• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 filmes que te darão crise existencial

POR PH Mota    EM Entretenimento      02/05/17 às 19h04

Tem alguns filmes que são feitos para você chorar, outros para você rir, outros para você se empolgar. Algumas produções, no entanto, buscam provocar reflexões bem profundas capazes de explodir a sua mente e gerar uma verdade crise existencial.

Ao alterar a sua percepção do mundo ao seu redor, as histórias podem colocar pensamentos bem complexos em sua mente, gerando sensações de desconforto e preocupação a todo instante. Por mais paradoxal que possa parecer, é exatamente esse tipo de sensação que faz com que filmes assim sejam tão incríveis, pois geram discussões, debates, reflexões, perguntas e respostas sobre elementos que fazem parte da nossa vida.

Vamos conferir alguns desses filmes e preparar a lista para assistir quando você estiver disposto a quebrar a cabeça e mergulhar num mundo de muita reflexão.

1 - Brazil

Num futuro distópico, Brazil mostra a estranha indiferença da burocracia num estado totalitário. Os temas exploram possibilidades assustadores na sociedade, semelhante ao de obras como 1984 e Laranja Mecânica. O filme foi considerado um fracasso na ocasião de seu lançamento, mas se tornou extremamente cult ao longo dos anos, mostrando vilões que não visam necessariamente o mal, mas estão apenas fazendo os seus trabalhos.

2 - 2001: Uma Odisseia no Espaço

Quatro milhões depois que um misterioso artefato parece emitir sinais de uma civilização fora da Terra, uma equipe de astronautas é enviada numa missão. No século 21, David Bowman (Keir Dullea) lidera uma equipe que viaja até Júpiter, onde vão investigar o mesmo artefato. Quando o computador de bordo, HAL, sofre uma pena e tenta assumir o comando da nave, os tripulantes precisam lidar com situações assustadoras.

3 - Beleza Americana

Diante de uma vida monótona e sem emoções, Lester Burham (Kevin Spacey) se sente completamente cansado e impotente. Quando ele conhece uma nova amiga de sua filha, fica encantado com a beleza da jovem e tenta mudar de vida, reconstruindo seus hábitos e sua motivação numa jornada singular.

4 - Dogville

Em Dogville , Grace (Nicole Kidman) tenta fugir de criminosos quando acaba trabalhando na cidade em troca de proteção. A tentativa de se esconder do grupo de gângster gera discussões e debates na cidade, que conta com moradores que exigem algo em troca do risco de ir contra a situação. Diante da dura situação, o conceito de bondade é apresentado de forma relativa, ao mesmo tempo em que a mulher guarda um importante e perigoso segredo.

5 - Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças

Na intenção de apagar as memórias de um antigo relacionamento, Clementine (Kate Winslet) busca os serviços de uma empresa capaz de realizar esse serviço. Joel (Jim Carrey), também passa pela mesma situação, mas se arrepende durante o tratamento. Durante todo o processo, reflexões sobre memória, amor e experiências compartilhadas são jogadas na trama de uma forma marcante.

6 - Na Natureza Selvagem

Quando Christopher McCandless (Emile Hirsch) decide abandonar tudo e partir numa jornada em busca da própria liberdade, conhece pessoas, paisagens e situações impressionantes capazes de inspirar e mudar sua vida. Enquanto o personagem passa pelas mudanças e reflexões, o espectador é submetido aos mesmos pensamentos numa aventura com poder de provocação.

7 - Donnie Darko

Donnie Darko é um filme que atrai muita gente ainda hoje, anos após seu lançamento, mesmo que tenha um apanhado de conceitos e ideias de difícil compreensão. O filme apresenta conceitos de tempo não-lienar, controle da mente, viagem no tempo e até mesmo Deus e a própria existência. Depois de cada assistida (você vai precisar de várias), a mensagem se transforma, sempre poderosa.

8 - Coherence

O primeiro longa-metragem do diretor James Ward Byrkit é muito eficaz quando o assunto é questionar a realidade. Com sua apresentação do desenrolar de um jantar entre amigos na mesma noite em que a passagem de um comete provoca um blecaute generalizado na cidade, deixa o espectador sem saber o que é ou não real. O mesmo efeito provocado durante o filme, certamente vai provocar reflexões fora das telas, com dúvidas sobre tudo que está ao seu redor.

Se já conhece algum dos filmes, deixe para a gente o seu comentário. Caso não conheça, volte aqui depois de ver algumas das produções sugeridas. Aproveite a seção de comentários para também sugerir novas obras que poderiam estar por aqui.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+