icone menu logo logo-fatos-curiosos.png


9 coisas que todo mundo acredita sem saber porquê

POR PH Mota    EM Curiosidades      23/06/17 às 14h01
capa do post 9 coisas que todo mundo acredita sem saber porquê

Quando se fala em curiosidades, é muito fácil surpreender com informações de todos os tipos. Em contrapartida, é muito difícil exigir que as pessoas busquem fontes e confirmem a veracidade de tudo que ouvem, veem ou leem por aí. Por isso, nós decidimos desvendar algumas "verdades" que costumam ser espalhadas com frequência.

Fatos que se tornam verdades absolutas propagadas por muita gente podem ter origem em estratégias mentirosas criadas para enganar povos específicos, ideias propagadas por agência de publicidade ou simplesmente erros de interpretação e mentiras que começaram com algo que parecia inocente e tomaram proporções gigantescas.

Aqui estão alguns fatos que você acredita sem saber a origem, desvendados pela Fatos Desconhecidos.

1 - Cenoura faz bem para a visão

Talvez você já tenha ouvido falar que comer cenoura ajuda a melhorar a visão e a saúde dos olhos. A verdade é que a história foi criada pelos britânicos como estratégia durante a Segunda Guerra Mundial. Como os militares queriam manter a tecnologia de radar como um segredo desconhecido pelos alemães, começaram a espalhar que os pilotos comiam cenoura e, por isso, tinham desenvolvido a capacidade de enxergar muito melhor.

2 - Exalar odores naturais é um péssimo hábito social

Dificilmente você vai conhecer alguém que não preza pela limpeza do corpo, pelo uso de desodorantes e pela proteção dos cheiros naturais exalados pelas pessoas. A verdade é que até 1912, ninguém se preocupava muito com isso. Quando Edna Murphey percebeu que a fórmula criada por seu pai para secar as mãos também podia ser utilizada debaixo dos braços, nas axilas, ela começou uma forte campanha publicitária que convenceu a população de que o forte cheiro era algo terrível.

3 - Orgias eram extremamente comum em Roma Antiga

Fale a verdade, quando você pensa em sociedades da Antiguidade Clássica e seu hábitos sexuais, rapidamente associa o período como orgias, certo? O fato, porém, foi criado por cristãos que queriam criticar a época. Os romanos antigos tinham muito pudor, mas autores cristãos deixaram isso de lado quando começaram a escrever sobre povos que seguiam outras crenças, os retratando como pessoas depravadas e pervertidas.

4 - Mulheres precisam ser depiladas para serem femininas

A feminilidade está muito associada aos hábitos de remoção dos pelos do corpo, principalmente nas pernas e nas axilas. Apesar disso parecer comum hoje em dia, o costume não existia antes da Primeira Guerra Mundial. Em 1915, a Gilette lançou uma campanha que dizia que as mulheres precisavam remover os pelos dessas áreas, sem explicar o motivo. A verdade é que a empresa precisava vender seus novos produtos destinados ao público feminino e conseguiu convencer praticamente todo mundo, mesmo sem apresentar motivos muito claros.

5 - A imagem do Papai Noel foi inventada pela Coca-Cola

Apesar de ser possível identificar algumas das maiores influências que contribuíram para a formação da imagem moderna do Papai Noel (autores como Washington Irving e Clement Clarke Moore, o historiador John Pintard e o ilustrador Thomas Nast), ninguém realmente é apontado como responsável pela criação dele. A verdade é que o personagem sofreu uma grande evolução ao longo dos anos e não apareceu formado como conhecemos atualmente do dia para a noite, apagando outras figuras conhecidas previamente. Os momentos da evolução são diversos na história, mas é fato que a Coca-Cola não criou a figura. O homem simpático de vermelho já existia muito antes da empresa utilizá-lo em anúncios e já tinha se tornado um personagem de destaque entre vários outros que simbolizavam o Natal. A Coca-Cola passou a investir no personagem em 1931, mas ilustrações semelhantes já existiam desde o início do século 20, a partir de 1906.

6 - Três reis magos visitaram Jesus após seu nascimento

Assim como o Papai Noel, os três reis magos são parte comum das celebrações de Natal, principalmente a partir das culturas cristãs. Apesar disso, a Bíblia não faz menção ao número de visitantes na manjedoura em que Jesus nasceu. Em seu texto, Mateus não especifica o número de magos, não menciona os seus nomes e nem mesmo diz como eles fizeram a jornada. O número só surgiu a partir da menção de três presentes.

7 - Sherlock Holmes é famoso pela frase "Elementar, meu caro Watson"

Apesar do personagem ser reconhecido pela frase, ela nunca foi escrita nas obras originais do autor Sir Arthur Conan Doyle. Ainda hoje, a origem da frase é controversa. Alguns apontam o filme O Retorno de Sherlock Holmes, de 1929, como responsável pela frase, mas resenhas da época indicam que ela já era conhecida pelo público. Uma outra teoria popular atribuiu a invenção ao ator William Gillette, que deu vida a Holmes numa peça em 1899. Apesar disso, nenhum registro do roteiro da obra apresenta a frase.

8 - A Muralha da China pode ser vista da lua

Além de ser uma das maiores construções já feitas, a Muralha da China é muito citada como única obra humana vista da lua. A crença provavelmente surgiu da obra Segundo Livro de Maravilhas: O Oriente, de Richard Halliburton. Publicado em 1938, ele declara que "astrônomos dizem que a Muralha da China é a única construção feita pelo homem em nosso planeta que é vista a olho nu da lua." Ainda que não seja possível confirmar que ele criou o fato, Halliburton com certeza ajudou a popularizar a mentira.

9 - Vikings não usavam capacetes com chifres

Apesar de muitas obras apostarem nos retratos dos vikings vestindo elmos com chifres imensos, os verdadeiros capacetes desses guerreiros eram simples sem nenhum adorno. Ninguém tem muita certeza de onde vieram as representações com chifres, com suspeitas apontando para pintores do século 19 inspirados por descrições de gregos e romanos antigos. Bem antes da era viking, no entanto, povos nórdicos e germânicos pagãos tinham sacerdotes que utilizavam os chifres em alguns capacetes para realização de cerimônias. Leia 7 coisas que você nunca soube sobre os verdadeiros vikings.

Qual verdade você mais gostou de descobrir? Conte para a gente nos comentários e nos ajude com outros fatos que você sabe que não são como as pessoas acreditam.


Próxima Matéria
avatar PH Mota
PH Mota
Jornalista que é um encontro Monty Python e A Praça É Nossa.
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você!

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Confira nosso Pinterest