icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


8 fatos sobre os canhotos que vão além da mão esquerda

POR PH Mota EM Curiosidades 13/08/16 às 09h14

capa do post 8 fatos sobre os canhotos que vão além da mão esquerda

Durante muitos anos, usar a mão esquerda ao invés da direita foi sinal de mal agouro, maldição ou problemas em diversas civilizações. Pessoas que nascem canhotas podem precisar lidar com alguns inconvenientes de falta de adaptação ao longo da vida e já foram até mesmo associadas com bruxos e feiticeiros.

Apesar disso, algumas sociedades também idolatravam os canhotos como pessoas capazes de feitos superiores inacreditáveis. Para o bem ou para o mal, a utilização da mão esquerda esteve relacionado a mitos e teorias em diversos grupos, mas dificilmente com argumentos científicos.

Confira alguns fatos que misturam crenças místicas e pesquisas científicas sobre os canhotos, que fazem parte de apenas cerca de 10 a 12% da população.

1 - São mais medrosos

Segundo um estudo da Sociedade de Psicologia Britânica, as pessoas que usam a mão esquerda como predominante para realizar as suas ações têm mais medo do que as destras. A conclusão relacionou os sintomas de estresse pós-traumático com as mãos predominantes de cada voluntário pesquisado.

2 - Bruxas são responsáveis pela má reputação dos canhotos

Relatos histórias da Europa durante a Idade Média, mostram que a mão esquerda era associada à conjuração de feitiços e maldições. Por causa disso, a população passou a desenvolver preconceito por hábitos realizados com a mão esquerda, já que as bruxas seriam capazes de amaldiçoar pessoas apenas com o toque da mão esquerda.

3 - Canhotos são mais espertos

De acordo com a Universidade de Saint Lawrence, foi realizado um teste de QI com grupos de destros e canhotos. Os resultados apontaram que uma maior porcentagem de canhotos conseguiu uma marca acima de 140 pontos do que os que utilizavam a mão direita com mais frequência.

4 - São mais criativos

Um relatório publicado no American Journal of Psychology confirmou que pessoas canhotas tem mais aptidão à criatividade que os destros. Com base na análise das escolha de 2 mil pessoas, os pesquisadores perceberam que os utilizadores da mão esquerda tinham maior tendência a preferir carreiras que lidam com criatividade, como desenho, música e dança.

5 - Bebem com mais frequência

Uma pesquisa com mais de 25 mil pessoas de doze países diferentes concluiu que os canhotos bebem com mais frequência que os destros. Apesar disso, a pesquisa não relacionou hábitos de abuso com a bebida ou alcoolismo. Portanto, os canhotos podem até querer se divertir mais tomando uns copos a mais, mas não necessariamente terão problemas por causa disso.

6 - Existe um dia especial para os canhotos

Na década de 90, um clube de canhotos do Reino Unido criou um dia especial para homenagear esse grupo. Todos os anos, em 13 de agosto, os canhotos de todo o mundo celebram a mão esquerda dominante, mesmo que sejam minoria da população. O propósito da data é lembrar que existem alguns problemas para quem é canhoto, já que nem tudo é adaptado

7 - Nascem de mães mais velhas

Mães que engravidam após os 40 anos mais chance de dar à luz uma criança canhoto. Em comparação com mulheres por volta dos 20 ou 30 anos, as mais velhas tem 128% a mais de chance de ter filhos que utilizam, predominantemente, a mão esquerda.

8 - Algumas tribos idolatraram canhotos

Os povos Incas pensavam que os canhotos tinham poderes especiais em suas mãos e eram capazes de realizar efetivos rituais de cura. Da mesma forma, a tribo norte-americana Zuni associava a utilização predominante da mão esquerda com boa sorte.

Você é canhoto ou conhece alguém que só utiliza a mão esquerda? Esses fatos já vão poder explicar um pouco mais dos hábitos.


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest