icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


8 coisas que provavelmente você não sabia sobre filmes considerados "cult"

POR PH Mota EM Entretenimento 13/09/17 às 15h17

capa do post 8 coisas que provavelmente você não sabia sobre filmes considerados "cult"

O termo "filme cult" ganhou força na língua inglesa, utilizado para produções que ganham grupos de fãs devotos que amam fazer maratonas, eventos, convenções e demonstrar o seu amor pelos filmes de maneiras variadas. Na verdade, a denominação vem de "culto" e diz respeito a filmes que acumulam um grande número de seguidores.

Você pode pensar que o conceito pode se aplicar para praticamente qualquer filme, como desenhos animados da Disney ou adaptações de franquias populares, mas não é bem assim.

Um grande filme cult traz uma mistura de originalidade e conceitos inovadores que nem sempre os tornam verdadeiros blockbusters, mas ainda assim atingem um grande número de seguidores e ajudam a influenciar o rumo da indústria do cinema.

São filmes que podem fugir um pouco das fórmulas clássicas de Hollywood e criar reinvenções nas telas. Em alguns casos, a tentativa de inovação é tão grande que isso pode refletir em fracassos de bilheteria, mas o consumo das produções em DVDs, blu-rays, streaming ou reprises na TV.

Aqui estão alguns fatos curiosos por trás de alguns dos filmes considerados verdadeiros clássicos cults do cinema.

1 - Beetlejuice

Em 1988, o mundo foi apresentado ao fantasma Beetlejuice nas telas de cinema. Na época, a produção foi bem reconhecida, rendeu mais de $70 milhões e um Oscar de melhor maquiagem. O que muita gente não sabe, é que a primeira versão do roteiro da história era muito mais sombria. O personagem principal deveria ser um vilão com a missão de assassinar os personagens do filme que chegam até a casa em que ele habita. Além disso, a personagem de Winona Ryder deveria ter uma filha de apenas 9 anos que seria capaz de falar com fantasmas. Ao invés de se aproximar deles, no entanto, seria agredida por Beetlejuice ao ponto que seria quase morta pela violência. Durante a fase de produção, decidiram mudar o tom do filme torná-lo bem menos agressivo e pesado, se tornando o clássico que é hoje. Leia sobre mais filmes clássicos que quase foram arruinados por ideias tenebrosas.

2 - Clube dos Cinco

Clube dos Cinco é um dos maiores clássicos da década de 80 e ainda hoje um dos melhores filmes que relatam o drama de adolescentes com uma mensagem poderosa. Quando o elenco do filme se reencontrou em 2015, para comemorar os 30 anos da produção, revelou alguns segredos de bastidores. Ally Sheedy confirmou que algumas cenas provocantes foram cortadas da produção, incluindo uma cena de topless e uma em que uma adulta sensual fazia movimentos de ginástica de maneira sexy.

3 - Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio

Quem é fã de filmes trash de baixo orçamento com certeza conhece o valor da obra de Sam Raimi, Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio. O filme de 1981 foi gravado em condições precárias, num lugar remoto do Tennessee e só conseguiu atenção depois que Stephen King elogiou a produção. Graças a isso, a New Line decidiu distribuir o filme para mais salas de cinema no país, o que ajudou a consolidar a produção como um dos melhores filmes de terror de todos os tempos. E o projeto quase não aconteceu, pois o investimento financeiro que Raimi precisava só veio quando um dentista decidiu investir parte de seu dinheiro no orçamento para a produção. O mundo do cinema agradece!

4 - Clube da Luta

De acordo com Chuck Palahniuk, autor do livro que inspirou o filme, grande parte das informações da história (como a inserção de quadros de pornografia em vídeos ou visitas a grupos de suporte) vieram de casos reais que alguns de seus amigos realmente fizeram ou tinham ouvido. Quando David Fincher editava o filme, ele queria que a ideia de inserção de Tyler Durden de forma aleatória já fosse feita logo na apresentação da logo da Fox, mas o estúdio não permitiu. Em seguida, ele tentou negociar com a Regency, que também tinha a logo na abertura do filme, mas o presidente da empresa foi contra a ideia.

5 - Rocky Horror Picture Show

Quando fez sua estreia nos cinemas dos Estados Unidos, Rocky Horror Picture Show passava em sessões comuns ao longo do dia, mas teve uma recepção terrível e foi fortemente criticado pelo público. Foi então que ele passou a ser exibido em sessões de meia-noite e começou a ganhar popularidade. Os fãs passaram a visitar as sessões com frequência, conversavam com os personagens em tela e até mesmo iam ao cinema se vestindo como os personagens do filme. Ainda hoje, o filme é exibido em edição limitada, sendo o lançamento de maior duração na história do cinema dos Estados Unidos.

6 - Donnie Darko

Na versão original de Donnie Darko, o diretor Richard Kelly queria que o personagem assistisse ao filme C.H.U.D. - A Cidade das Sombras, quando vai ao cinema. Porém, por conta de problemas com os direitos da produção, ele acabou não sendo utilizado. Na versão final do filme, trechos de Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio, de Sam Raimi (que também está nesta lista) acabou sendo escolhida, como presente do próprio diretor do clássico trash. Por conta de direitos autorais, algumas músicas do filme também tiveram que ser trocadas, como é o caso de Mad World, que toca no fim da história. A ideia original era inserir MLK, da banda irlandesa U2.

7 - Os Aventureiros do Bairro Proibido

John Carpenter e Kurt Russell tinham tanta fé no filme após as exibições teste, que tinham certeza que o filme seria um verdadeiro sucesso. Porém, a Fox investiu pouco na divulgação do filme e ele acabou sendo um verdadeiro fiasco de bilheteria. Apesar disso, o filme se tornou extremamente popular depois que foi lançado em vídeo. Segundo Russell, a publicidade do filme não recebeu atenção simplesmente porque o filme não sabia como fazer isso da maneira apropriada.

8 - Warriors - Os Selvagens da Noite

Quando o primeiro pôster do filme foi divulgado, uma frase polêmica provocou uma reação terrível de parte da população. "Estes são os exércitos da noite. Eles são 100 mil fortes. Eles superam policiais em cinco para um. Eles poderiam comandar a cidade de Nova York" (These are the armies of the night. They are 100,000 strong. They outnumber the cops five to one. They could run New York City.). A tentativa de promover o filme dessa forma, no entanto, enfureceu pessoas que chegaram a tentar banir a produção em todo o país.

Gostou das curiosidades? É fã de algum desses filmes? Conte para a gente nos comentários da matéria.


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest