• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


8 sinais de que a região Sul é um pedaço da Europa dentro do Brasil

POR Ultra Curioso    EM Entretenimento      30/05/16 às 19h29

A Região Sul é verdadeiramente um pedaço da Europa no Brasil, e tem diversas características que dão a ela este título tão especial, como o frio intenso que tem lá e que leva diversos turistas para conhecer a neve pela primeira vez.

Além disso, quando você tem a oportunidade de fazer um passeio pelas cidades do interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná, você reconhece facilmente os aspectos europeus na arquitetura, gastronomia e costumes da população.

Por isso, em homenagem à região mais europeia do Brasil, nós elaboramos esta matéria para que você conheça os principais sinais de que a Região Sul é um pedaço da Europa no nosso querido país.

1 - Frio intenso

bfa50f78a898262bca0db55d58baba31_1

Esta talvez seja uma das maiores características que tornam a região Sul mais parecida com a Europa. Isso porque no Inverno, as temperaturas ficam abaixo de zero em algumas cidades, principalmente do interior do Rio Grande do Sul.

2 - Descendentes de europeus

ana-hickmann-gravida-barriga

Como foi colonizada, principalmente, por alemães, italianos e poloneses, é fácil identificar características caucasianas na população dessa região, como cabelos loiros e peles e olhos claros, bem parecidos com a população da Europa.

3 - Os melhores vinhos brasileiros são de lá

Terroir

Grande parte da produção brasileira de vinho vem da região Sul, mais especificamente da Serra Gaúcha, aonde encontra-se o Vale dos Vinhedos, formado pelas cidades de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi.

4 - Tem o Vale Europeu

DSC01997

Trata-se de uma região que abrange 49 municípios de Santa Catarina e que tem excelente qualidade de vida, com educação, saúde e segurança de qualidade. Além disso, apesar da crise que estamos passando, o Vale Europeu é um lugar aonde se encontram diversas oportunidades de emprego. Uma curiosidade do Vale é a cidade Pomerode que é conhecida como a mais alemã do Brasil, por sua arquitetura e pelos seus costumes.

5 - Lindas paisagens

bento-gonçalves

Principalmente no frio, a região Sul tem lindas paisagens, com casas e montanhas que ficam ainda mais belas quando neva. O que a deixa ainda mais parecida com a Europa.

6 - Atrai muitos turistas

foto_cataratas_3-640x424

Todos os anos, especialmente na época do frio e neve, a região Sul é uma das que atrai mais turistas no Brasil. As Cataratas do Iguaçu trazem pessoas do mundo inteiro e foram consideradas pela UNESCO Patrimônio Mundial. Além disso, as cidades de Canela e Gramado, por exemplo, são uma das que as pessoas mais gostam de visitar por causa dos vinhos e da gastronomia.

7 - Arquitetura europeia

gramado-igreja-matriz-divulgacao-cvc

Grande parte das cidades da região Sul tem uma arquitetura colonial, que lembra muito algumas cidades da Europa, como Itália, Alemanha, Holanda, entre outras.

8 - Festas típicas europeias

oktoberfest-blumenau-2011

As festas populares mais famosas que acontecem na Região Sul são a Oktoberfest, festa da cerveja, tipicamente alemã, que acontece em Blumenau, Santa Catarina, e a Festa da Uva, inspirada nos imigrantes italianos, que ocorre em diversas cidades do Rio Grande do Sul.

Deu pra perceber que ao visitar a Região Sul, você com certeza vai sentir que está pisando na Europa, independente se você já esteve lá ou não. Por isso, aproveite que o Inverno está chegando e já programe a sua próxima viagem para o Paraná, Santa Catarina ou para o Rio Grande do Sul.

Próxima Matéria
Ultra Curioso
Ultra Curioso o acervo de um dos maiores sites de curiosidades brasileiros.
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+