• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 invenções maravilhosas que você provavelmente nunca verá

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      08/06/17 às 19h30

Todo tipo de tecnologia, como aparelho celular, carro, computadores ou até mesmo a luz, de Thomas Edison, está disponível a todos nós graças a inteligência, paciência e perseverança de pessoas que criaram esses dispositivos ou máquinas, deixando assim o nosso dia a dia ainda mais confortável.

A previsão é de que mais invenções que vão facilitar a vida de muita gente surjam nos próximos anos. Porém, a Fatos Desconhecidos descobriu algumas invenções maravilhosas que provavelmente você nunca vai ver. Isso porque foram sufocadas pela pressão da época, mas elas poderiam ter revolucionado o mundo.

Entre as criações está um carro movido a água, isso mesmo, a água, e um carburador que permitia um veículo rodar 48 quilômetros por litro. Essas e outras invenções você talvez nunca vai ter acesso, mas pode conferir mais detalhes sobre elas logo abaixo.

1 - O carburador de Ogle

Carburador é o dispositivo que mistura, em proporção adequada, o ar e o vapor de um hidrocarboneto para pôr em funcionamento um motor de explosão. Apesar de atualmente estarem disponíveis vários carros econômicos, isso poderia ser ainda mais fácil se a invenção do mecânico Tom Ogle tivesse sido colocado em prática.

Em 1970 ele criou um carburador que permitia o veículo viajar até 48 quilômetros por litro, mais que o dobro dos que os atuais carros fazem. Porém, naquela época as empresas de combustíveis o pressionaram e essa invenção nunca foi produzida. Ogle acabou morrendo sem divulgar como o projeto funcionava.

2 - Etanol do cânhamo

Cânhamo é o nome dado a uma variedade de plantas que pode ser útil na fabricação de tecidos, cordas, alimentos, óleos, resinas e combustíveis. No entanto, devido a sua semelhança com a maconha, atualmente a principal fonte do etanol é o milho. Mas, segundo especialistas, o cânhamo seria menos prejudicial ao meio ambiente.

3 -  Cloudbuster

Você já imaginou se hoje existisse algum objeto que produzia a chuva? Porém, te informamos que isso já existiu e foi apelidada de Cloudbuster. O cientista Wilhelm Reich foi o responsável pela criação. Ele fez isso por que em Maine, nos Estados Unidos, os cidadãos estavam enfrentando uma seca terrível. Sendo assim, o psicanalista austríaco tentava utilizar a sua nova invenção como forma de fazer chover.

O site de notícias Bangor Daily News chegou a cobrir o primeiro teste realizado na Cloudbuster, e, segundo o jornal, não havia previsão de chuva na cidade, mas logo que Reich ligou a máquina nuvens de tempestade se formaram e choveu cerca de 6,35 milímetros. Porém, todo o estudo do cientista foi apreendido, e ele não pode fazer outros testes.

4 - Carros elétricos

Atualmente os carros mais comuns são os movidos a álcool ou gasolina, enquanto isso, os carros elétricos, movidos a energia, ainda não conseguiram ganhar muito espaço. No entanto, a história poderia ser totalmente diferente se na década de 1990 a empresa General Motors (GM) não tivesse desistido de aperfeiçoar os primeiros carros dessa linha.

Em 1996 a multinacional lançou 800 veículos elétricos, porém, relatórios apontaram que os clientes não ficaram totalmente felizes com essa novidade, pois era necessário recarregar o carro constantemente. Sendo assim, a empresa decidiu destruir toda linha dos veículos. Existe a suspeita de que companhias de petróleo tenha pressionado a GM.

5 - Sistema de Codificação Sloot Digital

Na década de 1990 o holandês Romke Jan Bernhard Sloot criou um Sistema de Codificação Sloot Digital que poderia revolucionar a capacidade de armazenamento em computadores ou celulares. Isso porque ele desenvolveu um compactador de dados que podeira comprimir um filme completo de até 8 kilobytes, o equivalente a 0,064 megabytes.

Segundo especialistas, esse sistema é maior e melhor do que a tecnologia disponível atualmente. Em 1999 Sloot estava prestes a assinar um contrato com o ex-diretor de tecnologia e membro da marca Philips, Roel Pieper, porém, morreu um dia antes, em 11 de julho.

6 - Veículos movido a água

Já falamos sobre as possíveis invenções de veículos totalmente elétricos ou que poderia fazer até 48 quilômetros por litro, porém, uma invenção de Stan Meyer poderia revolucionar o mundo. Ele criou um processo que permitiria fazer os motores de combustão interna funcionar com água, através de um dispositivo que ele chamou de water fuel cell (ou célula de combustível de água). O automóvel poderia fazer até 43 quilômetros por litro de  H2O. Na época, Stan foi pressionado por muita gente, porém, se recusou a abrir mão do projeto. Ele acabou morrendo decorrente de um aneurisma cerebral.

7 - Cura para doenças cardíacas

A cardiopatia, doença cardíaca que afeta o coração e os vasos sanguíneos, incluindo problemas estruturais e coágulos, é uma das doenças que mais afetam jovens e idosos atualmente. Apesar de já existir diversos tipos de tratamento para o problema crônico, muitas pessoas ainda morrem. Porém, isso poderia ser resolvido se há anos a máquina do doutor Real Raymond Rife tivesse sido colocada em circulação. A máquina de Rife prometia curar doenças cardíacas, câncer, entre outras. No entanto, na época, o equipamento não foi levado a sério.

8 - Energia livre

Nikola Tesla foi um inventor nos campos da engenharia mecânica e eletrotécnica. Ele é conhecido por ter "espalhado luz na Terra". Isso porque ele conseguiu criar um sistema que gerava eletricidade gratuita para o mundo inteiro e sem fio. Porém, o projeto não foi para frente por falta de investimento.

O que você achou dessas novidades? Deixe a sua opinião abaixo. Aproveite para compartilhar com seus amigos.

Próxima Matéria
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+