icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


8 coisas que acontecem se você segurar as fezes por muito tempo

POR Karen Batista EM Curiosidades 20/09/16 às 20h49

capa do post 8 coisas que acontecem se você segurar as fezes por muito tempo

Ir ao banheiro para fazer o número 2, é completamente normal, certo? Errado!

Para muitas pessoas defecar pode ser algo realmente problemático, e apesar do correto ser fazer suas necessidades por pelos menos 2 vezes ao dia, muitas pessoas simplesmente não conseguem seguir esse ritmo.

Pensando exatamente nós aqui da Fatos, reunimos e copilamos os 8 assustadores motivos que te farão pensar duas vezes antes de dispensar ou segurar a vontade de ir ao banheiro. Confira!

1- Suas fezes se ressecam e acabam gerando fissuras anais

Segundo Alexandre Fonoff, que é coordenador do Centro de Coloproctologia do Hospital Samaritano de São Paulo, em entrevista ao site vix.com, quando as fezes não são eliminadas já no primeiro estímulo, elas retrocedem para o segmento  acima do reto, chamado cólon sigmóide.

E coincidentemente é nessa região que o nosso organismo retém a água das fezes, e por isso ela naturalmente fica ainda mais ressecada, visto que passou por esse processo por mais de uma vez, dificultando ainda mais o ato de defecar que agora só ocorrerá quando houver um segundo estímulo.

Por esse motivo, já com as fezes ressacadas o surgimento de fissuras pode ser considerado comum, e eis que temos um dos primeiros problemas causados pela retenção.

2- Pode ocorrer sangramentos

Já com as fezes secas e endurecidas e algumas fissuras, nós podemos deduzir o que é que irá acontecer, não é mesmo?

Pois bem, a ocorrência de feridas ainda maiores que expelem sangue vivo, é o próximo sintoma dessa assustadora situação.

3- Você pode desenvolver hemorroidas e tromboflebites

Quando já não se consegue mais defecar como de costume, as pessoas passam a ter que fazer uma grande pressão abdominal para talvez conseguir expelir as fezes. E é exatamente essa pressão que é a responsável pela maioria dos demais problemas que podem surgir.

Um exemplo disso é o surgimento de hemorroidas, que acontecem exatamente devido o aumento da pressão sobre as veias do reto e ânus, que se dilatam, inflamam e ficam doloridas.

Outro exemplo é a tromboflebite, que surge a partir da hemorroida que é obstruída por um trombo.

4- Você fica suscetível a hérnias na parede abdominal

Como podemos perceber, todos os demais sintomas ocorrem em uma espécie de cadeia, que quando não tratada vai evoluindo e tornando o caso ainda mais crítico.

A hérnia abdominal por sua vez, tende a ser o próximo passo dessa cadeia, que ocorre quando algum órgão abdominal, que geralmente é alguma parte do próprio intestino, escapa do seu local convencional para outro, isso tudo graças a pontos frágeis que existem nesse órgão.

5- Ocorre uma diminuição passageira do fluxo de sangue para o cérebro

Até pode parecer exagero, mas é real! O grande esforço e pressão gerada para a expulsão das fezes também pode causar lipotimia, que nada mais é do que a diminuição momentânea do fluxo de sangue no cérebro.

6- Ruptura de Aneurisma cerebral também pode ocorrer caso ele já exista

E já que estamos falando de pressão e cérebro, é preciso ter consciência que caso já exista aneurismas cerebrais, essa ação aumenta e muito as suas chances de rompimento.

7- Pode ser preciso uma intervenção cirúrgica

Quando o problema se torna extremamente sério, é preciso recorrer a uma intervenção cirúrgica para literalmente se livrar de todo o acúmulo de fezes, visto que naturalmente isso não mais ocorrerá, e permanecer nessa condição é extremamente perigoso e inviável.

8- Pode levar a morte

E para você que se questionou o que é que poderia acontecer caso a cirurgia não for feita, bom a resposta é bastante direta, por que a situação toda literalmente pode levar a morte.

É claro que isso só ocorre em casos extremamente graves, onde todos os sintomas foram negligenciados.

Para vocês terem uma ideia, uma adolescente britânica, de 16 anos veio a falecer após ficar 8 semanas sem ir ao banheiro. Emily Titterington tinha uma rara fobia de banheiro, problema este que a fazia evitar por tudo ter que ir a este local.

Após passar 8 semanas sem defecar, a garota teve a cavidade torácica comprimida e seus órgãos foram deslocados visto tamanha retenção. Em sua autópsia os médicos revelaram ter ficado realmente chocados, visto que ela apresentava uma "extensão massiva no intestino grosso", e seu abdômen além de inchado, apresentava as costelas inferiores mais dilatas do que a sua bacia.

E então queridos leitores, vocês podiam imaginar que o simples ato de segurar as fezes poderia causar todos esses graves problemas quando se agravava? Conta pra gente aqui em baixo  pelos comentários.


Próxima Matéria
avatar Karen Batista
Karen Batista
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest