icone menu logo logo-fatosnerd.png


8 motivos que provam que o universo de Pokémon é realmente perturbador

POR PH Mota EM Fatos Nerd 03/01/17 às 15h11

capa do post 8 motivos que provam que o universo de Pokémon é realmente perturbador

O mundo apresentado os jogos e anime de Pokémon sempre foi encantador para grande parte dos fãs da franquia. Não é à toa que os monstrinhos se tornaram fenômeno quando foram lançados e voltaram a conquistar o mundo com o lançamento de Pokémon Go, em 2016.

A possibilidade de treinar e domar criaturas que misturam características animais e poderes incríveis parece tentadora, mas se a gente parar para analisar os riscos desse universo, as coisas parecem bem mais preocupantes.

Sejam as ameaças naturais causadas pelos comportamentos das criaturas gigantes, venenosas ou sobrenaturais ou pelas organizações rebeldes e criminosas que estão por todo o lado, viver no mundo de Pokémon deve gerar muitas preocupações.

Conheça algumas das maiores perturbações do mundo Pokémon que vão te fazer repensar sobre todo o contexto da história.

1 - Cientistas loucos

A franquia Pokémon é repleta de experimentos terríveis que deixariam os cientistas do mundo real malucos pela falta de ética. Seja na hora de clonar uma criatura poderosa, como Mewtwo, ou desenvolver criaturas computadorizadas com vida, como Porygon, o mundo possui cientistas ocupados a todo o momento com experiências bizarras sem nem mesmo pensar no impacto de suas realizações.

2 - Horor cósmico

O terror horror cósmico costuma ser utilizado para retratar uma espécie de terror que envolve o misterioso e o desconhecido, ao invés de elementos gráficos ou chocantes. Alguns dos Pokémon criados, se encaixam perfeitamente nessa descrição. As criaturas do tipo fantasma são responsáveis por levantar questões sobre o que acontece com os humanos ou Pokémon depois da morte, por exemplo. Existem ainda casos como o do lendário Yveltal, com uma descrição da Pokédex que sugere que ele é capaz de absorver a vida de todas as criaturas somente com o abrir de suas asas.

3 - Criaturas incendiárias

Atualmente, existem 72 Pokémon do tipo fogo, considerando os lançamentos de todas as gerações. Alguns deles não só carregam o tipo no nome como realmente estão pegando fogo a todo instante. Isso pode causar uma preocupação sobre o risco de incêndios inesperados que as criaturas devem causar. Qual será a taxa de incêndios que preocupam os bombeiros do Mundo Pokémon no caso de um Charmander esbarrar sua cada num monte de folhas secas na floresta, por exemplo?

4 - Fantasmas

Os fantasmas são uma ameaça real no Mundo Pokémon. Eles estão por todos os lados, em todas as gerações e nas mais variadas formas. Existem criaturas que representam um verdadeiro terror, como por exemplo Misdreavous - que quer comer as emoções dos humanos - ou Gourgeist - que vai além e quer comer a carne humana. Para quem deseja se aventurar na busca por insígnias ou novas criaturas, é importante caminhar sempre atento às ameaças deste e do outro mundo.

5 - Monstros marítimos

Muito do terror do universo de Pokémon vem do fato que as criaturas gigantes podem ser verdadeiras ameaças a todas criaturas vivas. O perigo de uma criatura carnívora gigante te esperando a qualquer canto, ou escondida no fundo do mar, seria o suficiente para manter qualquer ser humano longe da água para sempre, com medo do ataque de um gigante dragão aquático ou uma água-viva de olhos vermelhos ameaçadores.

6 - Poluição viva

Algumas criaturas como Grimer, Muk, Koffing e Trubbish são espécies vivas formadas por elementos tóxicos que fazem parte do lixo de todo o mundo. Isso quer dizer que sempre que você for colocar o lixo para fora, por exemplo, pode correr o risco de encontrar uma criatura ameaçadora. E como se não bastasse os ataques e habilidades do Pokémon, ele ainda é feito dos materiais mais nojentos que você possa imaginar.

7 - Sistema feudal

Os jogos de Pokémon não são muito claros quando o assunto é a organização política das cidades e continentes. A única referência a posição de autoridades está na figura dos líderes de ginásio. Pensando assim, o governo de todo o mundo pode estar nas mãos das pessoas que possuem as criaturas mais fortes e poderosas, sem levar em conta o desejo da população ou aptidão política.

8 - Crime organizado

Cada novo jogo de Pokémon apresenta uma nova organização criminosa que se dedica às mais variadas atividades ilegais, que vão de roubar algumas criaturas até destruir todo o mundo. A frequência com que as ameaças aparecem por todos os cantos sugere que o problema de segurança nesse universo é caótico, principalmente se a gente pensar que eles nunca são resolvidos pelas autoridades, mas por crianças aventureiras independentes que se meteram numa jornada antes mesmo da vida adulta.

Será que dá pra continuar a pensar nesse mundo como um lugar de belas criaturas e alegria por todos os cantos?


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest