• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 segredos que a Maçonaria jamais gostaria que descobríssemos

POR Mateus Graff    EM Curiosidades      06/09/16 às 18h22

Maçonaria é uma sociedade, digamos assim, discreta, onde suas ações são reservadas e interessa apenas para os que dela participam. Sendo uma sociedade universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual. Já leu nossa matéria que explica o que realmente é a Maçonaria?

A maçonaria admite que todo homem é livre e possui bons costumes, não fazem distinção a raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que o candidato possua espírito filantrópico e busque sempre se aperfeiçoar. Os maçons se reúnem em células autônomas, designadas por oficinas, ateliers ou lojas, todas iguais em direitos e honras, além de serem independentes entre si.

Bom, e quem de vocês nunca teve ao menos um amigo maçom? No mundo existem aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes, 3,2 milhões nos EUA, 1,2 milhões no Reino Unido e 1,0 no resto do mundo. No Brasil existem aproximadamente 150 mil maçons e 4.700 lojas.

É amigos, dificilmente os maçons contam os segredos da maçonaria, até porque isso vai contra os ideais da sociedade maçônica, mas existem alguns segredos sobre eles que nós, da Fatos Desconhecidos, vamos revelar para vocês hoje.

1 - Eles não vão depor uns contra os outros

001

Os maçons são instruídos a não testemunhar um contra o outro e um julgamento. Eles até admitem que isso pode ser um perjúrio, mas para eles é muito pior não proteger um dos seus.

2 - Eles têm um aperto de mão secreto

002

Embora vários membros negam isso ao público, eles têm pelo menos um aperto de mão maçônico secreto. Supostamente, existem até mesmo frases maçom para dizer quando está correndo algum perigo, fazendo com que outros membros possam prestar auxílio. O fundador do mormonismo, Joseph Smith, diz-se que proferiu esta frase nos últimos momentos antes de sua morte. Leia também a nossa matéria sobre a maldição de Jacques Molay, o último grão-mestre Templário.

3 - As senhas secretas dos maçons

6.1

Esse é um dos fatos mais conhecidos sobre os maçons, mas a percepção geral é que eles têm apenas uma senha. Na verdade existem várias senhas para várias ocasiões e razões. Como a única pessoa com a última sílaba do segredo foi assassinada, os maçons substituíram por outra palavra, e apenas poucas pessoas sabem a palavra secreta, que geralmente é usada apenas em cerimônias.

4 - Eles sempre usam uma corda nos rituais

003

Os rituais, embora descritos pelos maçons como cerimônias, sempre incluem um laço. É difícil dizer se essa corda significa uma ameaça, uma chamada para fazer silêncio ou simplesmente como símbolo de um cordão umbilical (como eles dizem).

5 - Se você é ateu, dificilmente você será um maçom

07

É impossível se tornar um maçom se você é um ateu. O primeiro requisito é que os membros potenciais devem acreditar em um poder superior de algum tipo. Você pode até mentir sobre a sua religião, mas isso é um ponto de honra para eles. O templo ainda exclui as mulheres, mas alguns grupos estão atualmente discutindo esse fato.

6 - Eles trabalham para controlar a política e as finanças de vários países

08

Cerca de meio milhão de maçons na Inglaterra são desproporcionalmente envolvidos na política e governo. Mesmo hospitais e universidades muitas vezes são controlados pelos maçons.

7 - Símbolo maçônico na nota de dólar

06-1

Se você já olhou atentamente para o dólar, provavelmente você reparou o olho que tudo vê acima da pirâmide. Esse símbolo maçônico significa "nova ordem mundial". Muitos dizem que a decisão de incluir esse símbolo maçônico não foi influenciado pelos maçons, sendo que Benjamin Franklin era o único maçom na comissão de design. O que sabemos é que essa coincidência permanece fascinando as pessoas até hoje.

8 - Astronautas maçônicos

004

Astronautas do programa Apollo, como o famoso Buzz Aldrin, eram maçons. A bandeira da maçonaria, inclusive, foi com eles para a Lua e voltou. Dizem até que Aldrin teria reivindicado a Lua para sua loja maçônica, no Texas.

É amigos, provavelmente alguns desses segredos dos maçons são lendas urbanas, mas com certeza alguns deles parecem conter um grau de verdade. Uma coisa pe certa, a Maçonaria não é uma sociedade ultrapassada, pois ainda existem vários membros ativos que parecem estar trabalhando para algum propósito. E você, sabe mais algum segredo sobre a maçonaria? Comente aqui pra gente!

Próxima Matéria
Mateus Graff
https://www.instagram.com/mateusgraff/ https://www.facebook.com/mateus.adjutomartinsgraff
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+