icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


8 grandes mistérios do cosmos que ainda não foram resolvidos

POR PH Mota EM Ciência e Tecnologia 18/07/17 às 15h20

capa do post 8 grandes mistérios do cosmos que ainda não foram resolvidos

Por mais que a internet adore discussões sobre aquecimento global, Terra plana, problemas com vacinas ou evolução, não são essas as questões que mais incomodam os cientistas - que na verdade já tem respostas bem claras para esses temas. Quando se fala dos mistérios do universo, existem outras coisas responsáveis por tirar o sono dos cientistas.

Apesar disso, não ter as respostas de algumas questões não preocupa a ciência, mas muito pelo contrário. A falta de respostas é exatamente o que motiva estudiosos para desvendar os mistérios do universo. O verdadeiro objetivo dos pesquisadores não é ter a resposta para tudo, e sim novas perguntas para responder.

Considerando isso, quais será que são os maiores mistérios do universo que ainda não foram respondidos? Nós trazemos alguns!

1 - Por que nós dormimos?

A ciência já sabe que o corpo humano é regulado pelo ciclo de sono, mas não sabe exatamente o porquê. O sono é o momento em que nossos corpos recuperam tecidos e realizam funções de manutenção. Existem algumas explicações para isso, mas nenhuma parece responder a questão completamente. Alguns teóricos sugerem que os animais que dormem - incluindo humanos - desenvolveram a habilidade para se esconder de predadores, enquanto outros acreditam que o processo é necessário para a construção de memórias e regeneração de conexões neurais. Por enquanto, só nos resta esperar a resposta enquanto tiramos uma soneca.

2 - Como a gravidade funciona?

Nós sabemos que a gravidade da lua afeta as marés em nosso planeta e a gravidade da Terra é o que nos mantém presos à superfície, enquanto a gravidade do Sol mantém os planetas em órbita, mas ainda há muito a entender sobre o fenômeno. Ainda que os cientistas entendam que a matéria gera gravidade e quanto mais massa, mais forte a atração, ainda não sabem explicar porque ela existe. Porque existe uma força que mantém átomos unidos que é diferente da gravidade? Ela é uma força ou uma partícula? Infelizmente nossa compreensão atual da física ainda não oferece todas as respostas para esses mistérios.

3 - Onde está todo mundo?

O universo observável possui cerca de 92 bilhões de anos-luz de diâmetro, com bilhões de galáxias, estrelas e planetas, mas só encontramos a vida na Terra. Estatisticamente, as chances de haver vida lá fora são incrivelmente altas, mas então por que ainda não encontramos ninguém? As respostas para isso podem estar no Paradoxo Fermi. A teoria sugere dezenas de explicações possíveis para o desencontro de civilizações e você pode compreender mais sobre ela numa matéria especial que já fizemos aqui.

4 - Do que é feita a matéria escura?

Cerca de 80% do universo é composto de matéria escura, uma espécie de matéria peculiar que não emite nenhuma luz. Apesar de ter sido teorizada a cerca de 60 anos atrás, ainda não existe numa evidência direta de sua existência. Grande parte dos cientistas acredita que a matéria é composta de Weakly Interacting Massive Particles (partícula massiva que interage fracamente, em inglês) ou WIMPs, mas elas não são percebidas pelos instrumentos que poderiam detectá-las. Outras teorias sugerem outros tipos de composições, mas nada foi esclarecido pela ciência até então.

5 - Como a vida começou?

De onde veio a vida na Terra? Como tudo isso aconteceu? A teoria da Sopa Primordial diz que uma Terra primitiva rica em nutrientes eventualmente formou moléculas complexas que originaram a vida em nosso planeta, o que pode ter acontecido no oceano, sob o gelo ou mesmo em terrenos de pântanos. Diferentes modelos de origem da vida também sugerem a participação de raios e atividade vulcânica no surgimento dos primeiros seres vivos. Apesar de todas as teorias, não podemos afirmar se a vida surgiu de uma só vez, foi criada ou até mesmo surgiu a partir de meteoritos que vieram do espaço. Mesmo que essa última seja real, ainda não nos responderia como tudo começou.

6 - Como as placas tectônicas funcionam?

Pode parecer surpreendente, mas a teoria de que placas continentais estão se movendo, reorganizando continentes e causando terremotos, erupções vulcânicas e formações montanhosas só recebeu apoio recentemente, em termos históricos. Apesar de ter sido apresentada pela primeira vez em meados de 1500, a ideia só passou a ganhar força na década de 1960, com a observação de rochas puxadas para o manto da Terra e devolvidas na forma de magma. Apesar disso, a ciência ainda não está certa do que gera esse movimento ou de como as placas foram criadas. Existem várias teorias, mas nenhuma ainda consegue responder todos os aspectos envolvidos no processo.

7 - Como os animais migram?

Várias espécies de animais e insetos migram ao longo do ano para escapar de mudanças de temperatura causadas por estações, para encontrar parceiros sexuais ou buscar recursos de sobrevivência. Em alguns casos, as migrações podem acontecer por milhares de quilômetros, mas as criaturas ainda conseguem encontrar o caminho de volta. Diferentes espécies utilizam diferentes formas de navegação, incluindo a percepção do campo magnético da Terra, mas a ciência ainda não sabe como esses traços se desenvolveram com a evolução e como animais sem nenhum treinamento sabem exatamente para onde ir em cada período.

8 - O que causa câncer?

Se a gente for confiar em todo texto que vê na internet, praticamente tudo causa câncer, mas na verdade não sabemos ao certo. Apesar de saber que o câncer acontece a partir de mutações aleatórias nas células que geram tumores, nenhum especialista conseguiu apontar com precisão porque isso acontece. Num controverso estudo publicado na revista Science, pesquisadores analisaram diferentes evidências relacionadas ao surgimento de câncer e concluíram que não se passa de uma questão de sorte e azar. Por mais que a gente saiba que fumar causa câncer, por exemplo, como explicar pessoas que fumam a vida toda e não são vítimas da doença?

Infelizmente, não temos respostas para todos os mistérios da vida, mas como já vimos no início da matéria, felizmente temos pessoas dedicadas a encontrar essas respostas e continuar com o trabalho científico. Qual mistério te deixou mais intrigado? Comente com a gente e compartilhe o conteúdo com seus amigos!


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest