• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 estranhos costumes em funerais ao redor do mundo

POR PH Mota    EM Curiosidades      23/01/17 às 14h18

A humanidade pode ter poucas certezas ao longo da vida, mas todo mundo sabe que cedo ou tarde, vai acabar precisando encarar a morte de frente. Para nós, é comum que a morte seja acompanhada de tristeza, em rituais de cremação ou sepultamento, mas nem sempre é assim.

Para alguns povos e culturas ao redor do mundo, se despedir de um morto é muito mais do que apenas colocá-lo num caixão debaixo da terra. Pode parecer estranho, bizarro ou até mesmo insano, mas alguns costumes seguem por caminhos bem diferentes daqueles que estamos acostumados na hora do adeus a um ente querido.

Confira aqui alguns costumes comuns em culturas pelo mundo quando o assunto são os funerais.

1 - Caixões pendurados

1

Na maior parte do mundo acidental, o comum é que os caixões com mortos sejam enterrados num cemitério, mas em Sagada, nas Filipinas, eles são deixados pendurados em penhascos. Para o povo igorot, na morte a alma precisa descansar em espaços de muita paz. Dessa forma, pendurados, os espíritos vão poder achar o caminho para o deus Kabunian de forma mais tranquila. Por conta da prática, os locais em que os caixões são pendurados acabaram se tornando pontos turísticos para quem visita o país.

2 - Funeral Tinguian

2

Também nas Filipinas, o povo tinguian tem uma prática bem diferenciada durante os seus funerais. A ideia é fazer com que os mortos pareçam vivos. Além de serem colocados com suas melhores roupas - uma prática que também pode ser vista nos funerais padrões que vemos por aqui -, os mortos são colocados em poses comuns, como sentados numa cadeira segurando um cigarro, como se nunca tivessem morrido.

3 - Funerais verdes

3

Acredite se quiser, mas existe uma espécie de funeral verde sustentável que acontece nos Estados Unidos. A prática consiste em abandonar o processo de embalsamamento, utilizar caixões biodegradáveis e reduzindo construções de concreto. Atualmente, já existem cerca de 40 cemitérios sustentáveis em funcionamento nos Estados Unidos.

4 - Totens

4

Os totens foram muito utilizados como importantes monumentos de herança cultura de povos nativos de ilhas e da costa oeste da América do Norte. Os totens mortuários, porém, exercem uma diferença função. Alguns deles guardam os restos de chefes, guerreiros ou xamãs depois de sua morte. Os símbolos encontrado em cada totem funcionam como guardiões e guiam os espíritos dos homenageados ali na vida após a morte, segundo a crença.

5 - Caixões com estilo

5

A morte não é somente o tempo de lamentar a perda, mas também celebrar a vida do morto em questão. Em Gana, os mortos são enterrados em caixões que simbolizam a sua vida, incluindo a sua personalidade e seu status social. Em algumas situações, isso significa que o corpo será enterrado em construções que podem simular animais, meios de transporte ou objetos do dia-a-dia, como máquinas fotográficas ou caixas de cigarro.

6 - Torres de Silêncio

6

Nas crenças do Zoroastrismo, o corpo humano perde o espírito quando morre e o corpo deixa de se tornar algo puro após três dias. Uma vez que a natureza deve ser marcada pela pureza, contaminá-la com o cadáver, seria errado. Por causa disso, como parte da cultura, os seguidores da crença deixam os corpos em construções chamadas "dakhma", ou Torre do Silêncio. Ali, os corpos são devorados por abutres depois de limpos.

7 - Corais marinhos

7

A maioria das pessoas no ocidente irá ser enterrada num cemitério ou cremada depois da morte. Alguns podem ainda ser colocados em grandes mausoléus construídos em forma de homenagem. Além dessas formas tradicionais, no entanto, existem pessoas que estão optando por um enterro marítimo. A companhia Eternal Reefs, dos Estados Unidos, garante que os restos mortais sejam colocados no fundo do mar junto a um recipiente que será deixado em corais, garantindo que o corpo se torne moradia de criaturas no fundo do mar.

8 - Miçangas fúnebres

8

No caso da pessoa optar pela cremação após a morte, é permitido que as cinzas sejam guardadas nos mais variados tipos de recipientes. Na Coreia do Sul, existe uma técnica de compressão que junta as cinzas em espécies de miçangas coloridas. Os objetos podem ser guardados em recipientes específicos, assim como as cinzas, mas também podem ser utilizados para decoração em joias ou objetos caseiros.

Qual dos funerais você achou mais estranho? Podem parecer incomuns, mas para as pessoas que praticam os atos, pode significar algo sagrado ou extremamente importante no processo de despedida. Se gostou do tema, assista ao nosso vídeo no YouTube com 7 funerais bizarros ao redor do mundo.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+