• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas que você nunca soube sobre Krampus (o antinoel)

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      11/12/17 às 12h08

Já ouviu fakar de um tal de Krampus quando você era criança? Para quem não sabe, essa é uma criatura mitológica que acompanha o Papai Noel. A origem vem de Krampen, palavra para "garra" no alemão antigo. Nos Alpes, essa criatura é representada por algo semelhante a um demônio. Enquanto o Papai Noel presenteia as crianças que se comportaram bem durante o ano, o Krampus pune as crianças más.

Pois bem, como já estamos em clima natalino, a Fatos Desconhecidos resolveu trazer algumas curiosidades sobre essa lenda. Então, caros amigos, confiram agora a nossa matéria com as 8 coisas que você nunca soube sobre Krampus, o "antinoel".

1 - As punições

Os métodos de punição de Krampus são vários. Vão desde coisas "gentis" como bater em crianças com varas e puxar suas orelhas, a práticas mais brutais como jogar crianças de penhascos ou mesmo afogá-las.

2 - Nomes variados

Krampus é conhecido por vários nomes diferentes em vários lugares do mundo. Na maior parte da Alemanha ele é conhecido como Knecht Ruprecht. No sudoeste da Alemanha é chamado de Belsnickel, na Baviera como Klaubauf e no norte da França como Pere Fouettard. Também é conhecido como Cert na República Tcheca, Klaubauf em algumas partes da Áustria e Parkejl na Eslovênia.

3 - Krampus e o fascismo

Entre 1934 e 1938, quando a Áustria estava sob o domínio dos fascistas, Krampus era visto como um símbolo do pecado, dos ideais anti-cristãos e dos social-democratas. Com todas essas coisas relacionadas a Krampus, a sua imagem foi banida.

4 - Dia 5 de dezembro

Um espetáculo um tanto aterrorizante é realizado todo dia 5 de dezembro em Salzburgo, na Áustria. Enquanto centenas de pessoas vestidas de Krampus desfilam pelas ruas da cidade, elas assustam as pessoas com forcas, sinos enferrujados e tochas.

5 - Proibição na Áustria

Na década de 1930, a tradição do Krampus estava proibida na Áustria, pois era algo traumático para as crianças. Durante vários e vários anos, a tradição continuou em áreas rurais isoladas, antes de ser revivida. Depois, a tradição voltou a fazer parte da população austríaca.

6 - Tradição nos EUA

Krampus está cada vez mais popular nos EUA. Nos últimos anos as pessoas tem comemorado cada vez mais essa tradição. As celebrações anuais na Noite de Krampus já são comemoradas em algumas grandes cidades estadunidenses, como Dallas, Portland e São Francisco.

7 - Comércio que dá lucro

A lenda pode até ser assustadora, mas acreditem, essa tradição se tornou um grande nome comercial lucrativo. Em alguns países europeus, como República Checa e Croácia, as figuras de chocolate do monstro são muito populares entre as crianças.

8 - Tradição no Brasil

E se você acha que os brasileiros não seguem a tradição, saiba que vocês estão redondamente enganados. Em cidades do estado de Santa Catarina, como Brusque e Guabiruba, a tradição é chamada de 'Pensinique' (deturpação de Pelznickel, nome utilizado ao Sul da Alemanha). Lá o 'antinoel' veste uma roupa velha e sacos de juta, tem um cabelo de palha e carrega um saco nas costas, assim como o Papai Noel. No saco ele leva instrumentos para assustar as crianças más e ameaça levar várias delas no saco.

E aí, gostou de todas essas curiosidades sobre o Krampus? Já conhecia essa tradição? Não esqueça de deixar o seu comentário aqui em baixo!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+