore da foto é um Eucalyptus deglupta, conhecido como eucalipto arco-íris. Nativo das Filipinas e outras áreas tropicais, pode chegar até a 76 metros de altura. A maior parte do ano, a árvore possui uma casca lisa e laranja. Porém, no verão, a árvore perde essa casca e podemos ver uma casca multicolorida. Verde, vermelho, laranja, cinza e até mesmo roxo cobrem essa casca.

8 - Pedras vivas

Sabia que existe uma pedra que "sangra"? O nome da pedra é Pyura chilensis, também conhecida em espanhol como piure. Essa "pedra" na verdade é um animal marinho pertencente ao filo Chordata. Apesar de ser imóvel, o animal se alimenta por sucção na água e filtrar micro-organismos. Localmente, pessoas criaturas são comidas cruas, como ostras, ou cozidas com salada e arroz. você teria coragem de comer?

E aí, caros amigos, já conheciam todas essas coisas fantásticas? Comentem!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest