icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


8 fatos sobre os bastidores de Stranger Things que você vai adorar descobrir

POR PH Mota EM Entretenimento 26/08/16 às 15h15

capa do post 8 fatos sobre os bastidores de Stranger Things que você vai adorar descobrir

Desde que estreou na Netflix, em meados de julho, Stranger Things cativou fãs em todo o mundo e deixou a internet louca. O mistério ao redor da cidade de Hawkins, as aventuras das crianças em meio a conspirações e fugas, o carisma de jovens atores e as inúmeras referências e homenagens à década de 80 fizeram com que a produção fosse um dos maiores destaques de 2016, até agora.

Se você assistiu à série e se encantou com o mundo apresentado, você conhece apenas o resultado final da produção. Porém, assim como no universo da trama, há muita coisa a ser desvendada. A série foi criada pelos irmãos Duffer, que a preencheram com referências e contaram com estratégias de produção diferenciadas para lidar com os atores ou desenvolver visuais e conceitos.

Depois de se aventurar junto com os jovens personagens de Stranger Things num mundo estranho e complexo, agora é hora de desvendar os mistérios por trás da produção.

1 - A estrutura é inspirada em Stephen King

A influência de Stephen King em Stranger Things não está apenas nos temas abordados e na ambientação da história; a estrutura da narrativa também bebe da obra do autor. Um dos criadores da série, Ross Duffer, explica que por fazer uma produção para a Netflix, e não para o cinema, pode dividir a história em capítulos. Isso foi utilizada para transmitir a sensação de leitura de um livro, como os de Stephen King. As obras do escritor são reconhecidas por levar os leitores a novos universo durante a leitura, e a proposta da série era fazer o mesmo com os espectadores.

2 - As crianças tiveram que ler o roteiro de Conta Comigo

Para poder participar dos testes de elenco da série, os atores infantis tiveram que ler páginas do roteiro de Conta Comigo. O filme adapta um conto de Stephen King e conta a história de quatro amigos que partem numa jornada em busca de um cadáver desaparecido. Além da utilização do roteiro nos ensaios, o filme inspirou momentos reproduzidos na série, como as crianças caminhando sobre trilhos de trem.

3 - As crianças mais novas receberam referências de Monstros SA

Em Stranger Things a irmã mais nova de Mike, Holly Wheeler é interpretada por duas irmãs gêmeas, Allison e Tinsley Price, de apenas 4 anos de idade. Para evitar que as garotas ficassem com medo dos monstros da série, a produção dizia que os Demogorgons tinham o visual parecido com as criaturas de Monstros SA.

4 - A série foi filmada digitalmente mas efeitos granulados foram adicionados

Apesar de apresentar uma imagem que remete às produções dos anos 80, Stranger Things foi filmada com equipamento digital de última qualidade. Os efeitos foram adicionados na pós-produção para transmitir o visual granulado encontrado nos filmes antigos. Ao escanear rolos de produções antigas, a equipe de edição foi capaz de recriar efeitos bem semelhantes aos dos filmes reais.

5 - O visual de Eleven teve influências de Charlize Teron

Quem viu Stranger Things se encantou com o visual de Millie Bobby Brown, que interpreta a misteriosa Onze. Quando a menina demonstrou medo e insegurança por ter que precisar raspar os cabelos, a produção utilizou imagens de Charlize Theron como Furiosa em Mad Max. Inspirada pela personagem, a atriz superou os medos e concordou com adotar o novo visual para a série.

6 - O cabelo de Winona Ryder foi inspirado por Meryl Streep

Em Silkwood - O Retrato de uma Coragem, lançado em 1983, Mery Streepl interpreta uma mão lutando para encontrar a verdade contra planos de um misterioso laboratório. A descrição é extremamente similar à da personagem de Winona Ryder, em Stranger Things. Além dos conceitos parecidos, o visual de Streep no filme da década de 80 serviu como inspiração para a construção da imagem de Ryder na série.

7 - Os Demogorgons não foram feitos por efeitos especiais

Durante o processo de criação dos monstros de Stranger Things, os irmãos Duffer não queriam que eles fossem feitos somente por computação gráfica. Para trazer um visual mais assustador aos Demogorgongs, eles contrataram serviços da empresa de efeitos práticos Spectral Motion, de Guillermo Del Toro, e desenvolveram bonecos gigantes que seriam filmados.

8 - Os irmãos Duffer comparam a série com Harry Potter

Em entrevista ao site Empire Online, Matt Duffer revelou que ele e o irmão gostam de comparar Stranger Things com Harry Potter. Por mais que pareça estranha a conexão, eles se interessam pela narrativa que traz os personagens anualmente mostrando o seu crescimento ao longo de diferentes histórias e aventuras. Imagine ver a evolução anual de cada um dos personagens e acompanhar o seu crescimento nas telas.

Isso tudo faz parte apenas do começo do universo apresentado na primeira temporada. Os Duffer já declararam que, ao abrir portas para uma outra dimensão na narrativa, estão dispostos a apresentar muito mais novidades e ansiosos para trazer mais aventuras em Hawkins.


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest