• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 coisas terríveis que vão acontecer quando você envelhecer

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      08/09/16 às 15h24

Entende-se por envelhecimento as alterações fisiológicas que ocorrem ao longo do tempo em organismos multicelulares. Para detalhar mais, tais alterações acontecem nas moléculas e nas células que acabam por prejudicar o funcionamento dos órgãos e do organismo em geral. Podem-se dividir as causas de tal período levando em consideração a genética, o estilo de vida e o ambiente em que uma pessoa vive. Leia também a nossa matéria com as 7 beldades famosas que não envelheceram bem.

É, a única certeza que temos na vida é que vamos morrer, certo? E um dos caminhos para chegar até lá é a velhice, ou ao menos o que a maioria das pessoas espera. Não que isso seja ruim, mas quem de vocês não tem medo da velhice? Quem não tem medo da idade chegar e de ficar impossibilitado de fazer certas coisas? Pensando nisso, nós separamos para vocês essa lista com 8 coisas que acontecem quando a idade chega, confiram:

1 - Seus movimentos intestinais serão monitorados

001

Quando você chegar a uma certa idade, a primeira coisa que seu médico irá lhe perguntar é como estão seus movimentos intestinais. Mas o pior disso não é escutar a pergunta, mas sim responder, pois você terá que descrever para o médico os problemas específicos que você está tendo, que vão além de constipação e diarreia. Você terá que descrever a forma, a cor e até mesmo o cheiro. Leia também a nossa matéria que que mostra quando começamos a envelhecer efetivamente.

2 - Você vai odiar as músicas dos seus netos

senior closeup with modern big headphones, selective focus on eyes

Quando você é uma criança, a pior música do mundo é qualquer uma que seus pais estejam ouvindo. Então, quando você cresce, a pior música do mundo é qualquer uma que os adolescentes estejam ouvindo. Se você está lendo isso e se encontra em algum estágio entre "criança" e "adulto", você provavelmente está pensando que nunca vai deixar seus gostos musicais congelarem no tempo. Você vai continuar encontrando novas bandas, permanecendo na vanguarda, ouvindo diferentes estilos até o dia em que morrer.

Só que não. Conforme você envelhece, seu cérebro se torna cada vez mais incapaz de lidar com a dopamina, hormônio que nos permite sentir aquela "emoção" e "adrenalina" quando ouvimos uma nova música que gostamos. Assim, inevitavelmente, em algum ponto da sua vida, seu gosto musical vai estagnar. Se você ainda é jovem e quer saber como uma nova música vai soar quando tiver 50, tente assistir programas de TV destinados a crianças. Veja quanto tempo você pode tolerar.

3 - As pessoas falam como se você fosse um idiota

2

Assim que chegamos a uma certa idade, as pessoas começam a falar com você como se fosse um idiota completo, talvez pelo fato de que todos os idosos tem uma perda cognitiva. Seja qual for a razão, quando ficamos velhos temos que aguentar as pessoas falando em voz alta, perguntando se estamos bem e explicando as coisas mais banais, como se fossemos crianças.

A independência não vai existir, você vai tentar levantar da cadeira e as pessoas vão te ajudar, se você tentar pegar um copo as pessoas vão querer pegar para você porque é muito pesado. Ou seja, mesmo que você consiga fazer todas essas coisas, as pessoas vão te tratar como um idiota e vão tentar fazer por você.

4 - Com o tempo a visão vai ficando cada vez pior

homem

Sabemos que todo mundo irá precisar de óculos em um momento da vida, mas o que fazer depois que os óculos não ajudarem em mais nada? Provavelmente nada, seremos incapazes de ler ou simplesmente assistir televisão. Com o tempo a nossa visão se degrada tanto que nem mesmo a comida no nosso prato poderemos enxergar. Bom, não que isso vá acontecer com todo mundo, afinal as pessoas hoje estão se preocupando muito com a saúde, mas se ficarmos muito velhos, a nosso destino com certeza será esse.

