• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 fatos sobre música que você provavelmente não sabia

POR A redação    EM Entretenimento      10/06/15 às 16h28

Uma música pode dizer muito sobre você. Pode mudar o seu ânimo, ativar lembranças ou marcar momentos importantes. O que poucas pessoas sabem é que ouvir música não é só um passatempo, e o efeitos dela nos nossos sentidos e emoções podem ser explicados cientificamente.

Ter foco no trabalho ou em alguma tarefa pode ser um pouco complicado e ouvir música pode ajudar na concentração. A neurociência e a psicologia analisam o comportamento do cérebro quando ouvimos determinados estilos de música, e, assim, sugerem o que devemos escutar quando queremos alcançar algum objetivo. Por isso, é preciso saber os efeitos que a música causa em nossos cérebros.

Efeitos da música

musica-para-estudar-concentracao

1. Ouvir música é uma das poucas atividades que estimula e utiliza praticamente todo o cérebro.

2. Os arrepios que você começa a sentir quando escuta uma música são causados pela liberação de dopamina pelo cérebro, antecipando o ápice de uma canção.

3. Estudar música regularmente altera fisicamente sua estrutura cerebral.

4. Ouvir música durante o exercício físico pode melhorar o desempenho da sua atividade, tanto por melhorar seu ânimo como por alterar o ritmo da sua atividade física.

5. Suas músicas favoritas são definidas através de um apego emocional. Mesmo que você passe a ouvir músicas diferentes por conta de lançamentos, suas preferências estão ligadas à uma memória emocional.

6. Sabe quando você fica cantando aquela música chata O DIA INTEIRO e ela simplesmente não sai da sua cabeça? O nome disso é "coceira cognitiva". E descobriram recentemente que mascar chiclete te ajuda a parar de cantá-la mentalmente.

7. Escutar música animada ou triste pode afetar a forma como você percebe o mundo ao seu redor.

8. Efeito Mozart: o neurobiólogo americano Gordon Shaw comprovou, em 1989, que ouvir certas músicas de Mozart ativa os neurônios e melhora a inteligência. Desde então, estudantes e pesquisadores do mundo inteiro passaram a ouvir a obra do compositor austríaco para otimizar os estudos e trabalhos.

Próxima Matéria
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+