• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 motivos que tornam os Pokémon de fogo a melhor escolha de inicial

POR Ana Monteiro    EM Fatos Nerd      26/09/17 às 14h18

Todo mundo já passou por essa difícil decisão no começo de sua jornada pokémon: escolher o inicial de fogo, de água ou de grama? Em alguns casos, os minutos se tornaram demorados enquanto olhávamos cada uma das criaturinhas que estavam dentro daquelas pokébolas, para outras pessoas que já estavam decididas de sua escolha desde o começo foi mais fácil, não houve nenhuma sombra de dúvida de qual seria a melhor escolha para treinar, derrotar os líderes de ginásio, conseguir insignias e vencer a Liga. A dúvida é sempre a mesma: pegar um pokémon de fogo ou de grama? Ou quem sabe de água?

Até hoje muitos fãs do jogo discutem qual é a melhor estratégia ou o melhor inicial de cada geração: escolher tal Pokémon pode tornar o jogo fácil no começo e complicado no final, ou o contrário. Será? Hoje vamos te convencer que a melhor escolha de Pokémon inicial é o tipo fogo!

1 - Inspiração

Enquanto alguns Pokémon são criaturas que simplesmente não fazem o menor sentido, os iniciais do tipo fogo apresentam uma inspiração bastante interessante. Além de obviamente a maioria deles serem inspirados em animais que realmente existem, cada um deles representa um dos animais do zodíaco chinês. Charmander representa o dragão, Cyndaquil o rato, Torchic o galo, Chimchar o macaco, Tepig o porco, Fennekin o cachorro e por fim, Litten o tigre.

2 - Vantagens

Mais do que capturar qualquer pokémon que você ache bonitinho ou interessante, o jogo é muito pautado pela estratégia: conhecer cada tipo, suas habilidades, fraquezas e organizar seu time da melhor maneira possível para conseguir todas as insignias e derrotar a liga. De todos os tipos existentes, os de fogo possuem vantagem sobre os de grama, gelo, inseto e metálico. Fazendo as contas, das 802 espécies diferentes, eles são fortes contra 293, o que representa 37% do total. Não há contra-argumento para rebater esse número!

3 - Fraquezas

Os pokémon do tipo grama tem fraqueza em relação a cinco outros tipos, já os de água levam desvantagem apenas contra os de grama e elétricos, que cá entre nós representam uma parcela grande e comum das criaturas do universo de Pokémon. Já os de fogo são fracos apenas contra os de água, terra e pedra. Ou seja, dá pra dar uma segurada nas batalhas, não é mesmo? É mais fácil encontrar esses tipos como selvagens do que nas mãos de algum treinador por aí.

4 - Raridade

O lema "Temos que pegar!" de Pokémon significa que só um verdadeiro mestre vai gastar horas de suas jornadas a fim de capturar todas as criaturinhas por mais raras que elas sejam. Então é uma boa estratégia escolher o inicial de fogo, já que é mais difícil encontrar esse tipo de Pokémon na grama alta. Ao caminhar entre uma cidade e outra você provavelmente encontrará pokémon do tipo grama eventualmente, e para começar a capturar os do tipo água só é necessário conseguir uma vara de pesca.

5 - Dano por turno

Outra coisa boa dos Pokémon tipo fogo é a sua capacidade de continuar infligindo dano mesmo depois de vários turnos após o uso de sua habilidade. O Fire Spin, por exemplo, faz com que um anel de fogo se forme em torno do oponente e infligirá dano a cada turno, se ela ainda estiver combinada com o efeito burn no adversário, a vitória está garantida em pouco tempo!

6 - Desafio

Com tanto poder em mãos, é claro que alguma coisa teria que balancear a jornada dos treinadores que optam pelo inicial de fogo. Nos jogos Red e Blue, os dois primeiros ginásios são os de água e pedra, tipos que possuem vantagem sobre os pokémons de fogo. E no começo da jornada não é comum que o jogador já tenha um grande time de pokémons. Escolher um pokémon do tipo fogo é topar o desafio de enfrentar os mais fortes logo de cara!

7 - Tipo adicional

Outra vantagem dos pokémon tipo fogo são o segundo tipo acrescentado às evoluções: mais uma oportunidade de ganhar vantagem em batalha! Tepig, Torchi e Chimchar possuem evoluções com o tipo lutador, já Fennekin ganha poderes do tipo psíquico e Charmander tem a poderosa evolução Charizard que pode voar. O único que não tem essa vantagem é Cyndaquil, mas suas evoluções são fortes o bastante para não precisarem desse bônus.

8 - Todo mundo quer um Charizard

Não tente negar. Todo mundo no fundo tem o desejo secreto de possuir um Charizard. Tanto é que a carta de Charizard se tornou uma das mais procuradas do Trading Card Game de Pokémon. Se você pensar que Venosaur ou Blastoise são evoluções mais maneiras que Charizard, você claramente está mentindo para sim mesmo. Não faça isso.

Agora é hora da verdade: no começo da sua jornada você escolhe inicial de fogo, água ou grama? Acho bom que você tenha uma justificativa muito boa caso sua resposta seja água ou grama. Se for o caso, explique pra gente nos comentários. Agora se você é do time de fogo: bem vindo ao clube! Qual seu inicial de fogo favorito?

Próxima Matéria
Ana Monteiro
Lok'tar ogar! For the Horde! Cresceu com um Mega Drive, um Super Nintendo e muitos desenhos animados. Jornalista, especialista em cinema, violinista, entusiasta de narrativas de fantasia e presença garantida em mesas de RPG. Muito tsunderismo em apenas 1,54 de altura.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+