icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


8 coisas que você aprendeu na escola e que a ciência já desmentiu

POR Karen Batista EM Ciência e Tecnologia 05/10/16 às 18h57

capa do post 8 coisas que você aprendeu na escola e que a ciência já desmentiu

A escola é uma fase natural e bastante produtiva de nossas vidas. Por outro lado é preciso entender que nem sempre aquilo que nos é passado se trata de uma verdade absoluta.

Até porque o tempo passa, a ciência se desenvolve e muitos dos conceitos e verdades que nos eram ensinadas são ultrapassadas ou redescobertas e atualizadas.

Pensando exatamente nisso confira quais são as 8 coisas que você aprendeu na escola mas que a ciência já desmentiu!

1- A Amazônia não é o pulmão do mundo

Você provavelmente escutou essa afirmação não apenas na escola mas também na mídia.

Mas a grande realidade é que apesar de realmente inspirar O2 e emitir CO2, (assim como os nossos pulmões), o termo não pode ser utilizado em referencia a floresta quando tenta emitir a ideia de que ela é a responsável pela pureza e emissão de oxigênio no planeta, uma vez que a quantidade de O2 que toda a floresta Amazônica emite é apenas um quinto daquilo que as algas marinhas unicelulares e pluricelulares liberam.

Ou seja, as algas sim são as responsáveis por uma grande emissão de oxigênio no planeta.

2- O átomo não é formado apenas por Prótons, Elétrons e Nêutrons

Apesar de você ter aprendido isso durante a sua vida inteira, a realidade é que esse modelo clássico da formação do átomo foi desenvolvido no século 20, e atualmente a ciência já descobriu que a constituição da matéria vai muito além destes três elementos.

Uma vez que já se sabe que existem "glúons" que unem os quarks que formam os prótons, que existem 6 tipos diferentes de "léptons" sendo uma delas o elétron, e também que os nêutrons são formados por 3 unidades de quarks.

3- As águas dos rios e lagos é doce

Se as águas dos rios realmente fossem doces, seria possível obter açúcar através da evaporação desta água, da mesma forma que é possível conseguir sal através da água do mar.

A água dos rios por sua vez, também possuem uma determinada quantidade de sais dissolvidos, a grande diferença é que esta concentração é considerada baixíssima (aproximadamente 0,6 parte de sais para cada um trilhão de partes de água), por esse motivo ela é denomina de água doce.

4- Existem apenas 3 estados para a matéria

Você sempre escutou que a matéria poderia variar e transmutar entre três estados, mas na realidade, ela pode variar entre o líquido, sólido, gasosos e plasma.

Este quarto estado por sua vez, é o conjunto quente e denso de átomos livres, elétrons e íons com distribuição quase neutra e comportamento coletivo.

5- O Champanhe surgiu na França

Apesar de da bebida gaseificada levar o nome de uma região da França, ela foi na realidade criada pelos burgúndios, um povo germânico que acabaram levando essa incrível criação para a França.

6- Um dia tem 24 horas

As 24 horas que aprendemos na escola se trata do tempo de duração de um dia solar médio, enquanto um dia solar real dura entorne de 24 horas e 4 minutos.

7- O efeito estufa é causado pelo aquecimento global

Diferentemente do que nos fazem acreditar, o efeito estufa é essencial para a sobrevivência da espécie humana sobre a terra.

Esse efeito ocorre através do processo de emissão de radiação infravermelha pelo sol, que reflete na superfície da terra, e é absorvida pelos gases com efeito de estufa, como a água, CO2 ou o ozônio. Esses gases prendem o calor e regulam o clima terrestre.

O que ocorre de maneira negativa por sua vez, é o aquecimento global antropogênico, que ocorre graças a intervenção humana e cria mais gases de efeito estufa do que realmente é necessário para garantir o equilíbrio do planeta.

8- Nós só usamos 10% do nosso cérebro

Como cada tipo de atividade exige o desempenho de uma parte específica do cérebro, acaba que ao longo do dia, utilizamos a maioria destas partes assim como também utilizamos muito mais de seu potencial desempenho.

E então queridos leitores, em quantos desses itens você ainda acreditava? Conhece algum outro que se encaixaria perfeitamente a essa lista? Conta pra gente aqui em baixo pelos comentários.


Próxima Matéria
avatar Karen Batista
Karen Batista
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest