icone menu logo logo-fatos-historicos.png


8 maiores psicopatas da Mitologia Grega

POR PH Mota    EM História      19/12/16 às 18h21
capa do post 8 maiores psicopatas da Mitologia Grega

A maioria das pessoas já conhece uma outra história da mitologia grega, mesmo que não saiba as origens de alguns desses mitos. Os nomes de personagens como Zeus e Hércules, ou mesmo de criaturas como o Minotauro inspiram histórias há milhares de anos.

Ao lado desses personagens, existe uma série de nomes envolvidos nas mais absurdas e inimagináveis histórias, envolvendo aventuras sexuais, mentiras, mortes, vingança e violência. Para conseguir alcançar seus objetivos, alguns deuses e personagens mitológicos não mediam esforços em suas decisões agressivas e violentas.

Aqui estão alguns dos personagem que mais cruzaram a linha com feitos absurdos que provocaram morte e destruição dos que ousaram cruzar seus caminhos.

1 - Circe

Circe era uma das figuras da mitologia grega que não precisa de um grande motivo para fazer coisas absurdas, como transformar toda a tripulação de Ulisses em porcos ou Pico em um pica-pau depois que ele a rejeitou. Se isso não for suficiente, depois que ela se apaixonou por Glauco, filho do titã Cronos, descobriu que ele já amava Cila. Por causa disso, Circe envenenou o mar onde a mulher costumava mergulhar para que quando ela tocasse as águas se tornasse um horrendo monstro de seis cabeças.

2 - Medeia

Medeia era sobrinha de Circe, o que já pode indicar uma herança de agressividade além da conta. Ela se apaixonou por Jasão e prometeu ajudá-lo a roubar o Velo de ouro. Enquanto eles estavam navegando depois de realizar o roubo, o pai de Medeia, rei de Cólquida os perseguiu. No meio do caminho, ele precisou parar para coletar os diversos pedaços de seu outro filho, morto e feito picadinhos por sua irmã. E isso não é o fim da história. Quando o rei Pélias se recusou a dar o trono para Jasão, Medeia convenceu as filhas do rei a cortá-lo em pedaços e jogar tudo dentro de água fervente.

3 - Tântalo

Tântalo era filho de Zeus e, por isso, sempre convidado para o Monte Olimpo. Como uma bizarra forma de agradecimento, ele roubou a comida dos deuses - ambrosia e néctar - e ainda o cão favorito de seu próprio pai. Os deuses ficaram ofendidos com a atitude, mas decidiram dar uma nova chance ao rapaz, que estragou tudo novamente. Ele convidou todos para um banquete em que ele matou seu filho Pélope e serviu o corpo para os deuses convidados. Quando o cardápio foi descoberto, os deuses se revoltaram e mataram Tântalo, que foi trazido de volta a vida por Zeus, para o Tártaro, onde viveu com as maldições da eterna fome e eterna sede.

4 - Afrodite

Mesmo sendo a deusa do amor, Afrodite também tinha um lado sombrio. A deusa foi responsável por começar a Guerra de Troia, mostrando que estava disposta a colocar quem desprezava sua divindade em sofrimento. As mulheres de Lemnos também recusaram adorar a deusa e foram amaldiçoadas com um fedor tão ruim que todos seus homens fugiram. Alguns mitos também dizem que foi Afrodite que fez Pasífae se apaixonar por um touro e dar luz ao Minotauro.

5 - Dionísio

A mãe de Dionísio foi morta por Hera quando ela ainda estava grávida, mas Zeus conseguiu resgatar o feto e colocar dentro de si até que o bebê estivesse formado. Alguns anos depois, Dionísio já era o deus do vinho, com uma tendência a levar o povo à loucura. Quando alguns piratas o capturaram achando que não passava de um jovem rico, ofenderam o deus, que os transformou em golfinhos como vingança. Numa outra ocasião, Dionísio foi a Tebas enquanto ela era governada por seu primo Penteu. Os seguidores de Dionísio, bêbados e desordeiros, foram presos quando Penteu não reconheceu o primo, que ficou revoltado. Por causa disso, Dionísio conseguiu enlouquecer a família de Penteu até que todos o matassem.

6 - Hera

A Rainha dos Deuses, Hera, era realmente uma psicopata. Extremamente invejosa e vingativa, cruzava os limites em várias de suas ações. Quando Hera descobriu que Leto estava grávida com filhos de Zeus, jogou uma maldição para que as crianças não pudessem nascer em terra e, de quebra, colocou a serpente gigante Píton perseguindo a mulher. Ela também transformou Callisto num urso depois que Zeus se apaixonou por ela e cortou Dionísio em vários pedaços só por ser filho de Zeus.

7 - Íxion

Íxion fazia uma decisão irresponsável atrás da outra, o que não é surpreendente, considerando que ele era filho do deus da guerra, Ares. Íxon se casou com Dia, filha de Deioneu, que esperava um dote pela jovem. Íxion se recusou a pagar e teve os cavalos roubados, gerando a sua revolta. A partir daí, ele convidou seu sogro para um banque e o empurrou num buraco, o matando. Depois do crime, ele passou a ser expulso de todos os lugares que visitava, vivendo como forasteiro até que foi convidado para o Olimpo por Zeus. Lá, ele decidiu seduzir Hera, mas foi capturado e jogado no Tártaro, sofrendo na eterna roda de fogo.

8 - Cronos

Ninguém na mitologia grega foi tão mau como Cronos. Filho de Gaia e Urano, era o mais jovem dos titãs. Por conta da crueldade com Gaia e seus filhos, Urano acabou sendo morto e castrado por Cronos, o que gerou o nascimento de Afrodite. Depois disso, ele se tornou rei da terra e se casou com a irmã Reia. Por causa de uma profecia que dizia que ele seria destronado por um de seus filhos, acabou engolindo todos eles, com exceção de Zeus, que acabou crescendo para se vingar do pai e salvar todos os irmãos.

Qual das histórias você achou mais bizarra? Conte para a gente nos comentários.


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest