• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


9 coisas comuns que foram inventadas com objetivos completamente diferentes

POR PH Mota    EM Curiosidades      03/05/17 às 14h01

Quando lidamos com objetos que estão presentes no nosso dia-a-dia com uma certa frequência, nem sempre ficamos pensando sobre seus propósitos, usos alternativos ou origens desconhecidos. A verdade é que se fizermos esse tipo de pesquisa, podemos descobrir que vários deles foram criados com propósitos completamente diferentes antes de ganhar uma nova utilidade.

Você sabia, por exemplo, que a Coca-Cola era vendida como remédio na época de sua criação? Ou que as populares esteiras de academias foram utilizadas como métodos de tortura? Talvez isso poderia explicar muita coisa sobre as utilidades que damos aos objetos atualmente, não é mesmo?

Vamos conferir algumas funções iniciais de objetos que estão bem presentes na nossa vida com frequência.

1 - Coca-Cola

Veterano da Guerra Civil dos Estados Unidos, o farmacêutico John Pemberto criou um xarope a partir da mistura de nozes de cola com folhas de coca. O remédio era recomendado em casos de problemas de digestão e falta de energia. Depois que ele vendeu suas ações, os novos proprietários alteraram a fórmula da Coca-Cola, que passou a assumir a forma de refrigerante como conhecemos atualmente.

2 - Pequenos vestidos pretos

Até meados da década de 20, trajes pretos costumam ser utilizados por homens e mulheres em situações de luto. Quando a revista Vogue publicou um desenho de Coco Chanel, em 1926, a peça passou a ser associada à simplicidade e elegância, em contraste com vestidos mais elaborados comuns durante a época.

3 - Karaokê

O japonês Daisuke Inoue, baterista de uma banda de rock, começou com uma prática semelhante ao karaokê quando passou a tocar músicas para o público, que queria cantar durante os intervalos de apresentações da banda. Um dia, como ele não podia comparecer a um de seus shows, acabou enviando uma fita cassete com gravações de seus números. Em 1971, ele transformou a ideia e desenvolveu um dispositivo que tocava apenas as versões instrumentais das músicas enquanto os músicos descansavam.

4 - Massinhas de modelar de brinquedos

Quando as primeiras massinhas foram inventadas, elas era utilizadas para de limpar os papéis de parede das casas com chaminés. Como a fuligem se acumulava nas paredes, precisava ser removida com frequência. Com o tempo, os novos materiais de revestimento permitiam limpar as paredes com mais facilidade e as massinhas se tornaram inúteis. No entanto, um parente do inventor do objeto deu o material para crianças, que começaram a modelar as massas com encantamento. A partir daí, a massa ganhou corantes e passou a ser vendida como brinquedo.

5 - Esteiras

Se você acha que caminhar numa esteira é uma verdadeira tortura, talvez tenha um pouco de razão. Isso porque, muito antes dela começar a ser instalada nas academias, foi criada por William Staub, em 1817, para prisioneiros. Na ocasião, presos e escravos eram obrigados a caminhar por horas sobre as esteiras, que ativavam dispositivos em um moinho.

6 - Post-its

Quem é acostumado com esses pequenos blocos de notas com áreas adesivas pode ter dificuldade para conseguir organizar a própria rotina sem a ajuda deles. Apesar disso, sua invenção foi acidental. Spencer Silver trabalhava com uma substância pegajosa que não tinha muita aderência e perdia a cola com facilidade. Foi aí que seu companheiro, Art Fry, sugeriu aplicar em marcadores de páginas que sempre acabavam caindo dos livros. A ideia rapidamente evoluiu para o conceito de post-its que conhecemos hoje em dia.

7 - Sapatos com saltos

No Egito Antigo, os sapatos com saltos eram um símbolo de nobreza e eram utilizados para ritos religiosos, tanto por homem como por mulheres. Mais tarde, na Europa Medieval, os saltos eram um privilégio dos aristocratas, mas com o tempo o alcance do sapato foi se ampliando na sociedade. Eventualmente, homens pararam de usar o sapato, que se tornou um símbolo de estilo entre mulheres.

8 - Plástico bolha

O famoso plástico bolha que gera uma tremenda sensação de prazer em muita gente foi criado pelos engenheiros Alfred Fielding e Marc Chavannes, em 1957. Enquanto tentavam criar uma nova espécie de plástico, acabaram frustrados, mas descobriram que sua invenção era ótima para proteger mercadorias empacotadas e patentearam a ideia, que se tornou um dos métodos mais eficazes e difundidos em embalagens ao redor do mundo.

9 - Viagra

Bem antes de lançar o medicamento que serve para resolver problemas de impotência sexual, a Pfizer trabalhava no desenvolvimento de um remédio para o coração. Depois de vários testes clínicos, perceberam que o medicamento não funcionava bem para o propósito e tinha um efeito incomum: o aumento da circulação sanguínea nos órgãos sexuais e a ereção em homens. Algumas alterações na fórmula acabaram gerando a pílula azul famosa por seus efeitos afrodisíacos.

Gostou das inusitadas invenções que mudaram completamente de rumo mesmo depois de criada? Qual mudança você achou mais curiosa? Conte para gente nos comentários e aproveite para falar sobre outras invenções que você conhece.

Próxima Matéria
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+