• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 duras realidades que ninguém havia te contado sobre se tornar idoso

POR Karen Batista    EM Curiosidades      12/04/16 às 03h14

Pois bem, nossa vida assim como tudo que há nesse universo, é formada por ciclos, e a velhice é uma dessas fases que nós provavelmente iremos passar.Mas apesar de convivermos com idosos, dificilmente realmente conseguimos entender os seus medos, desconfortos ou inseguranças. Mas uma coisa não podemos negar, um dia ainda entenderemos, nem que seja na prática e na pele.

Pensando exatamente nisso nós aqui da Fatos Desconhecidos, viemos falar de mais uma curiosidade, e essa em especial merece uma atenção e até mesmo uma reflexão, afinal, quais são as realidades que ninguém havia te contado sobre se tornar um idoso? Confira:

1- Você dorme menos e pior

Waking up with a headache April 10, 2001

Segundo um estudo realizado com 110 adultos em diferentes faixas etárias, os mais velhos, com idade entre 66 e 83 anos, dormem menos, mais precisamente 20 minutos a menos, do que o grupo de 40 a 55 anos, que conseqüentemente dormiam 23 minutos a menos do que os jovens de 20 a 30 anos. O estudo também provou que os idosos levam mais tempo para adormecer, gastando menos tempo em sono profundo e tendo mais dificuldade em manter o sono.

2- Tem mais chances de ter depressão

02

Entre as principais doenças mentais que atingem os idosos, a depressão é uma das mais frequentes delas. Estimativas apontam que 15% dos idosos apresentam sintomas da doença, e aproximadamente 2% deles possuem depressão severa. Além disso esses números são muito maiores entre idosos que vivem internados ou em asilos.

3- Seus corpos são mais sensíveis e sofrem muito mais com qualquer dano

03

O corpo do idoso já suportou uma série de danos, mas com o passar dos anos, eles tendem a se tornarem ainda mais frágeis e sensíveis, o seu sistema imunológico já não reage tão bem, e até mesmo uma gripe, resfriado ou uma simples queda, pode gerar sérias consequências.

4- Em muitas famílias, os idosos são negligenciados sofrem com a "falta de paciência" de seus familiares

04

Sim, é quase revoltante. Mas infelizmente, muitos idosos depois de uma longa jornada dedicada a família e amigos, acabam sendo negligenciados nessa fase tão delicada da vida. É fato, que nem todos nós teremos a oportunidade de envelhecer tranquilamente e de uma maneira saudável, afinal muitas são as doenças e sequelas que podemos adquirir durante a nossa vida. E é por isso que ainda existe muitas pessoas que alegam sofrer de "falta de paciência" ou afinidade pelas pessoas da 3° idade.

5- Você se torna mais distraído

05

Se você já sofre com problemas na hora de processar as informações e de percepção, a idade pode não ser sua aliada para o resto da vida. Quando uma pessoa envelhece, os seus sentidos como a audição, visão e tato tendem a sofrer alguns danos com o passar do tempo, e por consequência perde-se a precisão e a facilidade de utilizar esses recursos sensoriais de nosso corpo. Por isso os idosos muitas vezes podem não perceber o que está acontecendo, ou ter dificuldade para interpretar alguma informação.

6- Coisas comuns do seu dia a dia como caminhar, torna-se uma tarefa dolorosa e cansativa

Senior man holding cane, mid section, close-up of hands

A própria sensação em si, de perceber que o seu corpo já não realiza atividades corriqueiras que desde que você se entende por gente, você realizou pode ser uma das mais impactantes sensações do envelhecimento. Você consegue imaginar como seria acordar e perceber que o seu corpo já não responde aos seus estímulos? Perceber que comer, caminhar, tomar um banho ou dirigir agora já é inviável para você? Até pode ser difícil imaginar, mas sem dúvida alguma isso ainda irá acontecer com você.

7- Você sente mais dores do que antigamente

Closeup portrait, older man in white shirt, gray shorts, standing on paved road, in severe knee pain, isolated trees outside outdoors background.

Você passa a sentir dores em lugares e ligamentos que nem mesmo imaginava que existiam. Ficar muito tempo sentado irá incomodar, de pé então nem se fala! As dores são muito frequentes nessa fase da vida, afinal o seu organismo também tenta te alertar que você já não é o mesmo.

8- Você precisa passar por um difícil processo de aceitação

08

Tente por alguns segundos se lembrar de sua própria imagem em um espelho. Agora, se eu te falar que essa imagem que você tem, em breve não irá mais existir? Bom, é natural, o nosso corpo muda, na realidade ele sempre está em constante mudança. E conforme envelhecemos é preciso nos aceitarmos e principalmente aceitarmos a nossa idade e condição. Por exemplo, para uma pessoa de 90 anos, é praticamente impossível criar planos para dali 20 anos, você vive com o constante medo da incerteza, e muitos também convivem com o medo, sensação nada fácil d elidar não concordam?

Bônus:  Nem tudo são espinhos, e é altamente possível envelhecer bem e saudável

09

Bom, ninguém disse que seria fácil, e também não podemos negar que para isso, é preciso contar com um pouquinho de sorte. Mas algumas atividades e hábitos simples e práticos que realizamos em nossas vidas podem no futuro se revelar muito importantes. Como o não consumo de drogas, e isso inclui álcool e cigarros, a pratica de exercícios físicos diárias, uma boa alimentação, a proteção contra os raios solares danosos como UVA e UVB e se hidratar diariamente. Não, é óbvio que esses hábitos não impedirão ou retardarão o seu envelhecimento, mas sem dúvida alguma eles permitirão que você envelheça melhor e mais saudável. E o exemplo disso, você pode conferir aqui mesmo na Fatos, porque nós te mostramos 15 idosos que não estão nem ai para a velhice.

E então, querido leitor da Fatos Desconhecidos, vocês podiam imaginar que todas essas coisas ocorriam com alguém que está passando pela velhice? Comenta pra gente aqui em baixo.

Próxima Matéria
Karen Batista
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+