• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 eventos assustadores que podem acabar com a vida na Terra

POR Lucas Curado    EM Ciência e Tecnologia      09/01/18 às 13h56

Já parou para pensar que o fato de você estar vivo é um milagre? Nós somos formas de vida vivendo em um pedaço de rocha flutuando em um universo cheio de perigos. E você e nem ninguém pode fazer nada. Nós estamos expostos a problemas que fogem do nosso controle tanto fora quanto dentro do planeta. Meteoros, explosões solares, buracos negros e mais uma infinidade de fenômenos e coisas que nós nem descobrimos ainda.

Se já não bastasse isso, aqui dentro de nosso mundinho há catástrofes biológicas e acidentes desvaradores. Imagine por exemplo se soltarem uma bomba nuclear acidentalmente ou simplesmente por impulso. Bem, de um lado tempo os Estados Unidos e do outro temos a Coreia do Norte... Ambos com ogivas nucleares e ambos com líderes não muito bem vistos pelo mundo. A verdade é: você não pode fazer nada sobre isso, a não ser viver sua vida e esperar até o momento que a existência humana seja varrida do planeta.

Hoje a Fatos Desconhecidos traz para você uma visão um "pouquinho" mais caótica do mundo que vivemos e do universo que habitamos. Por estarmos tão expostos e vulneráveis, é melhor nós nem pensarmos nisso, porém é bom também entender os perigos que estão lá fora  Acredite, a Terra já passou por muitas situações bem tensas. Conheça 8 eventos assustadores que podem acabar com a vida na Terra.

1- 4581 Asclepius

Em 1989 astrônomos observaram que uma rocha espacial de 300 metros de diâmetro estava vindo na nossa direção. Se esse "rapazinho" acertasse nosso planeta, as consequências seriam no mínimo... catastróficas. Acredita-se que o poder do impacto seria equivalente a uma bomba nuclear. Felizmente, ele errou a Terra por 700. 000 metros. Se ele tivesse passado por sua rota 6 horas antes teria acertado em cheio o planeta.

2 - Varíola

Até 1980, quando essa doença foi declarada extinta, muitas pessoas (muitas mesmo!) morreram com essa praga. Estima-se que só no século XX, 500.000 mil pessoas tenham sido "ceifadas" pela varíola. Contudo, ela existe desde o tempo do antigo Egito Antigo e se tornou um sinônimo da morte.

3 - Tempestade solar de 2012

Bem, se a 6 anos atrás essa tempestade solar, que errou nosso planetinha por 1 semana, tivesse nos acertado...  O prejuízo em redes elétricas seria de 2 trilhões de dólares. "Ah, mas o planeta só iria ficar sem luz!" Quase tudo que nós utilizamos hoje em dia utiliza eletricidade, ou seja, o impacto global dessa catástrofe afetaria a economia de uma forma absurda e provavelmente faria o planeta ficar de "cabeça para baixo".

4 - Cometa Bonilla

Em 1883 o astrônomo mexicano contemplou um lindo objeto no céu que foi batizado de cometa Bonilla. Esse cometa no entanto não seria algo tão bonito se ele soubesse que o objeto espacial errou a Terra por pouco. Ele literalmente teria varrido a vida de nosso planeta.

5 - Enchente de Yangzy

Se você acha que a história de Noé e sua Arca não lhe parece algo que poderia acontecer, saiba que em 1931 na China, cerca de 3,7 milhões de pessoas morreram direta e indiretamente por conta de uma devastadora enchente. A grande maioria veio a óbito por doenças e inanição.

6 - Peste Negra

Em 7 anos essa doença matou mais de 50 milhões de pessoas na Europa. Se fomos olhar por estatísticas, essa praga, que ganhou proporções lendárias, varreu 60% da população Europeia da época em um período de tempo absurdamente curto. Não é a toa que ela foi vista como algo quase sobrenatural.

7 - Bomba de Hidrogênio acidental

Sabe quando você está andando com um copo na mão e ele acidentalmente cai no chão por descuido seu? Bem, foi exatamente isso que aconteceu em 1957, só que o copo no caso era a bomba de hidrogênio mais poderosa inventada na época... Felizmente ela caiu em uma região isolada de Albuquerque, EUA, e ninguém se feriu. Todavia, alguém com certeza foi demitido, afinal uma coisa é você derrubar um copo de água, e outra uma bomba de hidrogênio que pode dizimar uma população inteira.

8 - Meteoro de Chelyabinsk

Em 2013, o vídeo desse meteorito ficou famoso com a legenda de "um dia normal na Rússia". Acontece que quando essa rocha de 10 toneladas acertou o chão (felizmente, em um local isolado), só sua onda de impacto feriu mais de 1.000 pessoas devido a estilhaços de vidros e objetos arremessados. Estima-se que a potência do impacto foi equivalente a de uma bomba nuclear.

Próxima Matéria
Lucas Curado
Não só redator... Como também músico e compositor. Amante de um bom humor ácido e memes.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+