5 - Quanto mais velho ficamos, fica cada vez mais fisicamente impossível dormir até tarde

003

Quando você é jovem, você acha que nada é melhor do que dormir até o meio-dia, e seus pais te repreendem por ser um preguiçoso e vagabundo desocupado. Seus pais também podem repreender (se ousarem) seus avós por serem aparentemente incapazes de continuar na cama além das 5 da manhã em um sábado.

Não é que adolescentes sejam preguiçosos e idosos sejam ansiosos. O sono é ditado por um produto químico em seu cérebro chamado melatonina. Os cientistas testaram como a melatonina é produzida por adolescentes ao longo de um dia, e descobriram que seus corpos trabalham em uma espécie de "estado permanente de jet lag", em que são mais alertas no período da tarde e da noite, mas têm dificuldade de despertar na parte da manhã.

Essa química do cérebro continua a mudar até a idade adulta, ou seja, quanto mais você envelhece, mais difícil se torna permanecer na cama, mesmo se você tentar. Então, um dia, você também vai sentir um impulso irresistível de passar aspirador de pó na sua sala ao nascer do sol em um domingo, para ir dormir no mesmo dia às sete da noite.

6 - Você será obrigado à ir para reabilitação

004

Quando ficamos velhos, inevitavelmente temos de ir para a reabilitação. Mas não estamos falando daquelas reuniões de pessoas com problemas com álcool ou drogas, estamos falando de fisioterapia. Depois de ter um acidente vascular cerebral ou uma queda, você terá que ir para reabilitação, onde vão te obrigar a fazer exercícios que vão te causar muitas, mas muitas dores no corpo.

7 - Seu cérebro vai começar a ter prazer por coisas "chatas"

06-1

Além de exceções ocasionais, é raro ver idosos dirigindo carros velozes, jogando games violentos, ou fazendo qualquer coisa emocionante. Este é um dos maiores temores dos adolescentes sobre envelhecer - a vida adulta parece tão incrivelmente chata. Cada um de nós, em algum momento, prometeu que isso nunca iria acontecer com a gente.

A boa notícia é que não é tão ruim. Essa mudança de pensamento tem suas raízes na química do cérebro. Na adolescência, o cérebro é menos ativo nas áreas de motivação e planejamento, mas altamente ativo nas áreas baseadas em recompensa. Por isso, os mais novos são mais atraídos a atividades que retornem alta satisfação de imediato.

8 - Você vai começar a gostar de comidas sem graça

Senior woman sitting at dinning table, portrait

Você gosta de pensar que seu gosto por comida só fica melhor à medida que você envelhece, certo? Você não vai comer as besteiras que vê uma criança comendo, todas as bebidas açucaradas, nuggets de frango congelados e doces coloridos. E, quando você chegou aos 30, também olhou para trás com o mesmo desgosto para sua dieta feita de pizza e lanche de seus anos de faculdade.

Não é por escolha que nossas dietas ficam mais "sem graça" à medida que envelhecemos. As pessoas mais velhas simplesmente não conseguem sentir o gosto de certas coisas, e é principalmente por causa de boca seca. Conforme você envelhece, sua boca produz menos saliva, algo que é essencial para o gosto. Além disso, pessoas mais velhas também tendem a simplesmente perder o apetite e a alegria de comer. Então, mesmo que uma refeição saborosa costumasse ser o destaque do seu dia nos seus anos jovens, eventualmente torna-se uma tarefa árdua, especialmente quando uma fatia de torrada seca tem o mesmo gosto que fettuccine de frango. A vantagem é que mais fácil preparar uma torrada, por isso ela sempre vence.

É amigos, mais uma vez queremos deixar claro que isso não acontece com todas as pessoas, mas com a maioria nós podemos afirmar com toda certeza, até porque, a idade chega para todos.

Mas e aí, vocês sabem de mais alguma coisa que acontece quando a idade vem chegando? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+