icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


8 motivos para se orgulhar da ciência brasileira

POR Ultra Curioso    EM Ciência e Tecnologia      30/07/15 às 15h23
capa do post 8 motivos para se orgulhar da ciência brasileira

O mundo definitivamente não seria o que é hoje se não fosse a ciência, impulsionando e guiando a evolução da humanidade. Aparelhos eletrônicos, medicamentos, novas espécies de animais, descoberta sobre o universo, e mais um série de coisas nos fazem perceber o quanto a ciência e os indivíduos que se dedicam a ela são importantes para a nossa vida.

Entretanto, sempre quando se descobre ou se inventa algo logo vem a frase: "Deve ser um cientista japonês ou americano!". Justamente pelo fato de a ciência no Brasil não ganhar tanto destaque como em outros países, a impressão que temos é que nunca inventamos nem descobrimos nada. Conceito totalmente errado!

Conheça agora 10 motivos para se orgulhar da ciência brasileira e prepare-se para mudar a ideia que você tem dos nossos cientistas!

1. Líder da oftalmologia

O professor Hilton Rocha criou em Belo Horizonte o maior centro oftalmológico da América Latina. O Instituto Hilton Rocha realiza cerca de 1.500 cirurgias oculares por mês e foi um dos primeiros a fazer transplante de córnea. O professor criou uma técnica inovadora para aproveitar partes de uma mesma córnea em dois pacientes.

2. Descoberta revolucionária

A paulista Sílvia Brandalise descobriu um novo tipo de leucemia, a síndrome de Brandalise. Desde 1978, ela dirige o Centro Infantil de Investigação Hematológica Dr. Domingos Boldrini, em Campinas, que montou praticamente sozinha e transformou em instituição de referência mundial no tratamento do câncer infantil.

3. Pioneiro da vacina

Em 1904, Oswaldo Cruz dirigiu o saneamento do Rio de Janeiro e enfrentou oposição intransigente contra a vacinação obrigatória antivaríola. O povo não entendeu e se rebelou na famosa Revolta da Vacina, mas a História lhe deu razão. Transformou o Instituto Soroterápico Federal (mais tarde, Instituto Oswaldo Cruz) na primeira instituição de pesquisa científica da saúde do país .

4. Datando o tempo

Estudando magnetismo, o carioca Sérgio Mascarenhas criou um novo método de datação arqueológica. Seu conceito de bioeletreto mostrou que as grandes moléculas orgânicas, como o DNA, têm pólos elétricos opostos nas extremidades. Ele é o fundador do Instituto de Física e Química da Universidade de São Carlos.

5. Matemática genial

O paranaense Newton da Costa inventou a lógica paraconsistente, cuja característica é admitir informações contraditórias. Programas de computador, como os que fazem diagnóstico de doenças, usam essa lógica capaz de oferecer uma resposta correta mesmo a partir de informações contraditórias.

6. O plástico natureba

Do óleo da mamona, o paulista Gilberto Chierice descobriu um polímero (plástico)que revolucionou a área médica e que pode ser empregado em próteses e na recomposição de ossos. Serve como cimento, bactericida, fungicida e até para substituir o gesso. Professor do Instituto de Química da Universidade de São Carlos, Chierice tem recusado empregos no exterior.

7. Contra a hipertensão

Sérgio Ferreira descobriu uma substância importantíssima contra hipertensão no veneno da jararaca. Em sua homenagem, a Sociedade de Hipertensão da Noruega instituiu o Ferreira Award. Participou da descoberta do mecanismo de ação de drogas como a aspirina, junto com o inglês John Vane, Nobel de Medicina de 1982. Ele é presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a maior entidade de cientistas brasileiros.

8. A super sedimentação

O doutor Fernando Galembeck, diretor do Instituto de Química da Unicamp, descobriu a osmossedimentação, um processo de aceleração da sedimentação de substâncias pela combinação com a osmose. Na separação de componentes, como os do sangue, permite usar centrífugas de baixa capacidade à velocidades 100 000 vezes maior. Também desenvolveu uma síntese de partículas, para a fabricação de pigmentos de tintas, e técnicas de aderência para plásticos e borrachas.


Próxima Matéria
avatar Ultra Curioso
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest