• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas que você só percebe quando assiste Breaking Bad pela segunda vez

POR Letícia Dias    EM Fatos Nerd      07/11/19 às 12h30

Com a estreia de El Camino, o mundo presenciou outra onda da febre de Breaking Bad. Embora nesse ano tenham se completado seis anos sem a série, é indubitável que a mesma deixou seu legado dentro e fora das telas. Considerada uma das melhores produções de todos os tempos, a narrativa de Walter White permanece cativante de forma atemporal. Ademais, a revisitação ao personagem de Aaron Paul no filme recém lançado foi um excelente propulsor para reassistir as cinco temporadas da obra-prima de Vince Gilligan. Apesar de muitos dramas da TV não conseguirem prender a atenção do espectador após múltiplas exibições, esse não é o caso de Breaking Bad. Na verdade, parte do motivo pelo qual a série atingiu tamanho sucesso foi a forma como cada elemento, presente nela, foi metodicamente planejado. Dos títulos dos episódios à composição das cenas, existem diversos detalhes que proporcionam pistas sobre a história.

Levando em consideração a densidade da série, é plausível que muitos desses elementos tenham passado despercebidos. Porém, após assistir várias vezes a produção da AMC, conseguimos compilar alguns dos principais detalhes ocultos. Portanto, esperamos que, mesmo após seis anos, Breaking Bad consiga te surpreender. Logo abaixo, você pode conferir 10 itens responsáveis por modificar nossa perspectiva em relação à série e ampliar nossa admiração pelo trabalho de Gilligan.

8 -  A composição de cena projeta o distanciamento de Skyler e Walter

Um dos grandes trunfos de Breaking Bad era sua capacidade de contar a história de formas que transcendiam o diálogo. Um elemento, muito utilizado no decorrer dos episódios, era a linguagem visual do cinema. Só para ilustrar, selecionamos um exemplo muito bom de como a narrativa visual corroborava com o distanciamento e separação de Walt e Skyler. Tal recurso começa a ser utilizado com maior frequência na terceira temporada. Coincidentemente, é nessa leva de episódios, que Walter é expulso de casa e passa apenas a jantar esporadicamente com sua família. Embora, superficialmente, Skyler busque manter a fachada de família feliz, o visual conta uma história diferente. Portanto, quando vemos que boa parte dessas cenas foi gravada do lado de fora da casa, e com barreiras visuais que isolavam os personagens, tomamos ciência de que as pistas sempre estiveram lá.

Logo, embora os personagens insistam em ocupar o mesmo espaço, existem diversas barreiras metafóricas entre eles. Posteriormente, um recurso semelhante é utilizado na quarta temporada. Ele pode ser visto quando Walter coloca Skyler e Holly no carro, antes de partirem para Hank. Apesar de estarem apenas alguns centímetros distantes um do outro, a janela é utilizada como uma ferramenta de construção de barreira. Na quinta temporada, esse afastamento persiste. De fato, mesmo voltando pra casa, Walter não conseguiu derrubar as barreiras em seu relacionamento. Por isso, o visual enfatiza, ainda mais, a divisão existente entre eles, cortando o rosto dos personagens pela metade, sempre que eles aparecem fisicamente juntos.

7 - O significado do número 737

Para aqueles que não sabem, a segunda temporada de Breaking Bad foi a única sequência planejada antes do início das filmagens. Sendo assim, é perceptível que ela possui mais referências e easter eggs. Talvez, o maior de todos tenha sido a colisão de aviões, dois Boeing 737. Esse acidente aconteceu no episódio final e foi indiretamente ocasionado por Walt. Como sabemos disso? A justificativa está em um flash forward do primeiro episódio. Ademais, curiosamente, se você pegar os títulos de todos os episódios que apresentavam esses flashes provocantes, eles indicam "Seven Thirty-Seven Down Over ABQ", que obviamente é uma referência ao que eventualmente acontece no final. Por fim, o número 737 também tem um significado extra, já que se refere a quanto dinheiro Walt precisava ganhar antes de morrer, ou seja, US $ 737.000.

6 - A morte de Walter foi selada no episódio "Cave"

Cave é um dos episódios mais memoráveis ??de Breaking Bad, e está relacionado com o surto final de Walter. Após ser levado por Gus até o deserto, e contando com a segurança de toda a sua família, White corre de volta para casa, e vai até onde o dinheiro está guardado. Depois de perceber que tudo se foi e eles não têm como escapar, ele começa a rir loucamente. No entanto, o que chamou nossa atenção foi que, antes de parar e olhar para o espaço, enquanto a câmera diminui o zoom, um enquadramento mostra uma assustadora imagem, onde parece que ele está morto e em um caixão. Esse movimento da câmera é praticamente idêntico ao que acontece depois que Walt morre de verdade, em Felina, confirmando que seu destino esteve selado desde a quarta temporada.

