icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


8 doenças que são transmitidas pela linhagem feminina

POR Leticia Rocha EM Curiosidades 01/11/18 às 17h40

capa do post 8 doenças que são transmitidas pela linhagem feminina

A ocorrência de doenças é determinada por inúmeros fatores. As vezes eles estão ligados a questões genéticas, noutras se manifesta devido ao estilo de vida ou mutações genéticas. No entanto, algumas desses males estão diretamente ligados a linhagem feminina.

Isso não significa que apenas mulheres podem sofrer com a doença, mas que elas são as mais propícias a isso. Caso na sua família haja algum antecedente genético é importante estar sempre atento, já que as chances de desenvolver a doença são maiores nesse caso.

Confira agora algumas doenças que são comuns de serem transmitidas pela linhagem feminina.

1 - Osteoporose

A doença osteoporose está ligada a perda de densidade óssea que aumenta o risco de fraturas. Geralmente é ligada a idade, mas está diretamente ligada às mulheres e costuma se manifestar após a menopausa.

2 - Envelhecimento precoce

Os cientistas descobriram um conjunto de genes específico que é responsável pelo envelhecimento precoce. Ele é transmitido pela linha materna e não existe uma forma de parar ou de modificar o gene.

3 - Depressão

O número de mulheres depressivas é duas vezes maior que o número de homens com a doença. Os médicos identificaram o gene responsável pelo mal, é o Slc6a15 e pode ser transmitido geneticamente.

4 - Glaucoma

Esta é outra doença que se manifesta muito mais em mulheres do que em homens. A doença é tão grave que pode levar a cegueira e é também uma doença que pode ser herdada geneticamente.

5 - Doenças cardiovasculares

Nas mulheres, os locais de acúmulo de gorduras é definido geneticamente. Se a região em que isso ocorre for o abdômen, as chances de ter uma doença cardiovascular aumenta 2 vezes. Por isso, se sua mãe ou avó sofreu de algum mal similar é importante manter em dias os check-ups e visitas ao médico.

6 - Enxaqueca

As dores de cabeça intensa, acompanhada de enjoos e mal estar é um mal que acomete 3 vezes mais as mulheres. Sendo também uma doença transmitida geneticamente.

7 - Alzheimer

O mal de Alzheimer é a forma mais comum da demência. A doença é muito mais frequente entre mulheres. Um estilo de vida saudável e equilibrado, diminuem os riscos de a doença se manifestar.

8 - Câncer de mama e de ovário

O câncer de mama e de ovário se manifestam muito mais em mulheres. Como a doença é fruto de uma mutação genética, nem sempre significa que a mutação irá evoluir para a doença, no entanto, o risco existe. É por isso que a existência de antecedentes genéticos deve ser levada em conta.


Próxima Matéria
avatar Leticia Rocha
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest