icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


8 diferenças entre homens e mulheres feitas pela natureza

POR Natália Pereira EM Ciência e Tecnologia 31/01/18 às 16h00

capa do post 8 diferenças entre homens e mulheres feitas pela natureza

Apesar de existirem questões sociais que diferem os homens das mulheres de forma negativa, que estão sendo revogadas a algum tempo por ambos os sexos, a biologia também mantem suas diferenças quanto a isso. Algumas características inatas femininas não estão presente no sexo masculino, e vice-versa. O que não significa que um se sobressaí ao outro, apenas que eles compartilham características diferentes em alguns pontos.

Muitos tendem a imaginar esses pontos como uma forma de segregação negativa entre os sexos. O que não é bem assim. Eles se complementam, de uma forma ou de outra. Todos tem algo em que são bons e algo que acabam deixando a desejar, o que não diminuí ninguém. Os pontos que serão apresentados não são uma regra, mas estão presentes na maioria das pessoas do sexo que sera exposto. De acordo com a biologia, essas são as algumas das diferenças entre homens e mulheres.

1 - Expectativa de vida

Na maioria dos países, as mulheres tem uma expectativa de vida maior do que a dos homens. Isso se deve, em partes, por serem mais cuidadosas com a sua saúde e segurança. Além disso, os homens estão mais vulneráveis a adquirirem doenças crônicas e terem defeitos congênitos do que as mulheres. O motivo para isso está nos cromossomos. As mulheres tem dois cromossomos X, fazendo com que os efeitos de uma possível doença demorem mais a aparecer, enquanto o homem tem apenas um, apresentando problemas quando esse é afetado.

Outro possível motivo para esse fator é que os homens empregam a maior parte dos serviços com grande taxa de mortalidade, se colocando em maiores riscos. O que pode causar a sua morte repentina e antes da hora.

2 - Olfato

Apesar da estrutura de ambos ser similar, com os mesmos números de receptores, o cheiro é apresentado de forma diferente no cérebro de uma mulher e de um homem. De acordo com um estudo, os odores ativam uma maior região do cérebro feminino em comparação ao masculino. A pesquisa foi feita utilizando pessoas jovens e elas apresentaram um melhor resultado na hora de identificar cheiros. Acreditam que isso aconteça devido os hormônios estrogênicos.

3 - Sensibilidade a dor

Muitas pessoas acabam relacionando as reações mais acentuadas da mulher a dores como frescura, mas existe uma explicação científica para isso. As mulheres tem mais receptores sensoriais do que os homens, fazendo com que elas sintam a dor mais intensamente do que eles. Cada centímetro quadrado do rosto de uma mulher carrega 34 fibras nervosas, enquanto um homem possuí apenas 17 fibras nervosas a cada centímetro quadrado. Apesar disso, elas conseguem lidar melhor com essa sensação de dor, podendo passar por mais situações alarmantes e dolorosas como o parto.

4 - Visão

Nesse ponto os homens e mulheres possuem muitas questões divergentes, cada um com suas características. As mulheres conseguem enxergar mais cores que os homens e tem mais chances de serem tetracromatas, além de ter uma visão mais ampla. Enquanto isso eles tem mais facilidade para ler e identificar coisas menores, conseguindo ver melhor a noite também.

Pessoas tetracromatas conseguem enxergar mais de 100 milhões de cores diferentes. Os genes responsáveis pelos pigmentos se encontram nos cromossomos X. Já que as mulheres possuem duas versões desses cromossomos elas tem mais chance de desenvolver essa característica.

5 - Maturidade sexual

Dizer que as mulheres amadurecem mais rápido do que os homens já faz parte do senso comum. O que você pode não saber é que isso realmente é sustentado pela biologia. Isso acontece porque a puberdade nas meninas começam mais cedo do que nos meninos. A partir dos 8 anos de idade o desenvolvimento das mamas nas garotas já começa a acontecer. Além disso, é por volta dos 12 anos que a primeira menstruação acontece. Enquanto isso o desenvolvimento testicular dos garotos só começa com 11 anos, tendo os primeiros sinais dos pelos pubianos aos 12 e os mesmos na face apenas com 15.

6 - Áreas de conhecimento

Os homens e as mulheres também possuem algumas diferenças quando se trata da recepção e interpretação de informações. O cérebro de ambos processa certas questões de forma diferente devida a divergência em suas conexões neurais. De acordo com alguns neurofisiologistas, os homens tem mais facilidade para tratar de cálculos enquanto as mulheres são mais desenvolvidas para lidar com questões humanas e linguísticas.

7 - Genética familiar

Apesar das características dos filhos serem adquiridas 50% pelo pai e 50% pela mãe algumas coisas podem ser transmitidas apenas por elas. As doenças mitocondriais, por exemplo, só podem ser transmitidas para os filhos através da mãe.

8 - Doenças

Como falamos no primeiro tópico, as mulheres tendem a viver mais. Os fatores apresentados para justificar esses fatores são vários mas um referente a doenças é bastante interessante. A mortalidade masculina é maior em casos de doenças do que a feminina. Isso significa que, se tratando de doenças, as mulheres costumam se recuperar mais do que os homens. Eles acabam morrendo mais quando ficam doentes do que as mulheres, menos em casos de câncer de mama, anormalidades no trato reprodutivo e tumores benignos.

Bônus - Orgasmo

Você já deve saber que, pelo menos na maioria dos casos, os homens tendem a chegar ao orgasmo primeiro do que as mulheres. Essa questão é motivo de grande debate entre ambos os sexos e é um fator confirmado por especialista. De acordo com o sexólogo Alfred Kinsey, 75% dos homens pode chegar ao orgasmo com apenas 4 minutos de sexo. Já as mulheres levam em média de 10 a 20 minutos para alcançá-los

A biologia acaba interferindo de certa forma em algumas características femininas e masculinas. Fazendo com que sejamos diferentes em alguns aspectos. Esses são alguns deles, juntamente com a sua explicação na área. O que acharam?


Próxima Matéria
avatar Natália Pereira
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest