• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas que só quem ama ficar sozinho vai entender

POR PH Mota    EM Entretenimento      10/03/17 às 18h11

Algumas pessoas podem achar que ficar sozinho é a pior coisa que pode acontecer na vida. Isso porque o hábito pode ser o resultado de abandono, mau humor, comportamento antissocial ou qualquer outro efeito nada bem visto na sociedade.

Por outro lado, existe quem enxerga a solidão com bons olhos, com interpretações bem diferentes. Para essas pessoas, estar sozinho permite momentos que não são possíveis na companhia de outros, o que pode oferecer várias vantagens no dia-a-dia.

Isso não significa que gostar de ficar sozinho é sinônimo de odiar as pessoas e querer passar o resto da vida numa ilha, isolado de tudo e todos. Não, gostar de ficar sozinho não significa querer fugir do contato social sempre, mas sim ver o valor nos momentos de privacidade e solidão, que inclusive podem ajudar a valorizar os laços criados nas relações sociais.

Se você gosta de aproveitar seus momentos sozinho, com certeza vai se identificar com o que temos para falar nessa lista. Se você não gosta, talvez comece a ver a situação com outros olhos.

1 - Você recupera as energias

Quando estamos cercados por outras pessoas, existe uma grande chance de estarmos envolvido em atividades em grupo, conversas, esportes ou outras coisas que exigem esforço. Manter uma conversa interessante, perceber as emoções, rir e fazer rir ou qualquer outra interação social pode cobrar muito mais do seu corpo e da sua mente do que você percebe.

Em algumas ocasiões, você estava apenas conversando, mas quando volta para casa sente um cansaço impressionante, vindo apenas do esforço de se conectar com os outros. Por causa disso, estar sozinho permite que você recarregue a energia e descanse a mente disso tudo, se preparando para as próximas interações sociais.

2 - Você começa a fazer coisas que realmente gosta

Estar em grupo nem sempre oferece as opções de lazer e diversão que realmente são as mais fortes dentro de você. Para que todos fiquem felizes, é importante encontrar um equilíbrio na felicidade e na diversão de todos, o que pode exigir que sacrifícios sejam feitos. Infelizmente, às vezes você que irá ceder, fazendo algo que não acha tão divertido em nome do grupo.

Já na solidão, não tem ninguém para compartilhar de suas decisões. Nesse momento, a única pessoa responsável pela sua diversão é você mesmo e pode aproveitar o tempo para fazer o que quiser, sem se preocupar.

3 - Você aproveita o momento para reflexão

As nossas vidas movem numa velocidade muito alta com a correria que as responsabilidades exigem. Por conta da intensidade da rotina, são raros os momentos em que é possível parar e refletir sobre a própria vida.

É aí que estar sozinho apresenta uma importância fundamental. Enquanto você não está precisando processar os pensamentos e sentimentos de outras pessoas e está livre de pressão, pode aproveitar o momento para focar em si próprio.

4 - Você valoriza mais os seus relacionamentos

Depois de muito tempo aprendendo a valorizar o tempo de solidão, eventualmente você começa a perceber o verdadeiro valor de estar na companhia de outras pessoas. É na solidão que você vai ter a chance de medir e o valor e o impacto que outras pessoas podem ter na sua vida.

Isso também acontece porque você começa a se apreciar e se entender muito melhor, o que pode ajudar a promover maior compreensão e entrega em seus relacionamentos.

5 - Você entra em contato com as próprias emoções

Já falamos do esforço que os relacionamentos sociais colocam sobre nossas mentes, mas não só na necessidade de manter conversas envolventes. Quando você tenta ler as emoções dos outros e se conectar a elas, pode acabar perdendo grande parte da conexão que tem com si próprio.

Poder ter tempo para colocar as suas próprias emoções em perspectiva pode ser fundamental para que você encontre o que te faz feliz e o que está errado em sua vida. Com esse conhecimento em mente, fica mais fácil regular as emoções e saber as coisas de sua vida que merecem maior dedicação e investimento, assim como as que precisam ser eliminadas de vez.

6 - Você fica mais produtivo

Não dá pra negar que a companhia de outras pessoas pode tornar momentos muito mais agradáveis e divertidos, mas isso também pode ter um efeito negativo em sua personalidade. Existem vezes em que a companhia de amigos e pessoa queridas pode fazer toda a diferença, mas às vezes podem funcionar mais como distração.

É exatamente no tempo de solidão que você vai poder se dedicar inteiramente à sua vida e aos seus projetos, livre desses desvios. Com o foco na própria produção, você finalmente vai ter como focar e colocar o trabalho em dia.

7 - Você fica mais independente

Assim que você aprende a ver o valor na solidão, você também desenvolve mais confiança nas próprias capacidades, o que naturalmente desenvolve uma independência na forma de levar a vida. Você finalmente passa a abraçar a solidão, sem sentir ansiedade ou desejo por companhia em momentos que está em paz. Sem a necessidade de ter pessoas sempre ao seu redor, você consegue confiar nas próprias ações, decisões e comportamentos.

8 - Você para de buscar validação de suas ações e comportamentos

Muitas vezes fazemos as coisas e buscamos o apoio imediados de amigos, famílias ou colegas que estão nos acompanhando. Em alguns casos pode até ser que você deixe de tomar alguma decisão simplesmente porque acha que pode não ser bem recebida por quem está com você.

É claro que conselhos e sugestões são importantes e deve ser levado em conta em várias situações, mas não deve ser o padrão definitivo de sua vida. Ficar sozinho faz com que você valorize mais as suas decisões e pare de buscar essa aprovação dos outros.

Depois disso, será que você vai conseguir valorizar mais os momentos de solidão?

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+