icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


8 invenções incríveis de filmes que gostaríamos que fossem verdade

POR Pietro Bottura EM Ciência e Tecnologia 23/10/14 às 17h11

capa do post 8 invenções incríveis de filmes que gostaríamos que fossem verdade

Os filmes de ficção nos cativam não apenas por seu exóticos personagens, mas também pela engenhosidade das ciências futuristas imaginadas pelos roteiristas e diretores, que, de maneira esdrúxula ou não, preveem o futuro e acabam até servindo de inspiração para ele. É o caso do Hoverboard (skate flutuante) de Marty McFly em "De Volta Para o Futuro", que já tem várias tentativas de materialização aqui, no mundo real. O mesmo sobre os sabres de luz, ou a impressionante Mark II do Homem de Ferro, que já fizeram até de papelão!

Mas aparência e funcionalidade são coisas diferentes, e a grande questão que resta é: será que, além do efeito cosmético, essas invenções algum dia se tornarão possíveis? E, se sim, como transformariam a nossa maneira de viver? Confira alguns dos nossos exemplos e imagine um mundo repleto dessas engenhocas incríveis:

Hoverboard - De Volta Para o Futuro

Anda em qualquer superfície, inclusive na água, e atinge velocidades que provavelmente beiram os 100 km/h. Quem não gostaria de flutuar num desses pela cidade?

Lightcycle - TRON

Essas invenções ultravelozes e psicodélicas seriam perfeitas para chegar na balada com classe, mas, no Brasil, provavelmente você seria roubado antes de descer dela.

Capa de Invisibilidade - Harry Potter

Que tal dar o fora de um lugar chato, assaltar um banco sem nenhum risco ou não estar lá quando sua sogra bater na porta? É, melhor que a superforça e velocidade em várias situações, a invisibilidade é um recurso inteligente, ainda mais no formato de uma utilíssima capa. Já existem aparatos de cloaking baseados em luz e espelhos que reproduzem o ambiente, mas não de forma tão dinâmica quanto o valioso bem de Harry Potter.

Controle Universal - Click

Que tal ver sua vida em 100x ou voltar no tempo? Controlar a reação das pessoas, mudar de lugar, pausar um momento...Quase Deus, esse controle é o supra-sumo dessa lista, mas, como no filme, o aprendizado que ele traz é bastante humilde: não é preciso de nada além do que temos para sermos felizes.

Carros Voadores - O Quinto Elemento

Cansado dos candidatos prometendo asfalto de baixa qualidade, apenas para prometerem asfalto de novo no próximo mandato? Já teve que trocar um pneu e usar um macaco num lugar ermo, às 3 da manhã? Está cansado de bater a cabeça no teto em lombadas, e até de ter problemas pra estacionar e trafegar em engarrafamentos? Bom, apenas dê uma olhada nessa foto e imagine um mundo pontilhado por um enxame de carros voadores.

Robôs Serviçais - O Homem Bicentenário

 

Ah, pra quê superpoderes se você pode apenas ficar tranquilo, numa boa, enquanto conversa com um ser imortal que é bastante educado e gosta de lhe servir? Apesar de, como na crítica do filme, a servidão se assemelhar muito à escravidão, para robôs criados para isso, não seria esse o motivo da vida (assim como o personagem de Robin Williams pensa, na produção, e até acaba ficando perdido quando não tem mais quem servir).

Sabres de Luz -Star Wars

 

Tá bom, eu volto atrás. Nem hoverboards, nem invisibilidade, nem motos, nem empregados...O mais legal mesmo seria ter "a Força" e conseguir manejar um sabre de luz. Defletir tiros, derreter e cortar metal sólido e até ataques à distância, usando a arma como um bumerangue. Como dizem os designer, "menos é mais", e, apesar da Mark II dourada da foto-título ser linda, provavelmente não duraria 2 segundos contra um sabre de luz duplo, como o de Darth Maul.

 

Se gostou, confira também a nossa lista de invenções do futuro da NASA, invenções brasileiras e esquecidas que já foram o futuro um dia!


Próxima Matéria
avatar Pietro Bottura
Pietro Bottura
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest