icone menu logo logo-fatosnerd.png


8 filmes de super-herói que já ganharam o Oscar

POR Letícia Dias EM Fatos Nerd 20/01/20 às 18h24

capa do post 8 filmes de super-herói que já ganharam o Oscar

Tomando como gancho o recorde histórico de indicações recebidas por Coringa, um filme inspirado por um personagem dos quadrinhos, resolvemos relembrar alguns dos melhores momentos dos filmes de super-herói na cerimônia do Oscar. Produções do tipo ainda são subestimadas pela Academia e pelos cineastas clássicos. No entanto, há mais de quatro décadas as adaptações de quadrinhos vem buscando se consolidar entre os "grandes" de Hollywood. Surpreendentemente, o filme dirigido por Todd Phillips conseguiu concorrer à 11 categorias. Ao passo que no ano passado, Pantera Negra entrou pra história após ser indicado à Melhor Filme, Coringa conseguiu repetir o feito. Além disso, o longa concorre à dois dos outros dos maiores prêmios, Melhor Diretor e Melhor Ator. Então, quanto o resultado não sai, vamos revisitar algumas vitórias dos filmes de heróis. Abaixo você pode conferir uma lista com algumas das produções que fizeram história na premiação.

8 - Superman (1978) | Melhores Efeitos Visuais

Embora esse filme seja conhecido por uma geração específica de fãs, Christopher Reeves se mantém eternizado como Superman. Grande parte desse reconhecimento se deve à revolução proporcionada pelo filme do herói na década de 70. Na época, contando com um orçamento de 55 milhões de dólares, Superman se tornou o filme mais caro já feito. Assim como prometido pelo material publicitário da produção, o público não só acreditou, como viu um homem voar. Logo, o prêmio de Melhores Efeitos Visuais foi mais que merecido. No entanto, vale ressaltar que, além dessa vitória, Superman foi indicado em outras três categorias: Melhor Trilha Sonora, Melhor Montagem e Melhor Mixagem de Som.

7 - Batman (1989) | Melhor Direção de Arte

Após Superman, o próximo filme de super-herói a ganhar um Oscar foi o Batman de Tim Burton. Contudo, em comparação ao filme de heroísmo à moda antiga do Homem de Aço, o longa de Cruzado Encapuzado era um neo-noir gótico e escuro. Será que foi daqui que Zack Snyder tirou sua concepção estética para o DCEU? Enfim, o estilo marcante do visual escolhido por Burton foi inspirado pelo expressionismo alemão e, ainda hoje, é considerado uma das adaptações de quadrinhos mais bonitas já vistas. Como resultado desse trabalho, o Oscar de Melhor Direção de Arte veio para a produção da Warner Bros. Além disso, posteriormente, Batman: O Retorno, sua sequência, também foi indicado à premiação. Contudo, os prêmios de Melhor Efeitos Visuais e Melhor Maquiagem não chegaram ao longa.

6 - Homem-Aranha 2 (2004) | Melhores Efeitos Visuais

Considerado por muitos um dos melhores filmes do lançador de teias, os prós relacionados à Homem-Aranha 2 são reforçados quando nos lembramos que esse foi o único live-action do herói a receber um Oscar. Assim como muitos entusiastas do longa apontam, essa produção apresenta uma das melhores cenas de toda a franquia. Sim, estamos falando da luta do Aranha contra o Doutor Octopus em um trem de alta velocidade. Aliás, isso pesou bastante para a escolha do filme como vencedor de Melhores Efeitos Visuais. Por fim, vale lembrar que Homem-Aranha 2 também foi indicado a melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som.

5 - Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) | Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Edição de Som

Não é atoa que Cavaleiro das Trevas é amplamente defendido como o melhor filme de super-heróis de todos os tempos. Não há investimento em CGI da Marvel que supere a genialidade por trás da direção de Christopher Nolan. Até a recente divulgação dos indicados ao Oscar desse ano, a sequência de Batman Begins mantinha o recorde de uma adaptação dos quadrinhos com maior número de indicações. Concorrendo a oito categorias, o longa acabou levando apenas apenas duas. Mas não se deixe enganar, com a vitória póstuma de Heath Ledger como Melhor Ator Coadjuvante, foi a primeira vez que um filme de super-herói ganhou uma das grandes categorias. Ademais, as outras categorias as quais a produção foi indicada foram: Melhor Direção de Arte; Melhor Fotografia; Melhor Mixagem de Som; Melhores Efeitos Visuais; Melhor Maquiagem e Melhor Edição.

4 - Operação Big Hero (2014) | Melhor Filme de Animação

Após a compra da Marvel pela Disney em 2009, a Casa do Mickey Mouse adquiriu não só os direito sobre o MCU como também pôde passar a desenvolver animações baseadas no conteúdo da Casa das Ideias. Pois bem, como resultado disso tivemos Operação Big Hero, o primeiro longa animado originado por esse negócio. Embora a história por trás do filme não seja tão popular, o mesmo contou com uma recepção positivamente colossal. Só para ilustrar, o sucesso foi tamanho que o filme ganhou um spin-off para TV que já conta com duas temporadas. Por fim, como era esperado, esse clássico instantâneo da Disney ganhou o Oscar de Melhor Animação.

3 - Esquadrão Suicida (2016) | Melhor Maquiagem e Penteados

Contrariando as avaliações das críticas e do público, Esquadrão Suicida faturou impressionantes 746 milhões de dólares. Considerando que o longa foi realizado com um orçamento de 175 milhões, essa foi uma grande conquista. No entanto, o que realmente nos surpreendeu foi o fato da produção ter levado para casa o Oscar de Melhor Maquiagem e Penteados, ainda mais sabendo que ela competiu com Star Trek: Sem Fronteiras. De qualquer forma, isso gerou uma grande repercussão, pois o DCEU conseguiu um Oscar em sua primeira indicação, enquanto o MCU já havia sido indicado oito vezes e não tinha levado nenhuma estatueta pra casa.

2 - Homem-Aranha: No Aranhaverso (2018) | Melhor Filme de Animação

Embora seja uma adaptação de uma história da Marvel Comics, Aranhaverso foi produzido pela Columbia Pictures e pela Sony. Ao passo que nassa as aventuras de Miles Morales, o filme é ambientado em um multiverso, onde vemos versões alternativas do Homem-Aranha. Ademais o desenvolvimento, que se estendeu por quase quatro anos, contou com 140 animadores, consolidando a maior equipe já usada em um filme da Sony Pictures Animation. No fim, todo o trabalho valeu a pena, pois além dos 359 milhões faturados, o filme recebeu elogios por sua animação, personagens, história, dublagem, humor e trilha sonora. Ufa, depois dessa enorme lista de enaltecimento, só faltava um Oscar pra melhorar. Então, não demorou para que a Academia reconhecesse a qualidade de Aranhaverso e desse ao longa o tão merecido prêmio.

1 - Pantera Negra (2018) | Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino, Melhor Direção de Arte

No ano passado, Pantera Negra fez história não só por levar um Oscar para o MCU, mas por se tornar o primeiro filme de super-herói a disputar o prêmio mais cobiçado de Hollywood. Sim, estamos falando da indicação do longa de Ryan Coogler à categoria de Melhor Filme. Considerando a importância do debate levantado pela produção, sua elogiada ideia de afrofuturismo e a inigualável apresentação de Wakanda, não teria como a Academia deixar esse longa passar despercebido. Por isso, suas sete indicações ao Oscar não poderiam ter sido mais merecidas. Assim, além das vitórias em Melhor Trilha Sonora, Melhor Figurino e Melhor Direção de Arte, o longa de T'Challa, concorreu em Melhor Canção Original, Melhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som. No fim, mesmo não tendo levado o prêmio de Melhor Filme pra casa, Pantera Negra revolucionou não só os filme de heróis, como toda a indústria cinematográfica.

E então, o que achou da seleção? Sentiu falta de alguém? Acha que Coringa vai levar quais prêmios pra casa? Compartilhe sua opinião com a gente.


Próxima Matéria
avatar Letícia Dias
Letícia Dias
Trabalhando pra falar de super-heróis, filmes e séries em tempo integral | @letdiax
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest