• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 fatos perturbadores sobre as aranhas que vão te envolver nas teias delas

POR Mateus Graff    EM Mundo Animal      09/09/16 às 18h22

As aranhas são animais que vivem em diversos lugares, como em matas, pântanos, desertos e buracos no solo. O corpo se apresenta dividido em cefalotórax e abdome, sendo que neste há quatro pares de pernas. Como em todos os artrópodes, as aranhas possuem exoesqueleto composto por quitina. Leia também a nossa matéria com as 9 aranhas mais perigosas do mundo.

Quando o assunto é medo, aranhas estão frequentemente nas listas. Esses pequenos monstrinhos de oito patas aterrorizam ao esconder debaixo das camas, chuveiros ou mesmo dentro de sapatos. Bom, e como nós sabemos que muitas pessoas morrem de medo de aranhas, nós separamos alguns fatos sobre esses bichos tão temidos. Então, caros leitores, confiram a nossa lista com 8 fatos perturbadores sobre as aranhas que vão te envolver nas teias delas:

1 - A seda da aranha é uma das mais fortes substâncias na terra

1

Muitos estudos científicos tem sido feitos sobre as propriedades físicas de seda de aranha, e os resultados são bastante surpreendentes. Em termos de força, a seda pode ser tão forte como o aço de liga, as cadeias simples são flexíveis o suficiente para esticar até cinco vezes o seu comprimento original sem ruptura.

2 - Aranhas podem comer criaturas muito maior do que elas

2

A maioria das aranhas preferem comer presas menores do que elas, mas muitas espécies tecem grandes teias, a fim de aumentar as chances de uma preza maior, pois quanto maior a teia, maiores as chances de que isso aconteça. Existem histórias de aranhas capturando animais como pássaros, morcegos, grandes insetos, sapos, lagartos e até obras. Em teoria, as aranhas poderiam simplesmente lançar mais tria para finalizar o animal, assim como citamos acima, a seda da aranha realmente é um material muito poderoso. Leia também a nossa matéria com as 7 espécies de aranhas mais exóticas do mundo.

3 - Aranhas nem sempre se parecem com aranhas

2

Geralmente, encontrar uma formiga é bem menos assustador do que uma aranha. Mas cuidado! Várias espécies de aranha evoluíram para ficarem parecidas com formigas e escapar de predadores. Elas também usam de sua semelhança para se misturar às formigas que podem se tornar refeição.

4 - Tarântulas atiram os pelos das nádegas

1

As assustadoras tarântulas preferem não gastar o veneno com criaturas maiores que elas, guardando para as pequenas presas. Ao invés disso, quando se sentem ameaçadas, as aranhas atiram pelos localizados em seus traseiros nos predadores.

5 - Existem mais 45 mil espécies de aranhas diferentes

1

O mais antigo fóssil conhecido de um ancestral da aranha é de 420 milhões de anos. Tendo em conta a idade, não é de se estranhar que as aranhas têm evoluído ao longo do tempo para se tornar uma das espécies mais diversa biologicamente do planeta. Aranhas vivem em todos os continentes, exceto na Antártida, e vêm em muitas formas e tamanhos. As menores aranhas podem ser menor do que 1 mm de diâmetro, enquanto as maiores podem crescer até ter cerca de 30 centímetros de comprimento. Além disso, existem aranhas de diferentes cores, com algumas tendo alguns traços evolutivos surpreendentes.

6 - Muitas espécies de aranha pode matar um ser humano facilmente

1

Embora a maioria dos venenos das aranhas não é tão prejudicial para os humanos, existem muitas espécies de aranhas que representam uma grande ameaça para os seres humanos. Algumas das espécies mais venenosas são: Aranha Marrom, Aranha de Grama (também conhecida como aranha-de-jardim), Viuva Negra e Armadeira. Lembrando que o tamanho delas não quer dizer nada!

7 - A maior aranha do mundo também é muito rápida

Até 2001, a Goliath Birdeater foi considerada a maior aranha do mundo. Mas em seguida, os cientistas descobriram uma nova espécie de aranha com pernas de até 12 polegadas de diâmetro, a Gigante Huntsman. Hoje encontradas em muitas partes diferentes do mundo, essas aranhas são conhecidas por sua velocidade. Por causa de suas patas, essa aranha pode mover-se muito rapidamente em comparação as outras aranhas. Apesar de não ser particularmente perigosa e termos de potência do veneno, esses animais vão defender-se se for encurralada, especialmente se for uma fêmea que guarda seus ovos.

8 - Algumas pessoas comem aranhas

3

Em lugares como Camboja, Tailândia e Venezuela, a aranha cozida é aparentemente uma iguaria local. As aranhas tem seus pelos perigosos retirados antes de serem cozidas, com uma mistura composta por açúcar, sal e outros temperos locais. Elas são cozinhadas até suas pernas ficarem durinhas, e então são servidas aos clientes.

Bônus:

Agora se vocês já têm medo de aranhas, vocês vão sentir mais medo ainda depois desse bônus. Um homem chamado Bruce Brandit ficou com uma dor no ouvido e tentou diagnosticar o problema por si mesmo. Usando seu iPhone, ele filmou seu canal auditivo para resolver o problema. Ele estava nadando em um lago no norte do Missouri e sua orelha começou a doer depois de sair da água. O problema é que depois de fazer imagens da sua orelha, ele ficou horrorizado ao descobrir que uma grande aranha estava dentro do seu ouvido. Alguns tem dúvidas sobre a autenticidade do vídeo, mas não é a primeira vez que alguém flagra uma aranha dentro do ouvido. Confiram no vídeo acima.

E aí amigos, já conheciam todos esses fatos sobre as aranhas? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+