• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 principais deuses egípcios e suas respectivas históricas

POR Diogo Quiareli    EM História      02/10/17 às 17h17

Falar de crenças mundiais sem se lembrar dos egípcios é uma coisa praticamente impossível. Os povos do Egito antigo eram politeístas, que significa acreditar e cultuar diversos deuses que exerciam influências em todas as esferas da vida social daquele tempo. Essas divindades, assim como as de todas as demais religiões, possuíam poderes acima da capacidade do ser humano. Um exemplo disso é a interferência deles nos fenômenos da natureza e a sua capacidade de estar em vários lugares ao mesmo tempo. Algo parecido até mesmo com o cristianismo que a maioria da população mundial segue, não é verdade? Existiam alguns deuses que eram cultuados em todo o território egípcio, já outros eram louvados e adorados em apenas algumas regiões.

Assim como, mais uma vez, nas demais religiões esses deuses ocupavam um papel central na vida da antiga civilização, sendo então o governo do Egito Antigo teocrático, ou seja, governavam em nome da religião. Embora esses seres divinos possuíssem alguns poderes acima da capacidade humana, eles também apresentavam diversas características em comum com os homens, pois também nasciam, cresciam e morriam. Seus poderes ainda eram comparados a certas propriedades dos elementos da natureza ou dos animais.

Eles podiam ser representados por divindades totalmente humanas, como animais que possuíam cabeças de humanas ou com corpos de homens e cabeças de animais, havia diversas formas. Sendo assim, a redação da Fatos Desconhecidos resolveu buscar e listar para cada um dos nossos caros leitores os principais deuses desse povo e sua importância. Sem mais delongas, confiram conosco.

1- Rá, o Deus Sol

Partindo da Dinastia V, Rá foi transformando em um Deus. Mas não somente isso, ele era o maior Deus e o principal protetor dos faraós. Ele era representado por um homem com cabeça de falcão e até então, era o responsável pela criação do mundo e é representado pelo Sol.

2- Amon, Deus da Cidade de Tebas

Amon "O oculto", é o rei dos deuses e Senhor dos Templos de Luxor e Carnac. Ele era representado como um homem vestido com a túnica real e duas altas plumas que ficavam do lado direito da sua cabeça.

3- Osíris, Deus da Ressurreição

Osíris é um dos principais e mais importantes deuses da cultura egípcia. Ele era representado pelo Rio Nilo. A população antiga acreditava que uma vez por ano, Osíris morria e ressuscitava e, por esse motivo, ele era a divindade da ressurreição e dos mortos como um todo. Isso tudo além de ainda ser muito ligado à fertilidade e a agricultura.

4- Ísis, a Deusa da Vida

Ísis era uma das divindades mais adoradas de todas. Ela era considerada a deusa da maternidade e dos nascimentos, mãe de todos os demais deuses. Ela foi esposa de Osíris e mãe de Hórus.

5- Seth, Deus das Trevas

Seth era o Deus do caos e o principal responsável pelas guerras e pela escuridão. Ele foi a personificação do mal e da destruição na mitologia egípcia, também sendo o responsável pela morte do irmão, Osíris. Durante um tempo, Seth também foi considerado a deidade do deserto, pois cabia a ele o reinado da parte seca do país.

6- Hórus, Deus do Céu

Filho de Ísis e Osíris, Hóris era representado com cabeça de falcão e duplamente coroado. Ele foi cultuado como o sol nascente.

7- Toth, Deus da Sabedoria

Toth era o Deus encarregado de inventar a escritura e toda divindade da sabedoria e do conhecimento. Ele era o representante da Lua.

8- Anúbis, Deus das Mumificações

Anúbis era representado tanto como um homem que possuía a cabeça de chacal, como por um chacal em si. Anúbis era sobrinho de Osíris e era responsável pelos rituais de mumificação. É a divindade dos mortos e do submundo.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí em baixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que seu o feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Próxima Matéria
Diogo Quiareli
Geminiano, 25 anos, goiano.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+