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8 segredos dos soldados do exército para se manterem acordados durante as operações

POR Júlia Marreto    EM Curiosidades      08/07/16 às 10h56

Passar noites em claro, principalmente para os estudantes universitários, é uma realidade que grande parte das pessoas já teve que passar pelo menos uma vez na vida. Mas, nem sempre, virar a noite acabava sendo algo produtivo, isso acontece porque no outro dia a pessoa está esgotada, mal consegue se manter em pé e, obviamente, a cabeça não funciona para nada.

Alguns métodos caseiros já são bastante conhecidos como os energéticos e cafés. Esse métodos funcionam com algumas pessoas, com outras não. É importante lembrarmos que não temos o intuito de criticar, julgar, nem impor verdades absolutas. Nosso objetivo é único e exclusivo de informar e entreter. Por isso, nessa matéria, nos referimos apenas àqueles que se identificarem com o conteúdo dessa.

E, foi pensando nessas pessoas, que a redação do Fatos Desconhecidos selecionou uma listinha com 8 segredos dos soldados do exército para se manterem acordados durante as operações. Confira:

1 - Não faça isso

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Sim, por mais estranho que pareça, de acordo com um grupo de ex-soldados, ex-fuzileiros e veteranos das forças especiais que, por muitas vezes, passar a noite em claro era questão de vida ou morte, evitar manter-se acordado a noite toda é o ideal.

Isso porque esse hábito causa os mais variados efeitos prejudiciais em seu organismo, como: diminuir a concentração, prejudica a memória de trabalho e de longo prazo, enfraquece o sistema imunológico, aumenta o cortisol e diminui a testosterona.

2 - Faça uma "reserva" de sono

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"Assegure-se de não ficar devendo sono. Quando souber que precisará varar a noite, tente acumular umas horas extras nos dias anteriores. Isso aumenta as reservas para quando se precisa realmente esticar os limites. Funciona mesmo.", diz Eric, ex- Navy SEAL.

Se você sabe que precisará passar noites em claro, tente dormir mais cedo e acordar um pouco mais tarde nos dias anteriores. Caso não tenha previsto a necessidade, você pode completar a reserva com o que alguns pesquisadores chamam de "soneca profilática".

Ou seja, qualquer tipo de soneca ajuda na melhora de memória, criatividade, temperamento e performance cognitiva.

3 - O uso de cafeína

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"A cafeína funciona melhor quando não se faz uso frequente. Se você bebe apenas alguns cafezinhos por dia, não precisa se preocupar. Mas se bebe muito café ao longo do dia, não espere que o café funcione tão bem à noite."

De acordo com esses soldados, o segredo é não usar cafeína no dia anterior à noite que passará em claro, isso porque a cafeína produz maiores efeitos quando não utilizada com frequência.

4 - Nicotina

LOS ANGELES, CA - MARCH 31:  Mark DeRosa #7 of the San Francisco Giants uses smokeless tobacco during warm ups prior to playing the Los Angeles Dodgers on Opening Day at Dodger Stadium on March 31, 2011 in Los Angeles, California.  (Photo by Kevork Djansezian/Getty Images)

Assim como varar a noite não é um hábito saudável, a nicotina também não o é. Porém, em casos extremos, os soldados costumam utilizar o tabaco para mascar, mantendo-os ocupados e acordados, pelo menos por um tempo.

Assim como o café, se você é do tipo que utiliza todos os dias, não fará muito efeito na noite em que precisar.

Não estamos aconselhando a usar nicotina, apenas informando um método utilizado por soldados que pode ser eficaz. Mas é, totalmente, não aconselhável, principalmente pelos médicos.

5 - Alimentação regulada

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Para conseguir ficar acordado a noite inteira, evite comer carboidratos e foque em proteínas e gorduras, como castanhas, carne seca, etc. Esses alimentos te darão energia e conseguirão te sustentar sem grandes danos.

6 - Exercícios

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É importante se movimentar. Seja caminhando, fazendo exercícios como agachamentos, alongamentos, movimentos rápidos. Ajudará a manter a circulação do sangue mais ativa, consequentemente você conseguirá ficar acordado por mais tempo.

7 - Desconforto

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Um dos soldados diz que um bom truque é beliscar-se na coxa. Na verdade, essa atitude é na tentativa de estimular os "receptores de dor". Água fria também é um bom método de se manter acordado, tomar um banho de água fria ou manter o ambiente de trabalho o mais frio possível.

8 - Companhia

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Ter alguém com quem conversar, fazer uma piada, pode ajudar a manter o cérebro em alerta. Quando se está sozinho, os estímulos cerebrais acabam diminuindo consideravelmente.

Então pessoal, provavelmente vocês já sabiam de alguns desses truques, certo? Será que conheciam todos mesmo? Já praticaram algum deles? Deu certo? Conhecem algum diferente? Contem pra gente! Sugestões, dúvidas, correções? Não se esqueçam de comentar!

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Júlia Marreto
É a dona de um coração esculpido pela literatura e preenchido pelos bons vinhos de Baco. Guiada nas artes da vida por Ares, possui a discreta delicadeza de um elefante pulando carnaval numa loja de cristais! Movida diariamente pelo combustível da vida: o café, essa garota possui raízes profundas na poesia da vida. É muito séria, mas sabe brincar na hora certa. Ama os animais e detesta filme de terror. Apesar de cantar mal, canta com sentimento. E adora musicais! Sua principal tentativa desportiva é o baralho. Ela gosta mesmo é de coisas antigas, apaixonada pela vida e sonha com o universo. Instagram: , @juliamarreto
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