icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


8 doenças que você pode pegar com um simples beijo na boca

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      14/04/16 às 17h35
capa do post 8 doenças que você pode pegar com um simples beijo na boca

A boca é um ecossistema de alta complexidade. Os pesquisadores da Organização Holandesa para Pesquisa Científica Aplicada monitoraram beijos de 21 casais e descobriram que os casais que se beijavam nove vezes por dia tinham grandes probabilidades de compartilhar bactérias. Já conhece a nossa matéria sobre as 7 doenças sinistras do passado que parecem ter saído de um filme de terror?

Outras pesquisas sugerem que podem existir mais de 700 tipos diferentes de bactérias na nossa boca e que podem ser facilmente compartilhadas. Uma coisa é certa, beijo na boca é tão bom e ninguém irá parar de beijar outras pessoas por esses fatos. Conheça também a nossa matéria sobre as 7 pessoas com doenças raras que foram atrações de circo. Mas vocês sabiam que existem várias doenças que podem ser transmitidas por um beijo na boca? Pensando nisso nós criamos essa matéria, com o objetivo de alerta vocês desses perigos. Então, caros leitores da Fatos Desconhecidos, confiram agora a nossa lista de 8 doenças que você pode pegar com um simples beijo na boca:

1 - Herpes Labial

A herpes labial é uma doença viral causada pelo herpes simples. A doença não apresenta cura e pode ser facilmente transmitida pelo beijo, mas ela não causa graves danos. O único problema é que as pessoas imunocomprometidas, as consequências pode ser um pouco mais severas.

2 - Carie

Carie é muito comum entre as pessoas e existem múltiplas causas que desencadeiam a desmineralização da estrutura dos dentes. Muitas bactérias são associadas ao problema e podem ser transmitidas por um simples beijo na sua pessoa amada (que tem cárie).

3 - Mononucleose

A também conhecida doença do beijo é causada por um vírus denominado de Epstein-Barr, que é principalmente transmitida pelo contato da boca. O quadro clínico dessa doença é marcado por febre alta, faringite e linfadenomegalia, podendo ocorrer ainda dores abdominais, esplenomegalia, hepatomegalia, vômitos e tosse. Em alguns casos mais graves, a doença pode levar até a morte.

4 - Meningite

A meningite é caracterizada pela inflamação das meningites, membranas que envolvem o sistema nervoso. Essa doença pode ter causas variadas, como lesões, medicamentos, cânceres e infecções por bactérias, vírus e fungos. Como na hora de beijar uma pessoa ocorre a troca de saliva, essa pode ser uma maneira de desencadear a doença.

5 - Sífilis

A sífilis é uma doença infecciosa desencadeada por uma bactéria denominada de Treponema pallidum. Essa é uma doença relativamente grave que se não for devidamente tratada pode evoluir para o comprometimento de órgãos importantes como coração e fígado. Apesar de ser transmitida por via sexual, ela pode também ser também transmitida pelo beijo na boca caso exista cancro na boca ou se a pessoa estiver com sífilis secundária.

6 - Gengivite

A inflamação da gengiva causada por bactérias pode se agravar e atingir o osso alveolar, o qual envolve e mantém firmes os dentes. O número de casos de gengivite tem aumentado e isso pode ser por consequência da ausência de cuidados com a higiene bucal e o beijo na boca.

7 - Hepatite A

Causada pelo vírus VHA, a doença tem sintomas como febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas, urina escura e vômito. Além de poder ser transmitida por meio de alimentos ou água contaminada, ela também pode ser transmitida pelo beijo.

8 - Gripes e resfriados

A gripe ocorre quando o organismo é infectado pelo vírus influenza, enquanto o resfriado pode ser causado por vários tipos de vírus, como o rinovírus ou coronavírus. Os sintomas vocês já sabem, e além de poder pegar pelo ar, pelo beijo é ainda mais fácil.

E aí caros leitores, já pegaram alguma dessas doenças e acham que provavelmente pegou de alguém? Comentem!


Próxima Matéria
avatar Mateus Graff
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest