• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 curiosas origens por trás de objetos que você usa diariamente

POR PH Mota    EM Curiosidades      26/01/17 às 18h32

A história da humanidade não está somente nos momentos que a gente conhece na escola. Os eventos que ajudaram a definir a humanidade por meio de conflitos políticos, guerras e revoluções são extremamente essenciais, é claro, mas não representam toda a parte importante.

Os momentos marcantes de invenções essenciais para a nossa vida certamente entram na lista de eventos que merecem ser lembrados, mas você sabe como eles aconteceram? Talvez para invenções e descobertas mais famosas, como é o caso do avião de Santos Dumont, tudo seja bem claro, mas para objetos menos complexos as coisas são um pouco mais obscuras.

Aqui estão as origens de alguns dos objetos que precisamos lidar diariamente.

1 - Esteira

1

As esteiras utilizadas para exercícios físicos, na verdade foram criadas como objetos de tortura, em 1818. Os prisioneiros tinham que andar o equivalente a pouco mais de 3 km por dia numa máquina que bombeava água e quebrava grãos.

2 - Viagra

2

O remédio para impotência sexual estava sendo desenvolvido para tratar problemas do coração. Durante as fases de teste, os médicos e farmacêuticos perceberam que os efeitos colaterais da droga deixavam o órgão sexual masculino estimulado, mudando o foco do uso.

3 - Microondas

opeing a microwave door

O forno microondas foi inventado depois que um homem chamado Percy Spencer, que fazia pesquisas com radares, percebeu que um doce feito de amendoins que ele guardava nos bolsos havia derretido durante os experimentos.

4 - Palito de fósforo

4

Os palitos de fósforo foram descobertos por acidente, no século 19. Um apotecário fazia misturas de compostos químicos quando deixou o conteúdo cair sobre um palito de madeira, que acabou secando. Quando ele tentou arrancar a mistura esfregando o palito numa outra superfície, acabou fazendo fogo acidentalmente.

5 - Webcam

5

A primeira webcam da história foi criada num laboratório da Universidade de Cambridge, em 1991. Ela servia somente para fazer a transmissão ao vivo de um pote de café no local, assim os presentes não precisavam sair atrás de café em vão, quando o pote estivesse vazio.

6 - Plástico bolha

6

O primeiro plástico bolha da história foi criado com cortinas de banho, com a intenção de fazer uma espécie de papel de parede texturizado. Como o conceito não ficou muito popular, seus criadores tentaram vender o produto como isolante para estufas, o que também foi um fiasco. Somente na terceira tentativa, conseguiram tornar o item famoso, quando a IBM comprou o plástico para embalar computadores.

7 - Picolé

7

Os picolés foram inventados por acidente por Frank Epperson, quando ele tinha apenas 11 anos. Ele estava brincando de misturar água com sucos e refrigerantes e esqueceu o copo do lado de fora da casa, no frio. No dia seguinte, encontrou a mistura congelada, presa a um palito. Frank continuou a fazer os doces para famílias e amigos e só registrou a patente 18 anos depois.

8 - Pólvora

8

Os chineses não inventaram a pólvora como utensílio para a guerra. O objeto foi resultado de tentativas frustradas de chegar a um elixir para a vida eterna. Antes de ser descoberta como explosivo, a pólvora foi utilizada para tratar doenças de pele e liminar insetos.

Já conhecia alguma dessas origens? Qual delas você achou mais interessante? Conte para a gente nos comentários.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+