icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


8 segredos ocultos da União Soviética que a escola não te contou

POR A redação EM Entretenimento 11/11/15 às 15h10

capa do post 8 segredos ocultos da União Soviética que a escola não te contou

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas foi o aglomerado de 16 países que constituiu, a partir de 1922, um grande bloco de cunho comunista. Esse país, como podemos chamá-lo, até os anos 50, esteve sob o regime socialista de Stalin, que ficou conhecido por perseguir e matar os que se opunham ao regime, mas que também esteve contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial. Com o fim da grande guerra, iniciou-se a Guerra Fria, que pode ser compreendida como o confronto entre ideologias capitalistas comunistas. Mas existem coisas sobre esse grande país comunista que você nem imagina e vai se surpreender.

Você já viu aqui no Ultra Curioso outras histórias bizarras e intrigantes sobre a Segunda Grande Guerra. Hoje trouxemos algo muito além dessa passagem da história pra te contar.

Na Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética corriam para provar qual sistema político e econômico era mais producente e perene. Durante esse evento, a Alemanha, que tinha perdido a guerra, recorreu a empréstimos que o governo norte-americano ofereceu aos países arrasados pela guerra. Essa era uma estratégia americana pra fortalecer o capitalismo. Sendo assim, a União Soviética fechou os acessos por terra que levavam à outra parte da Alemanha. Assim nasceu o Muro de Berlin, com uma Alemanha dividida em ocidental e oriental.

Mas como era a União Soviética de fato? Como viviam os soviéticos? O que deu certo e o que deu errado nesse lance de comunismo? Bem, isso nem o Globo Repórter vai te falar. Você só vai saber aqui no Ultra. Se liga só:

1- Fome

Nos primeiros anos da década de 1930 a União Soviética passou por uma das maiores crises de falta de suprimentos da história. Milhões de camponeses morreram de fome por conta de decisões políticas desastrosas. O pior é que Stalin conseguiu mascarar a situação, inclusive para a imprensa internacional.

2- Desastre de foguete

Em 1960 os soviéticos estavam preparando o lançamento do foguete R-16. Diante de um vazamento de combustível, ao invés de evacuarem a área, os comandantes do projeto recrutaram mais pessoas para tentar conter o vazamento. Uma explosão (inevitável) aconteceu e matou toda a equipe do projeto. A causa real das mortes foi ocultada até 1989.

3- Surto de varíola

Em 1971 os testes com uma arma química contendo varíola colocou centenas de pessoas em quarentena. O incidente só se tornou público em 2002. Outros objetivos dos laboratórios químicos soviéticos, era criar uma arma que usasse simultaneamente antrax e peste bubônica.

4- Direitos trabalhistas

A União Soviética em seus primórdios propiciou maior qualidade de vida pra classe operária. Os direitos trabalhistas como conhecemos hoje, foram influenciados pelo movimento soviético. Essa questão divide os que não vêem vantagens em um regime comunista.

5- Ciências

Os soviéticos foram os primeiros a lançarem um satélite fora de órbita. Depois colocaram um cão fora de órbita e posteriormente o primeiro astronauta, ainda que eles tenham vindo a negar qualquer experimento espacial até 1990 como tentativa de manter seus projetos secretos.

6- Astronauta morto

Infelizmente o primeiro astronauta a morrer também foi deles. Valentin Bondarenko morreu durante um treinamento em 1961. Ele foi carbonizado durante um treinamento em uma câmara de pressão. Ele foi tirado da câmara ainda com vida, mas como demoraram a abrir a câmara ele estava muito queimado e não resistiu. O fato ficou oculto até 1986 para evitar publicidade negativa.

7- Invenções

Além de terem saído na frente na corrida espacial, eles aperfeiçoaram o primeiro helicóptero de guerra e inventaram ainda a xerografia e o fúsil AK-47. Foram eles também, os primeiros a terem experimentos bem sucedidos com órgãos artificiais.

8- O Maior avião

Em 1966 um satélite norte americano identificou o que foi relatado como algo maior que qualquer aeronave dos Estados Unidos. Tratava-se de um avião inacabado abandonado pelos soviéticos. Com motores localizados a frente das asas, esse avião voaria dezenas de metros sobre terra ou água.

O que você já aprendeu sobre essa etapa da história? Você acha que é possível outra alternativa para mediar nossas relações econômicas, além do capitalismo?

 


Próxima Matéria
avatar A redação
A redação
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest