• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas que quase deixaram os filmes de Senhor dos Anéis BEM diferentes

POR Ana Monteiro    EM Fatos Nerd      27/12/17 às 17h05

Senhor dos Anéis é uma obra prima da literatura e do  cinema. Os três livros de  J. R. R. Tolkien foram adaptados para uma trilogia cinematográfica por Peter Jackson. Os filmes foram um sucesso de bilheteria e de críticas e conquistaram nada mais, nada menos do que 17 estatuetas no Oscar. Isso porque eles foram indicados mais vezes e não levaram alguns dos prêmios. Sinceramente, não é para qualquer um não!

Hoje em dia é praticamente impossível imaginar um segundo do filme diferente do que ele é, não é mesmo? Mas, por incrível que pareça, nos planos originais tinha muita coisa diferente. Confira!

1 - Balrog

"YOU SHALL NOT PASS!", a cena de Gandalf encarando Balrog é épica, e os efeitos especiais não deixaram a desejar em nada no visual desse monstro. Mas, a verdade é que Balrog seria bastante diferente do que conhecemos. Ele não estaria coberto por chamas já que elas foram apagadas pela água em que a criatura estava, o visual, então, provavelmente seria dele coberto do lodo. Por questões orçamentárias, a ideia não foi para frente.

2 - Sauron

Nos livros de Tolkien, Sauron nunca aparece em uma forma física. O primeiro filme da trilogia acaba com esse mistério ao apresentá-lo como uma figura antropomórfica utilizando uma armadura no prólogo da história. Os planos eram que o vilão aparecesse em O Retorno do Rei e batalharia contra Aragorn. Durante o desenvolvimento, essa cena foi descartada e substituída pelo herói lutando contra um troll.

3 - Dois filmes

Maratonar os três filmes de Peter Jackson é uma missão para os fortes, mas vale a pena já que vários pontos da história foram bem explorados. Já imaginou o quão resumido seria colocar toda essa aventura em dois filmes? Essa era a proposta dos irmãos Weinstein da Miramax. Para condensar a história, vários lugares e personagens seriam cortados. Rohan e Gondor seriam um só reino e Arwen e Eowyn seriam uma só personagem. Credo.

4 - Arwen

Se você acha que Arwen é só uma mocinha indefesa e apaixonada por Aragorn está enganado! Nos filmes, ela tem apenas um momento de ação quando aparece pela primeira vez e logo se torna uma personagem mais passiva. Já nos livros, ela tem alguns momentos em batalha também. Inicialmente, ela participaria na batalha do Abismo de Helm e muitas dessas cenas foram filmadas. No fim das contas, foi decidido que ela só reencontraria seu amado no fim do conflito e Haldir a substituiu na batalha.

5 - Prólogo

A Sociedade do Anel começa com um prólogo contando a história da criação dos anéis, a guerra contra Sauron, a morte de Isildur, Gollum matando o primo e Bilbo encontrando o anel. Muita coisa condensada em poucos minutos para introduzir os espectadores ao universo da Terra Média. Inicialmente, a história da criação do anel e da guerra seria narrada por Gandalf, e em seguida Bilbo contaria sobre como o artefato chegou ao Condado. Assim seria bem mais interessante, não é mesmo?

6 - A transformação de Frodo

Antes de se tornar a criatura Gollum, Smeagol levava uma vida normal. Foram os poderes do anel que o transformaram num ser assustador. Bilbo também mostra uma face amedrontadora por conta de seu contato duradouro com o anel. Mas e Frodo? Depois de toda a jornada carregando o artefato, ele não foi atingido? A verdade é que uma cena mostrando Frodo se transformando numa criatura caso mantivesse o anel foi filmada, mas não entrou no corte final da obra.

7 - Finais dispensados

O Retorno do Rei possui vários finais que foram removidos. Essas cenas mostravam os destinos de vários outros personagens. Os fãs poderiam ver que rumos Gimli e Legolas tomaram e até mesmo o casamento de Eowyn e Faramir. Será que uma edição especial mostrará esses momentos algum dia?

8 - Eowyn

Eowyn deseja lutar ao lado dos homens, mas é impedida por conta das expectativas da sociedade sobre o comportamento de uma mulher. Mais tarde, ela se disfarça de homem para participar da batalha. Em As Duas Torres, não vemos a personagem entrar em combate, mas inicialmente ela tinha várias cenas de luta defendendo mulheres e crianças na batalha do Abismo de Helm. E sim, essas cenas foram filmadas!

Você já sabia dessas curiosidades sobre Senhor dos Aneis? E qual outra mudança você sabe que foi feita para o corte final dos filmes? Conta pra gente nos comentários!

Próxima Matéria
Ana Monteiro
Lok'tar ogar! For the Horde! Cresceu com um Mega Drive, um Super Nintendo e muitos desenhos animados. Jornalista, especialista em cinema, violinista, entusiasta de narrativas de fantasia e presença garantida em mesas de RPG. Muito tsunderismo em apenas 1,54 de altura.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+