5 - Saul menciona diretamente sua carreira pós-Breaking Bad

Então, tecnicamente esse é um detalhe que só é compreensível caso você tenha assistido Better Call Saul. Porém, que tipo de fã de Breaking Bad deixaria de acompanhar um spin-off de uma das melhores participações da série? Isso nos leva a crer que você vai saber do que estamos falando. De qualquer forma, Saul mencionou uma profecia que previa seu futuro após a saída de BB. Enquanto fugia de Albuquerque com White, Saul comenta que ele teria sorte se acabasse "administrando um Cinnabon no shopping", depois de tudo que eles estavam enfrentando. Se cortarmos para uma das cenas posteriores na futura BCS, veremos o advogado gerenciando a loja citada, em um shopping em Omaha.

4 - Madrigal foi referenciada em uma temporada anterior

Embora tenha sido considerado na quarta temporada, o conglomerado Madrigal Electromotive só apareceu na leva de episódios seguinte. Ademais, a empresa é um dos mais importantes pontos da história da série. Graças ao Madrigal, Gus conseguiu construir um império sem levantar suspeitas. Por isso, no vídeo acima, vemos mão-de-obra qualificada e equipamentos de ponta sendo utilizados na composição de um laboratório de metanfetamina. No entanto, se pararmos para refletir, chegamos à conclusão de que a fama de Madrigal precede seu nome. Como? Basta lembrar que, desde a terceira temporada, Los Pollos Hermanos é algo que vem sendo citado. No comercial em questão, vemos que Madrigal Electromotive é um nome citado. Ademais, ele está diretamente associado aos Pollos.

3 - O pseudônimo de Walter é o nome de solteira de Skyler

Assim como diversos outros itens dessa lista, esse foi provocado algumas vezes antes de realmente se concretizar. Nessa caso, levou até os dois episódios finais da quinta temporada. Com Walter precisando contatar Saul para poder desaparecer do radar, o vimos criando uma nova vida em Granite State. Além de uma bela cabana, o ex-professor de química aderiu à uma nova identidade. Fugindo de qualquer forma de identificação, nosso protagonista passou a ser chamado de "Sr. Lambert". Combinado com seu novo visual, o nome proporcionou um disfarce bem convincente. Porém, o que poucos sabem é que Lambert não foi um nome escolhido aleatoriamente. Na verdade, esse se trata do nome de solteira de Skyler, que pode ser visto nos papéis do divórcio, na terceira temporada.

2 - O urso cor-de-rosa pode ser visto no quarto de Jane

O urso de pelúcia rosa percorre Breaking Bad, vivendo através dos olhos que Walt tem como lembrança. Porém, além disso, ele é também o maior mistério da segunda temporada. Afinal, por que ele estava na piscina dos White? Por que foi carbonizado? O que ele tinha a ver com os cadáveres sendo removidos? Essas são algumas das perguntas que permaneceram sem resposta até os momentos finais da série. Todavia, Breaking Bad aponta uma relação entre o objeto e Jane. Embora ela passe a maior parte do tempo na casa de Jesse, o público vê rapidamente seu apartamento, incluindo seu quarto, com um enorme mural pintado em uma das paredes. Se você olhar para a direita, verá claramente o urso rosa, aparentemente caindo do céu. Isso não apenas vincula o objeto à Jane, mas também esclarece como ele chegou até a piscina de Walt.

1 - A logo de Breaking Bad estava escondida no cenário

Este é apenas um detalhe pequeno, mas que surge algumas vezes e é difícil de detectar, a menos que você esteja procurando ativamente. Sim, estamos falando do logotipo de Breaking Bad e sua constante presença no cenário, em vários pontos da série. A foto acima mostra o episódio final da quarta temporada, enquanto nos perdemos na conversa de Jesse e Walt que discutem o próximo passo em seu plano enquanto estão no hospital, existe um easter egg. A cena ampla mostra o piso do edifício, e os dois azulejos distintos, na frente deles, funcionam como uma referência óbvia ao logotipo do show, o quadrado "Br Ba" do elemento.

Próxima Matéria
Via   WhatCulture  
Imagens AMC
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+