• MAIS LIDAS
  • QUIZ
  • VÍDEOS
  • ANUNCIE


9 curiosidades sobre como o pai ou a mãe influenciam nas características dos filhos

POR Leticia Rocha    EM Ciência e Tecnologia      13/11/18 às 14h52

Sempre ouvimos "ah, mas você é a cara do seu pai" ou "você é uma cópia da sua mãe". Mas a verdade é que herdamos os genes e, consequentemente, as características de ambos. Às vezes a proporção é 50% e 50% mãe. No entanto, os genes masculinos costumam ser mais agressivos e nesses casos a proporção cai pra 60% dos genes do pai e 40% da mãe.

características que são comuns de serem herdadas pela mãe e outras pelo pai. Até mesmo a linhagem antepassada da família, se você teve irmãos ou irmãs interfere nos genes de seu filho, em algo muito importante que é o sexo da criança.

Confira agora alguns genes que são passados pelo pai e outros que são passados pelas mães.

1 - Sexo da criança - Pai

Essa questão tão importante e relevante é definido pelo pai. Isso porque a mãe sempre passa ao filho ou filha o cromossomo X. É o pai quem passa o outro cromossomo, que pode ser o X (nesse caso seria uma menina) ou o Y (um menino). Se o homem teve mais irmãs, a chance é que tenha filhas. Se os irmãos forem maioria, um filho. Raramente, acontece de os cromossomos X e Y do homem serem proporcionais, mas nesses casos as chances de ter menino ou menina são iguais.

2 - Dentes - Pai

Se o pai costuma ter problemas dentários e precisa visitar o dentista com frequência, é provável que o filho siga o mesmo caminho. A forma dos dentes e a estrutura da mandíbula pode ser herdada de ambos os pais, mas geralmente os genes do pai dominam.

3 - Intelecto - Mãe

Os genes responsáveis pela inteligência da criança são herdados pelo cromossomo X. Então apenas as meninas herdam a inteligência de ambos os pais. É por isso que os meninos herdam a inteligência da mãe, o resto é apreendido por meio da educação de fato. A diferença real é realmente pequena, a diferença do QI materno para o QI dos filhos meninos é em media de 15 pontos, o que é muito pouco.

4 - Vícios e distúrbios mentais - Ambos

À medida que a idade avança, o esperma se deteriora e isso aumenta as possibilidades de que o pai transmita genes mutantes. No entanto, isso acontece também com a mãe, conforme sua idade. Quanto mais avançada a idade, os representantes do sexo mais forte podem transmitir doenças cardíacas.  Além disso, as crianças nascidas de pais com mais de 45 anos de idade têm mais propensão a dificuldade de aprendizado e também ao suicídio.

5 - Hemofilia e autismo - Mãe

Algumas doenças são transmitidas pela mãe e se manifestam apenas nos filhos homens. Isso acontece porque o cromossomo X da mãe é defeituoso e quando passado para o filho, não existe outro gene que possa compensar o gene mutante. Distúrbios hemorrágicos, como a hemofilia, e autismo são algumas das características que podem ser transmitidas pelo gene materno.

6 - Tendência à magreza ou sobrepeso - Mãe

 

As características relacionadas a massa corporal podem ser herdadas de ambos os pais. No entanto, a predisposição à magreza é passada em menor quantidade. A genética da mãe é determinante apenas no momento do nascimento do bebê, se a mãe é magra a criança nasce de acordo com esse biotipo. Se a mãe for obesa, a criança pode já nascer com algum sobrepeso.

7 - Crescimento - Pai

O quão alta a criança será, geralmente, é uma característica majoritariamente transmitida pelo pai. Caso os homens sejam mais altos, a tendência é que os filhos sigam nessa linha. Cerca de 60 a 80% do crescimento da criança é determinado pela criança. O resto é determinado pela nutrição, estilo de vida e saúde.

8 - Cor dos olhos - Ambos

A cor dos olhos não é definida por nenhum dos pais, mas sim pelos genes de cada característica. Os olhos castanhos são uma característica dominante, então se um dos pais (o pai especialmente) têm olhos azuis ou verdes, a probabilidade de que o filho tenha olhos castanhos é maior. No entanto, a possibilidade de que a criança tenha olhos claros não é excluída. Se o pai, apesar de ter os olhos castanhos, tiver um gene recessivo, a chance de olhos claros é maior.

9 - Cabelo cacheado - Ambos

O cabelo cacheado é resultado de um gene dominante, apesar disso, não quer dizer que a criança terá cachos. Se ambos os pais tiverem o cabelo cacheado, então o filho também terá. Se um dos pais tiver cabelo liso e o outro cacheado, então a criança terá cabelo encaracolado. Se ambos os pais têm os cabelos lisos, então a criança muito provavelmente também terá os cabelos lisos, as chances de ela ter cabelo cacheado são mínimas e dependem dos antepassados da família.

Próxima Matéria
Leticia Rocha
Jornalista e aprendiz de Dani Noce. No insta é ticia_rochaa
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, Clique aqui.


Matérias selecionadas especialmente para você

Curta Fatos Desconhecidos no Facebook
Confira nosso canal no Youtube
Siga-nos no
Instagram
Siga Fatos Desconhecidos no Google+