• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas que quase ninguém tem coragem de comentar sobre Roma

POR A redação    EM Lugares & Construções      17/01/16 às 23h20

Afinal quem tem boca vai a Roma? Ou que tem boca vaia Roma?. Bom não importa muito qual seja o real significado desse ditado popular, ate porque convenhamos, não faz sentido algum vaiar uma cidade incrível como essa. A sua bagagem histórica é gigantesca, sua ruínas, sua arquitetura, sua beleza...

Não é atoa que ela é uma das cidades mais visitadas por turistas em todo o continente Europeu. Mas calma, ainda tem muita coisa que você vai descobrir sobre essa maravilhosa cidade nessa matéria, mais precisamente 8 coisas que voce provavelmente não sabia, e que depois que souber, vai querer ainda mais ir conhecer.

Então se você é um travel addicted, ou em outras palavras um viciado em sair viajando por ai, arrume as malinhas, deixa um beijo pra mãe, comida pro cachorro porque essa matéria vai te fazer querer por as mochilas nas costas. Confira!

  1- Roma é a quarta cidade mais populosa de toda a Europa

europa

Nós que moramos aqui no Brasil, estamos acostumados com grandes números, afinal o Brasil é muito grande em sua extensão e também em sua numerosa população. Mas diferentemente disso, na Europa, Roma é considerada a cidade mais populosa da Italia, e a quarta mais populosa de todo o continente Europeu, isso possuindo exatos 2.7 milhões de habitantes. Para vocês terem uma ideia, a população de habitantes da Roma antiga, na época do Império era de aproximadamente 1 milhão de pessoas.

2- Todas as estradas realmente levam a Roma

estrada

Você ja escutou o ditado popular: Quem tem boca vai a Roma (Que por sinal está errado o ditado original é Quem tem boca VAIA Roma). E de fato, não e tão difícil assim chegar ate lá, isso se você levar em consideração o fato de que os antigos Romanos eram construtores assíduos, e por isso já no quarto século a.C já existia cerca de 50.000 mil milhas de estradas construídas que ligam, conectam ou ate mesmo que começam na cidade.

3-  Na Roma antiga, eles ja utilizavam o aquecedor 

aquedor

Em algumas casas na Roma antiga, era possível encontrar agua encanada, eles também inventaram o sistema de aquecimento, para manter o ambiente mais agradável nos dias de frio. E não era só isso, o sistema era todo subterrando!

4- Roma nem sempre foi a capital da Italia

essa

Muita gente pode achar que sim, que Roma desde sempre foi a capital da Italia, mas em 1.861 quando o país foi unificado a sua capital era Turim, 3 anos depois foi a vez de Florence se tornar a capital, em 1.864. Apenas 6 anos depois, em 1.870 Roma foi oficialmente instaurada como a capital do país e assim continua até os dias de hoje.

5- Um dos bairros de Roma, é um antigo deposito de lixo 

1

Um conhecido bairro de Roma, chamado Testaccio fica localizado, exatamente em cima de uma antiga colina da cidade. Mas na verdade não foi a natureza que criou essa protuberância ali. O local se encontra próximo do rio Tibre, onde os antigos navios eram descarregados, e seus vasos de cerâmica que eram utilizados para transportar as mercadorias eram descartados. Então é exatamente disso que a colina onde Testaccio se encontra é formada. Curioso não?

 6- A Boca da verdade, é na verdade uma tampa de bueiro antigo

boca

Ha muito tempo atras, quando a Boca da Verdade foi encontrada, acreditava-se que se tratava de um tipo de oráculo, ou detector de verdades e mentiras, como se fosse um item magico, um artigo religioso valioso. Mas os arqueólogos já derrubaram essa teoria e atualmente acredita-se que o artigo seja nada mais e nada menos do que uma tampa de bueiro ornamentada. Que confusão hein?

7- Adivinha só onde foi que surgiu o primeiro shopping center ?

mercado

Se você disse Roma acertou! Afinal onde mais poderia ser. Roma sempre esteve anos luz na frente de varias outras civilizações de seu tempo, inclusive da nossa, pois foi exatamente lá que o Imperador Trajano construi um mercado 100 anos d.C. E suas ruínas são visíveis ate os dias de hoje.

8- Uma media de 3.000 euros é retirada da Fonte de Trevi todos os dias

Roma_Fontana-di-Trevi

Provavelmente você ja ouviu falar na Fontana di Trevi (nome original), onde reza a lenda, que se você jogar uma moeda por cima do ombro, você voltara a Roma, e o que não falta é gente querendo regressar a esse incrível local, o que consequentemente faz com que nada mais e nada menos do que 3.000 euros por dia seja recolhidos pelas autoridades nessa fofa fontezinha. E o que eles fazem com todo esse dinheiro afinal? Se você também ficou curioso, e se fez essa pergunta, não se preocupe, nos contamos a vocês. Todo esse dinheiro vai para o beneficio dos mais pobres da cidade. Afinal foi uma boa ideia não?

E você? Ja conhece Roma? Se não, provavelmente ficou com vontade conhecer! Mas comenta pra gente, qual a sua curiosidade favorita e qual lugarzinho dessa cidade espetacular você gostaria de estar agora?

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+