icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


8 teorias de conspiração que parecem insanas (mas que fazem total sentido)

POR Marilia Noleto EM Creepypasta 15/04/16 às 18h50

capa do post 8 teorias de conspiração que parecem insanas (mas que fazem total sentido)

Sempre que algum problema assola a população em larga escala, teorias de conspiração começam a surgir. Os mais paranóicos encontram os argumentos mais inacreditáveis, alguns até bizarros, para sustentar a ideia de que nada surge por acaso. Para os conspiracionistas, sempre somos vítimas de algum plano maligno do sistema para controlar a população.

O termo "teoria da conspiração" ganhou evidência em meados dos anos 1960. Ele se refere a explicações sustentadas por hipóteses que contrariam a compreensão predominante dos eventos históricos, epidemias e até mesmo celebridades e criações artísticas. Apesar de aparentemente insanas, os argumentos são elaborados e chegam a ser convincentes.

Algumas teorias já se tornaram clássicas e ainda vagueiam pelo imaginário, como aquelas que dizem que o Homem não foi à Lua. Ou que o presidente Kennedy foi morto pela CIA. Separamos abaixo  outras teorias de conspiração, que se enquadram na lista das mais insanas. Confira!

1 - Aquecimento global é uma mentira

Embora cientistas tenham provado que o aumento de C02 no ar, devido às indústrias e máquinas feitas pelo homem, está danificando a camada de ozono, muitas pessoas negam que isso está acontecendo. Elas acham que o aquecimento global foi criado para assustar a população, para que possam ser mais fácil de controlar. Alguns também têm a teoria de que ele é uma farsa pela UE para danificar a economia dos Estados Unidos.

2 -Controle da população

Adeptos de teorias sobre a chamada "Nova Ordem Mundial" acreditam numa conspiração para cortar uma parte do excesso populacional. Isso significa matar a maior parte do planeta e deixar cerca de dois bilhões de pessoas para continuar a raça humana. Estes sobreviventes seriam, obviamente, o melhor dos melhores cientistas, engenheiros, escritores e os políticos; e viveriam em cidades subterrâneas. Como alternativa, usariam a tecnologia alienígena para construir bases na Lua. Exatamente como a "Nova Ordem Mundial" vai cortar a população é um ponto de discórdia entre os teóricos. Algumas pessoas acreditam que um vírus de bioengenharia, enquanto outros sustentam que a empresa Obama Care está lentamente envenenando as pessoas com as vacinas. Outros métodos supõe ataques aéreos devastadores para educar as pessoas sobre o aborto.

3 - Atores em tragédias

Já há quem pense o contrário da teoria anterior. Algumas pessoas acreditam que o governo encena alguns tiroteios, desastres naturais e ataques terroristas, a fim de impulsionar sua agenda, ou seja, uma lei das armas que eles querem ser aprovada. A teoria é que eles contratam "atores crise", artistas que são empregados pelo governo ou grandes corporações para agir como vítimas e assustar o público, ou fazê-los acreditar que um evento catastrófico real ocorreu.

4 - Os personagens de Bob Esponja são mutantes


Em grande parte, os desenhos animados são metáforas e "Bob Esponja Calça Quadrada" já se tornou um clássico. E tudo que vira mito, é alvo fácil das teorias de conspiração. De acordo com uma teoria estranhamente convincente postada no Reddit, Bob Esponja e seus amigos são mutantes, resultantes da exposição à radiação às bombas atômicas lançadas na área em torno de Fenda do Bikini, onde o desenho acontece. Primeiro de tudo, o fato de que uma Esponja falante vive em um lugar chamado Fenda do Bikini não é uma referência indireta à contracepção humana - o palco do programa está definido em um lugar real chamado Atol de Bikini, o que é confirmado pela sinopse oficial da Nickelodeon . É nesse ponto que tudo começa a fazer sentido: em 1946, o governo dos EUA detonou um par de bombas atômicas lá , uma das quais foram detonadas debaixo d"água. No desenho há ainda referência à nuvem em formato de cogumelo, que aparecem no desenho sempre que um personagem derruba qualquer coisa no chão ( e como sabemos que os criadores do Calça Quadrada adoram deixar coisas implícitas, é algo a se considerar). De repente, toda a estranheza neste desenho animado começa a fazer sentido: os personagens eram criaturas marinhas normais até que a radiação da explosão transformou-os em aberrações sencientes. Mesmo a paisagem mudou, permitindo abacaxis gigantes para crescer fora da terra.

5 - Água em Marte

Seria coincidência a recente descoberta de água em Marte pela NASA, justamente quando o filme "Perdido em Marte", dirigido por Ridley Scot e estrelado por Matt Damond era lançado em diversos países? Parece bem absurdo, mas para os conspiracionistas, coincidências não existem. Eles afirmam que os cineastas pagaram à NASA para fazer o anúncio logo agora. A descoberta é real, mas o anúncio foi ajustado para fins comerciais. Sem relação com o filme, e mais mórbida, há a teoria de que a descoberta seria uma estratégia para "recrutar astronautas para uma missão suicida em Marte".

6 - AIDS foi criada em laboratório pelo governo dos Estados Unidos

Teorias da conspiração atribuem à CIA a criação do vírus da AIDS/ HIV em um laboratório do governo, a fim de acabar com os homossexuais e populações afro-americanos dos Estados Unidos. Alguns apontam para o presidente Nixon, que combinou o Instituto Nacional do Câncer com o departamento de guerra bioquímica Nacional do Exército em 71. No entanto, alguns acreditam que os militares realmente infectaram homossexuais com a doença durante os experimentos hepatites-B em Los Angeles, Nova York, e São Francisco em 1978.

7- Hitler viveu até a velhice

Durante o final da Segunda Guerra Mundial, muitos acreditam que Hitler não tirou sua própria vida em seu bunker de Berlim. Em vez disso, Hitler viveu até 1962 na Argentina com sua esposa e duas filhas. Dublês teriam sido baleados e queimados fora do bunker para que o criminoso de guerra pudesse fugir. Há um livro em torno da teoria chamada "Lobo Cinzento: A fuga de Adolf Hitler".

8- Zika, mosquitos transgênicos e microcefalia

Talvez um dos rumores mais fortes da internet em relação ao Zika seja o que diz que o surto foi causado por mosquitos geneticamente modificados. Embora seja verdade que a Oxitec, empresa britânica de ciência e biotecnologia financiada pela fundação Bill & Melinda Gates, cria mosquitos transgênicos, a correlação deste fato com o boato de que ela seja a responsável por soltar o Zika no nosso país ainda é nebulosa. Não bastasse o Aedes aegypti estar causando um transtornos à saúde pública mundial, o pesticida Pyriproxyfen é apontado como o responsável pelos casos de microcefalia no Brasil. Ao menos é isso que defende uma associação de médicos argentinos. Eles publicaram um relatório mostrando que o governo brasileiro passou a usar esse veneno em 2014, como parte de um programa de prevenção do avanço do número de mosquitos. Justamente em regiões em que apareceram o maior quantidade de casos de microcefalia. Para piorar essa possível teoria da conspiração, os médicos alegam que o Pyriproxyfen é produzido pela Sumitomo Chemical - uma empresa japonesa que tem parceria com a Monsanto, que é uma das líderes mundiais no ramo da biotecnologia agrária e tem diversos contratos comerciais com a América Latina.


Próxima Matéria
avatar Marilia Noleto
Marilia Noleto
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
As categorias Terror, Sobrenatural, CreppyPasta e entretenimento têm como único objetivo de entreter. Não devem ser utilizadas como fontes de artigos científicos ou trabalhos escolares.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest