• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 mitos e verdades sobre coisas que foram inventadas pela NASA

POR Mateus Graff    EM Ciência e Tecnologia      09/06/17 às 17h35

Vocês já ouviram falar por aí das grandes invenções da NASA? A Agência já inventou muitas coisas úteis que nós usamos hoje, como os aparelhos ortodônticos translúcidos, a câmera do celular e aquele famoso travesseiro "de astronauta". Por falar em NASA, vocês já leram a nossa matéria que mostra que de acordo com a Nasa, em breve, "encostaremos" no Sol?

Porém, caros leitores da Fatos Desconhecidos, existem verdades e mitos sobre essas invenções, pelo fato de algumas delas terem sido popularizadas pelo NASA, como o velcro, por exemplo. Pensando nisso, nós trouxemos para vocês 8 mitos e verdades sobre coisas que foram inventadas pela NASA, confiram:

1 - Aparelhos ortodônticos translúcidos

Os aparelhos ortodônticos translúcidos foi uma grande evolução para as pessoas que ficava bom a boca cheia de "ferros". O Departamento de Pesquisa Avançada de Cerâmica da NASA e a empresa Ceradyne, inventaram em ainda em 1987, a alumina policristalina translúcida (TPA). Esse material é utilizado na proteção de antes de infravermelho de mísseis com rastreadores de calor, e o mesmo material é usado para criar aparelhos protéticos translúcidos, que hoje é comum entre as pessoas.

2 - Espuma inteligente

Vocês já viram aqueles travesseiros que as pessoas chamam de "travesseiros de astronauta"? Pois é, tal tecnologia foi desenvolvida pela NASA, e se chama espuma Temper. Ela é usada em colchões, almofadas e travesseiros, mas originalmente foi desenvolvida para viagens espaciais. A espuma é composta de um plástico de silício-poliuretânico, criado para ser utilizado nos assentos das espaçonaves da NASA.

3 - Palmilhas

Neil Armstrong usou botas especiais que conferiam a elasticidade às suas passadas quando foi para a Lua. Depois de um tempo, a indústria do tênis começou a usar essa tecnologia para diminuir o impacto nos pés e pernas. Em 1980, a empresa KangaROOS usou os mesmos princípios usados nas botas de Neil e fez a patente do tecido de espuma poliuretano.

4 - Filtros de água

Os filtros de água não foram inventados pela NASA, porém, ela ajudou a aprimorá-los. Na década de 50, a NASA precisava ter uma certeza de que a água dos astronautas fosse completamente limpa. O filtro da NASA tem íons de prata que neutralizam os micro-organismos patogênicos e evitam o crescimento de bactérias, e é essa tecnologia que muitos filtros caseiros usam.

5 - Velcro

E quem foi que inventou a informação errônea de que o velcro foi invetado pela NASA? Na verdade, o velcro foi inventado na Suíça, em 1940. A NASA apenas fez o trabalho de torná-lo popular pelo fato dele ser usado nas missões Apollo e ajudar os astronautas a prender objetos em gravidade zero.

6 - Suco em pó

O suco em pó existe desde 1957, e foi inventando por um químico chamado William A. Mitchell, quando trabalhava na General Foods. Assim como o velcro, o saquinho em pó se tornou popular depois da NASA usá-lo em missões espaciais.

7 - Teflon

Por acidente, o teflon foi descoberto por Roy J. Plunkett, ainda em 1938. Em 1946, o material foi comercializado, e em 1970, a NASA passou a usar o material revestido de fibra de vidro como um tecido de roupa dos astronautas.

8 - Câmera de celular

E se a gente contasse para vocês que a câmera de celular foi inventada pela NASA? Bom, no ano de 1990, a NASA fazia uma pesquisa de como deixar uma câmera menor, de modo que fosse possível levá-las em viagens no espaço. Foi aí que a NASA inventou a famosa camera-on-a-chip, ou melhor, CMOS, a mesma que usamos nos celulares modernos.

E aí, já conheciam todos esses mitos e verdades sobre a NASA? Comentem!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+