icone menu logo logo-fatos-desconhecidos.png


8 venenos que são utilizados para salvar vidas

POR Natália Pereira EM Ciência e Tecnologia 29/01/18 às 18h45

capa do post 8 venenos que são utilizados para salvar vidas

A maioria de nós tem em mente que ou uma coisa é boa ou é ruim. Sem imaginar todo o universo que existe entre essas duas coisas. Existem muitas substâncias venenosas espalhadas ao nosso redor capaz de provocar a morte de um ser humano em apenas alguns segundos. Elas são perigosas e trazem riscos a nossa saúde. Mas, o que muitos não sabem é que algumas dessas substâncias consideradas venenosas podem ser usadas de outra forma.

Esses tão temidos venenos podem servir também para o bem, se usados da forma correta. Alguns deles são encontrados em medicamentos e servem para curar doenças graves. Você pode estar se perguntando como uma coisa tão perigosa pode ser usada para salvar vidas. Mas nem tudo é 8 ou 80. O desenvolvimento da ciência possibilitou que tais substâncias fossem convertidas para outro quadro. Mas, é claro que isso deve ser feito de forma controlada. Esses são alguns dos piores venenos que podem ser usados também para salvar vidas.

1 - Varfarina

Uma substância consideravelmente versátil. Assim que foi descoberta ela era usada como pesticida para exterminar  ratos e camundongos. Apesar de ainda ser usada por alguns com esse objetivo seu maior uso está, agora, relacionado a prevenção de trombose e embolia. Ele é um anticoagulante comumente usado na América do Norte que começou a ser considerado um medicamento por volta de 1950.

2 - Conus geographus

Apesar de muitos caracóis não serem venenosos ou mesmo não apresentarem sérios riscos essa espécie pode ser mortal. Conhecido também como "Caracol cônico" esse pequeno ser, de apenas 12 centímetros, é um dos mais tóxicos da Terra. Ele libera uma neurotoxina tão venenosa que apenas uma gota dela é capaz de matar 20 humanos adultos. O que acontece alguns minutos depois do seu contato. Apesar disso, conseguiram descobrir uma maneira de separar os efeitos danosos que ela gera de um princípio ativo chamado ziconotida.

Ele tem sido usado como analgésico para pacientes com dores crônicas através do medicamento "Prialt". Sua eficácia tem sido mil vezes maior do que a da morfina. Além de não causar dependência.

3 - Abelhas

Por mais que não seja nada legal levar uma picada de abelha elas são frequentes e você provavelmente já levou uma. Isso pode ser realmente desconfortável, principalmente para aqueles que tem alergia ao seu veneno. Apesar da maioria do seu veneno não ser realmente perigosa ela tem os seus efeitos, e pode ser usada para o tratamento da doenças de Lyme, artriteeczema, asma e alguns tumores.

4 - Aconitum

Aconitum é o gênero de uma planta. Existem várias espécies advindas dela, como a Aconitum feroxAconitum palmatumAconitum luridum. Elas produzem um veneno em suas raízes chamado de Bikh, extremamente mortal. Apesar disso o seu uso de forma medicinal é usado desde o século 20 no ocidente. Ela pode ser usada como sedativo para pericardite, diminuição do pulso e frequência cardíaca. Além de diminuir a febre em casos de Resfriados, Pneumonia, LaringiteCrupe e Asma.

5 - Cobras

Todos sabem como as cobras podem ser venenosas e, em geral, é melhor se manter longe delas e de suas presas mortais. Apesar disso, registros datados de milhares de anos na China e na Índia mostram como eles já eram usados em tratamentos naquela época. Existem muitos tratamentos feitos através do veneno de algumas cobras, como ataques cardíacos, desordens sanguíneas, pressão alta, coágulos de sangue e lesões no cérebro, por exemplo.

Outros fins para ele foram descobertos em 1960 por um médico britânico chamado Hugh Alistair Reid. Ele descobriu enquanto estava na Malásia que o veneno da espécie de cobra conhecida como Víbora-de-poço-malaya podia ser usado para outros fins. Depois de separar o seu princípio ativo com propriedades anticoagulantes ele foi usado no tratamento de trombose.

6 - Aranhas

A aracnofobia é um problema que atinge muitas pessoas. Você mesmo pode fazer parte desse quadro ou conhece alguém que faça. Algumas de suas espécies são conhecidas por seus venenos dolorosos e até mortais. Ainda sim, suas substâncias são frequentemente usadas na medicina para tratar dores, distrofias musculares e efeitos do câncer. A espécie mais utilizada para a extração desses princípios ativos é a viúva negra.

7 - Datura stramonium

Existe uma família de plantas chamada de Solanaceae. Espécies de plantas que pertençam a ela, como a Datura stramonium e a Mandrágora liberam o alcaloide "Atropina". Ele pode ser extremamente mortal e, apesar disso, estás na lista de medicamentos básicos da Organização Mundial da Saúde. Seu efeito no corpo humano faz com que as glândulas salivares, sudoríficas e mucosas sejam inibidas. Sendo usada no tratamento de hiperidrosebradicardia e em casos de parada cardíaca.

8 - Escorpiões

Acreditamos que ninguém não preparado seja louco o bastante para enfrentar uma criatura tão mortal como os escorpiões. Seu veneno pode trazer serias consequências para o ser humano mas tem sido vista de outra forma pelos cientistas. Alguns estudos feitos em busca de encontrar um tratamento e cura do câncer tem usado o seu veneno para isso. Eles mostraram que algumas toxinas encontradas neles ajudam a inibir o crescimento dos tumores e até diminuí-los. Outras pesquisas tem sido feitos com eles para encontrar outras finalidades medicinais para as substâncias encontradas nele.

É incrível como alguns venenos mortais podem ser usados de forma inversa e salvarem vidas. Você sabia que eles também tinham essa função?


Próxima Matéria
avatar Natália Pereira
Natália Pereira
EQUIPE FATOS DESCONHECIDOS, BRASIL
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest