• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 jogos psicológicos que nossa mente utiliza contra nós mesmos

POR Diogo Quiareli    EM Curiosidades      27/02/18 às 13h33

Nossa mente é um mistério que os seres humanos ainda não conseguiram compreender completamente. Acreditamos sempre que somos os mestres de nossas vidas, ou seja, donos das nossas vontades. É defensível isso, aliás, se não formos nós, quem será? No entanto, com a complexidade de nossa mente, existem alguns segredos que ainda não conseguimos entender ou nem mesmo foram descobertos.

Nossa mente pode nos manipular quando menos esperamos. Nos fazendo sentir ou agir de forma que não pretendíamos. Por exemplo, se estamos ansiosos para começar um novo trabalho, é mais provável que consigamos ter mais sucesso. Isso por causa da boa vibração que nossa mente passa para o nosso corpo.

Pensando um pouco mais sobre esse assunto, nós da Fatos Desconhecidos resolvemos buscar por alguns exemplos de jogos psicológicos que nossa mente utiliza contra nós mesmos. Acredite ou não, a maioria delas a gente nem percebe em sã consciência.

1 - Efeito Halo

Este é um efeito muito utilizado pelos vendedores na hora de apresentar algo. Por trás disso, há a ideia de que a pessoa tomará facilmente uma decisão sobre um produto por que outra está representando. É por esse motivo que temos uma série de modelos e atrizes representando marcas de roupas, sapatos, maquiagens e etc. Tendemos a acreditar que as pessoas famosas tem um certo "halo", por isso confiamos tanto no que elas representam.

2 - Efeito do Espectador

Esse é um tanto triste. Por exemplo, se você está em uma multidão de pessoas e alguém cai, tendemos a acreditar, inconscientemente, que outra pessoa vai ajudar. O difícil é encontrar o "herói" para dar inicio ao movimento.

3 - Efeito de Destaque

Você provavelmente já se sentiu observado por alguém em qualquer situação né? Isso é chamado de "Efeito de Destaque". Pensamos que somos o foco o tempo inteiro e que a todo instante as pessoas estão reparando em nós. Esse pensamento engana a nossa mente e nos faz acreditar que todos os nossos passos serão observados e julgados.

4 - Efeito de Desinibição Online

A mídia em massa contribuiu muito para esse efeito que está por trás dos "trolls" da internet e da prática e cyberbullying. Nas redes, onde podemos nos esconder atrás de um perfil virtual, tendemos a ser mais cruéis. Julgamos e somos mais duros com as pessoas do que seríamos na vida real.

5 - Efeito Líder de Torcida

Achamos as líderes de torcidas bem bonitas, não é mesmo? Talvez elas nem sejam, de fato, maravilhosas como pensamos. Isso faz parte desse efeito que nos faz acreditar que uma pessoa é excepcionalmente bonita por estar cercada por um grupo bonito.

6 - Efeito Dunning-Kruger

Isso é um tanto curioso. Você já percebeu alguma pessoa começando algo e se saindo melhor do que quem se dedica há anos e não consegue se destacar tão positivamente assim? Esse é o chamado "Efeito Dunning-Kruger". Ele explica como os principiantes tendem a se sair melhor em um avanço num campo todo, pois não estão familiarizados com os limites e regulamentos que os profissionais já conhecem.

7 - Déjà Vu

Muitos de nós já conhecemos esse termo, que vem do francês e significa "já visto". Déjà vu é uma noção de sentir que já viveu determinada situação que está acontecendo em tempo real. Antes que a psicologia desse esse nome, o efeito já fazia as pessoas pensarem que estavam tendo uma experiência psíquica pela primeira vez, como uma profecia. Ainda não possuem a reposta para isso ou o que desencadeia esse sentimento. Até então, segue como um fenômeno não decifrado.

8 - Efeito Google

O Google existe já há algum tempo e desde então vem contribuindo para esse efeito. Tendemos a esquecer algo facilmente, pois sabemos que posteriormente poderemos encontrar tudo o que buscamos rapidamente. Esse é o motivo do efeito ganhar esse nome.

E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos.

Próxima Matéria
Via   Brightside  
Imagens Hypescience
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+