• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 símbolos ocultos que você nunca reparou em marcas do seu dia-a-dia

POR Gustavo Camargo    EM Curiosidades      18/09/17 às 15h33

É de conhecimento geral que logotipos são peças muito importantes para a divulgação de uma marca. Criar e projetar um logotipo/logomarca é uma tarefa que exige muita responsabilidade. Não importa se é uma marca pessoal ou empresarial, a logo deve refletir os valores, a essência da empresa que irá representar e ser coerente com seu conceito.

Em função de todas essas informações, todo processo envolvido na produção de um logotipo é minimamente pensado e analisado, desde cores, formas, fontes e iluminação. Uma boa logomarca pode ter um impacto certeiro naquilo que propõe. Com tanta produção, é normal que algumas delas possuam mensagens escondidas, que acabam passando despercebidas pela maioria das pessoas.

Algumas delas foram feitas propositalmente, com o objetivo de influenciar o subconsciente, outras já representam algo como a origem da marca ou do grupo financeiro. Bom, pensando nisso, nós da Fatos Desconhecidos, trouxemos para nossos leitores: 8 logotipos famosos e seus significados ocultos. Confira:

1 - VAIO

Num primeiro momento, ao olhar para o símbolo, conseguimos ver apenas as letras que formam a palavra: VAIO. Mas se prestarmos bastante atenção aos detalhes começaremos a enxergar que as duas primeiras letras formam um símbolo analógico (?). Enquanto as duas últimas, representam o símbolo digital: binário, 1 e 0.

2 - Mitsubishi

O logotipo da Mitsubishi tem uma teoria bem legal, que se refere à história da empresa. Para a criação da logo eles juntaram o símbolo do clã Tosa (a crista de três folhas) com o símbolo da família Iwasaki (crista de três diamantes). De acordo com o site Peske Social, a palavra Mitsubishi vem de: mistu (árvore) e hishi (castanha de água, comumente utilizada no japonês com o sentido de "losango" ou "em forma de diamante").

3 - Amazon

Muitas pessoas acreditam que a seta na logo da Amazon seja algo relacionado a uma carinha feliz, significando que os consumidores da empresa são mais felizes. Mas não é bem isso: a seta aponta da letra A para a letra Z, significando que a Amazon vende uma grande variedade de coisas, de A a Z.

4 - McDonalds

Calma, calma. A logo do McDonalds é mesmo um enorme M, mas para o psicólogo Louis Cheskins, ela também teria outros significado. Quando a empresa quis mudar sua logo, o senhor Cheskin pediu que não, pois a imagem, como a conhecemos, faz menção a um grande par de seios femininos. Isso quer dizer que, essa logo, só existe até hoje por causa de seu apelo sexual.

5 - Google

Se você reparar bem, a logo é basicamente feita de cores primárias (azul, amarelo e vermelho). Mas, uma cor ali não faz parte delas, o "L" pintado de verde, mas o que será que uma cor secundária estaria fazendo ali? Bom, o erro seria intencional, pois com isso a empresa estaria dizendo que nem sempre joga pelas regras.

6 - LG

Apesar de ser muito visível, muitas pessoas não conseguem ver a referência ao jogo de vídeo game Pac-man na logo. De acordo com a própria LG, ela centra a humanidade acima de tudo. O símbolo representa o mundo, futuro, juventude, humanidade e a tecnologia, enquanto o vermelho representa a amizade.

7 - Adidas

Muitas pessoas associam o logotipo da Adidas com uma montanha. E isso é exatamente o que deveria ser. As três listras fazem parte da logo original desde 1967, mas nunca significaram nada. Somente nos anos 90, eles inclinaram as listras de modo que desse a entender que se tratam de uma montanha, representando os obstáculos que as pessoas precisam superar.

8 - Unilever

logotipo

Você já pode ter ouvido falar sobre a Unilever, mas será que sabe exatamente o que são seus produtos? Na verdade, são uma grande variedade, é dona de marcas como Kibon, Maisena, Lux, Axe e muitas outras. A empresa fabrica tantos produtos que a sua logo, em formato de U (de Unilever) é formada pelos desenhos de boa parte dos produtos produzidos pela empresa.

E aí, o que acharam da matéria? Como recomendação deixamos para nossos leitores: Porque a logo da Apple é uma maçã? Comenta aí e não se esqueça de compartilhar com os amigos, lembrando que seu feedback é sempre muito importante.

Próxima Matéria
Gustavo Camargo
A verdade é que eu queria ser astronauta, mas na minha cidade ainda não tem a escolinha. Instagram: gustavoloopi
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+