• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 filmes que te farão repensar a vida

POR PH Mota    EM Entretenimento      13/09/17 às 15h17

O avanço da qualidade e o aumento da quantidade de produções cinematográficas ao redor de todo o mundo fez com que os filmes se tornassem uma verdadeira ferramente de transformação do mundo em nossa era. Com isso em mente, muitos diretores, roteiristas e produtores investem em tramas que provocam reflexões profundas nos espectadores.

Cada vez mais populares, os filmes com mensagens filosóficas também se tornado melhores com o tempo, graças ao aumento das apostas dos grandes estúdios nessa forma de contar histórias. Hoje em dia, o público também busca por tramas roteiros que fazem pensar e garantem discussões prolongadas, que vão muito além das cerca de duas horas de transmissão do filme dentro do cinema.

Com isso em mente, vamos listar aqui alguns importantes filmes filosóficos que vão te fazer repensar muitas coisas em sua vida.

1 - Ela

A história de Ela considera um futuro próximo em que os sistemas operacionais de computadores e celulares são capazes de realizar interações de improviso com os usuários humanos. Quando um sistema operacional começa a substituir pessoas na vida do personagem principal, reflexões sobre o papel da tecnologia em nossa vida e o envolvimento que temos com as máquinas são apresentadas de forma simples, mas profunda.

2 - Sr. Ninguém

Com Jared Leto no papel principal, o filme explora o dilema do protagonista perante as consequências de uma escolha após a separação de seus pais: viver com o pai ou viver com a mãe. O problema é que qualquer uma delas vai representar uma série de problemas e somos apresentados a todas situações. O filme gera uma reflexão ao redor da escolha, que invariavelmente afeta não só a vida do personagem, mas de todos ao seu redor.

3 - Na Natureza Selvagem

Quando um recém-formado na universidade resolve viajar sem direção para entender sua vida, acaba cruzando o caminho de várias pessoas que o ensinam diferentes lições sobre a vida. A história é baseada em fatos reais e apresenta lições que são ao mesmo tempo incríveis e perturbadores. Vai ser difícil chegar ao final da jornada sem se emocionar.

4 - Interestelar

Interestelar é um filme responsável por levar os espectadores numa jornada especial focada em Cooper (Matthew McConnaughey). Ao mesmo tempo em que provoca reflexões sobre o papel da humanidade no universo, o filme lida com questões científicas de espaço-tempo, amor e destino de nosso planeta. Além disso, o filme provoca um dilema profundo e interessante ao pedir que o protagonista faça escolhes entre o futuro da humanidade e de sua própria família.

5 - Medo da Verdade

Um dos melhores filmes dirigido por Ben Affleck intriga os espectadores lidando com o problema do sequestro de uma criança. Por meio de sua evolução, o filme acaba questionando o que realmente importa num caso dessa magnitude ou como o código moral de nossa sociedade que valoriza cenários em que os fins justificam os meios.

6 - As Coisas Simples da Vida

O filme produzido em Taiwan mostra a história de um problemático homem de negócios que tenta guiar a sua família ao mesmo tempo em que se mantém tudo organizado. Na história, o filme acaba lidando sobre a vida, de maneira simples e direta, lembrando que a vida nunca é tão simples e direta assim. Todos os personagens da história questionam as suas vidas em algum ponto e agem de uma forma extremamente incomum para quem está acostumado com um estilo de vida baseado na cultura ocidental.

7 - Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças

Um clássico cult, Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças conta a história do casal Joel Barish (Jim Carey) e Clementine Kruczynski (Kate Winslet) de uma forma inusitada. Nas tentativas de se apaixonar ou consertar os erros de uma relação, o filme provoca reflexões sobre destino, amor, ética, lembrança, mágoas e vários outros aspectos que fazem parte do antes, durante e depois de um relacionamento amoroso.

8 - Coherence

Coherence uma noite de encontro entre amigos de longa data que começam a viver coisas muito estranhas quando um cometa passa sobre a Terra e um curto blecaute atinge a região em que estão. Se você não assistiu ao filme, quanto menos você souber é melhor para o desenrolar da trama, mas certamente vai refletir muito durante e depois de terminar de assistir à obra, querendo revê-la. Até mesmo o criador de Coherence, James Ward Byrkit, já declarou que existem várias formas diferentes de acompanhar seu filme e acredita que nem mesmo se alguém o assistir dezenas de vezes vai conseguir acompanhar todas as pistas e detalhes colocados ao longo da história. Será que você consegue?

Já viu algum desses filmes? Conhece outros que também deveriam ter ligar nessa lista? Responda para a gente nos comentários da matéria!

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+